Falha técnica originou descarrilamentos na Linha de Cascais

O descarrilamento de dois comboios na Linha de Cascais, em 2013, teve origem numa falha técnica, segundo o relatório da comissão de inquérito nomeada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

O relatório de investigação aos acidentes ocorridos a 8 de Fevereiro, a que a agência Lusa teve hoje acesso, refere que a “ruptura do veio motor” dos rodados de um dos comboios “esteve na origem e na cadeia de eventos que conduziram aos dois descarrilamentos”, concluindo ter-se tratado de “uma falha técnica”.

A peça mecânica que cedeu pertencia ao comboio que saiu de Oeiras e que descarrilou em Algés tendo, nesse trajecto, danificado o aparelho de mudança de via de Caxias, local onde o outro comboio, que seguia na sua retaguarda proveniente de Cascais, viria a descarrilar.

A ruptura do veio provocou desalinhamentos e deslocamentos nos diversos órgãos que equipam o rodado motor, o que motivou danos em variados equipamentos da via e da sinalização, numa extensão aproximada de 5,5 quilómetros”, explica o documento.

Como à data do acidente o Gabinete de Investigação de Segurança e de Acidentes Ferroviários estava inactivo, o IMT nomeou uma comissão de inquérito para apurar as causas do acidente.

A comissão de inquérito, presidida por um responsável do IMT e composta por mais quatro elementos, dois da CP e dois da REFER, aponta falhas à manutenção do material circulante na Linha de Cascais.

A manutenção é realizada segundo um plano, cujo cumprimento foi avaliado, tendo-se verificado que as automotoras envolvidas nos acidentes iriam “realizar visitas com atraso”.

No caso do veio motor fracturado, o último exame ultrassónico (espécie de ecografia) foi feito a 9 de Julho de 2012, que comprovou não existirem anomalias.

Porém, na ficha de registo ficou a recomendação de execução de novo exame, o que não aconteceu até à data do acidente, “sem justificação aceitável”.

Uma semana depois do acidente, a comissão de inquérito pediu à Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário exames laboratoriais para apurar a causa da fartura do veio, com a indicação de actualização deste relatório quando os resultados estivessem disponíveis, o que não aconteceu até hoje.

O controlo do estado dos veios motor também não era efectuado convenientemente.

“Rastreabilidade incompleta do veio, por impossibilidade de identificação da sua origem e respectivo lote de fabrico, o que não permite a identificação de outros veios que possam ter a mesma origem”, salienta o relatório.

O boggie motor (conjunto de rodados sobre os quais assenta a carruagem) onde aconteceu a fractura do veio circulava com os dois motores de tracção fora de serviço, o que obriga a uma sobrecarga nos restantes eixos dos motores, sendo esta uma situação recorrente.

“Constatou-se que é frequente a realização de comboios na Linha de Cascais com unidades com motores fora de serviço por avaria“, sustenta o documento.

O relatório frisa que a falha técnica poderia ter sido controlada em tempo útil se a tripulação dispusesse de procedimentos, conhecimentos e treino necessários para diagnosticar situações de sobreaquecimento visíveis pela libertação de fumos, cheiros, e ruídos.

“O desconhecimento da tripulação sobre os procedimentos adequados foi, pois, um factor subsequente à falha técnica, que ao não diagnosticar a respectiva gravidade, concorreu para que os descarrilamentos não fossem evitados”, concluiu a comissão de inquérito.

Na sequência dos acidentes, duas pessoas foram ao hospital receber assistência médica. Os prejuízos em equipamentos de via e de sinalização ascendem a 150.000 euros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …