Falha de segurança descoberta em 100 milhões de carros do grupo VW

Mais dores de cabeça para a Volkswagen que, desta vez, têm a ver com uma falha na segurança que pode permitir aos ladrões mais engenhosos abrir as portas dos carros equipados com um sistema de abertura por controlo remoto.

A vida não está fácil para o grupo alemão Volkswagen.

Depois do escândalo à volta da manipulação do resultado dos testes das emissões de carbono dos motores da marca – que afectou inúmeras marcas mas ficou conhecido como escândalo Volkswagen, foi agora revelada uma falha que afecta as viaturas da marca.

Segundo a revista Wired, um novo “hack” que explora vulnerabilidades dos sistemas wireless dos automóveis permite aceder à sua ignição, e arrancar a viatura sem necessidade de chave.

O problema, conta a Euronews, é que a falha se aplica a praticamente todos os carros construídos pelo grupo nos últimos 20 anos, ou seja, cerca de cem milhões de veículos.

A descoberta foi feita pela mesma equipa de investigadores da universidade de Birmingham que tinha já revelado, o ano passado, um estudo sobre uma falha com a segurança da ignição dos automóveis da marca.

A falha tinha sido descoberta em 2013, mas um processo em tribunal adiou a sua divulgação.

As falhas agora descobertas, que afectam todas as marcas do grupo, incluindo Volkswagen, Audi, Skoda e Seat, vão ser reveladas com mais detalhe numa conferência que terá lugar esta semana em Austin, nos Estados Unidos.

ZAP / Euronews

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. fariam melhor, se se mantivessem calados.
    Eu não consigo abrir nenhum carro, assim como a maioria dos habitantes da terra.
    Cheira-me a conspiração de rivalidade entre marcas…Querem acabar com a VW à força.

RESPONDER

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …