Consumidores pagam dívidas de 6 milhões de euros de empresas de electricidade falidas

A falência das empresas de comercialização de electricidade Elygas, Voltagequation e Elusa, que deixaram o mercado português, deixou dívidas da ordem dos 6 milhões de euros à REN – Redes Energéticas Nacionais e à EDP Distribuição. O prejuízo já está a ser pago pelos consumidores de luz.

O encargo para os consumidores é reconhecido num parecer do conselho tarifário da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) que é citado pelo Expresso. Esse documento reconhece que “as insolvências de pequenos comercializadores de energia registadas até ao momento traduzem-se em mais de 6 milhões de euros de dívidas ao sistema eléctrico nacional”, sendo “cerca de 5 milhões de euros do acesso às redes e mais de 1 milhão de euros no mercado de serviços de sistema”.

Essa verba total já está a ser paga pelos consumidores através das tarifas de energia, como destaca o semanário. O encargo recai sobre os consumidores por estarem em causa “actividades reguladas” de electricidade.

A Elygas e a Voltagequation faliram em 2017, enquanto a Elusa entrou em insolvência já neste ano.

A REN e a EDP Distribuição não conseguem recuperar os valores em dívida em tribunal, pelo que o ónus de pagamento recai sobre os consumidores de electricidade. Este custo dá algo como um euro por família, considerando que há cerca de “6 milhões de pontos de consumo domésticos”, como destaca o Expresso.

Perante a situação, o conselho tarifário da ERSE lamenta que “a legislação e regulamentação actualmente em vigor mostram-se insuficientes para limitar os prejuízos das insolvências, pela morosidade dos processos de accionamento de garantias e suspensão da carteira do comercializador, sendo omissas quanto ao tratamento a dar aos valores em dívida”.

Assim, a entidade espera que sejam tomadas medidas para evitar que situações semelhantes se repitam no futuro. Uma das propostas de revisão da ERSE é no sentido de que “em situações de risco directo ou potencial, os comercializadores se vejam impossibilitados de constituir novos clientes na sua carteira de comercialização”, como cita o Expresso.

ZAP //

 

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Os consumidores estão a pagar isso?! sério?? quem diria!??!
    Sou proprietário de um comercio local, e tenho la alguns calotes de alguns clientes caloteiros.
    Quem é o culpado? sou Eu porque permiti a situação ou são os clientes que pagam a tempo e horas e fazê los pagar os calotes dos outros???????????????????????

    • Sou dono de uma pequena empresa, tive exatamente o mesmo sentimento e pensamento que o Sr.
      Como diz o André Ventura, “É UMA VERGONHA”

    • É a EDP. Manda neste país e faz o que quer. Rouba, se for preciso. O importante é manter os privilégios, mostrar resultados e pagar os salários milionários dos gestores.

  2. Quero fundar uma empresa de comercialização de electricidade, com um vencimento de 200 mil euros mensais, para poder comprar um palácio, um iate oferecer umas prendas milionárias á família, e depois se falir os consumidores voltam a pagar de novo o que já pagaram.

  3. Parece que Portugal só é grande nos “futebois”! Grandes empresas, nomeadamente a EDP, faz aquilo que quer. Eu perdi a confiança nesta companhia depois de ter sido enganado com o serviço factura segura, que não passa de um seguro com cláusulas de exclusão e obrigação de fidelidade, uma vez que é renovável anualmente. O mais grave é o facto de tal como nos serviços de telecomunicações a pessoa honesta e responsável não se poder defender porque se não pagar, fica com o serviço “bloqueado”!
    Falta de “VERGONHA”, também mas acima de tudo “Injustiça” para com o cidadão contribuinte.

  4. Nojo… Digo eu
    Vergonha… Diria o André Ventura
    Roubo… Diremos todos nós portugueses excepto os chulos que gerem estas empresas… Na China eram todos enforcados… Fdp@

  5. Subscrevo todos os comentários de revolta nesta situação vergonhosa!! E mais ainda: uma suposta entidade reguladora que não é mais que uma corja de boys & girls que se regula a ela própria!

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …