Consumidores pagam dívidas de 6 milhões de euros de empresas de electricidade falidas

A falência das empresas de comercialização de electricidade Elygas, Voltagequation e Elusa, que deixaram o mercado português, deixou dívidas da ordem dos 6 milhões de euros à REN – Redes Energéticas Nacionais e à EDP Distribuição. O prejuízo já está a ser pago pelos consumidores de luz.

O encargo para os consumidores é reconhecido num parecer do conselho tarifário da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) que é citado pelo Expresso. Esse documento reconhece que “as insolvências de pequenos comercializadores de energia registadas até ao momento traduzem-se em mais de 6 milhões de euros de dívidas ao sistema eléctrico nacional”, sendo “cerca de 5 milhões de euros do acesso às redes e mais de 1 milhão de euros no mercado de serviços de sistema”.

Essa verba total já está a ser paga pelos consumidores através das tarifas de energia, como destaca o semanário. O encargo recai sobre os consumidores por estarem em causa “actividades reguladas” de electricidade.

A Elygas e a Voltagequation faliram em 2017, enquanto a Elusa entrou em insolvência já neste ano.

A REN e a EDP Distribuição não conseguem recuperar os valores em dívida em tribunal, pelo que o ónus de pagamento recai sobre os consumidores de electricidade. Este custo dá algo como um euro por família, considerando que há cerca de “6 milhões de pontos de consumo domésticos”, como destaca o Expresso.

Perante a situação, o conselho tarifário da ERSE lamenta que “a legislação e regulamentação actualmente em vigor mostram-se insuficientes para limitar os prejuízos das insolvências, pela morosidade dos processos de accionamento de garantias e suspensão da carteira do comercializador, sendo omissas quanto ao tratamento a dar aos valores em dívida”.

Assim, a entidade espera que sejam tomadas medidas para evitar que situações semelhantes se repitam no futuro. Uma das propostas de revisão da ERSE é no sentido de que “em situações de risco directo ou potencial, os comercializadores se vejam impossibilitados de constituir novos clientes na sua carteira de comercialização”, como cita o Expresso.

ZAP //

 

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Os consumidores estão a pagar isso?! sério?? quem diria!??!
    Sou proprietário de um comercio local, e tenho la alguns calotes de alguns clientes caloteiros.
    Quem é o culpado? sou Eu porque permiti a situação ou são os clientes que pagam a tempo e horas e fazê los pagar os calotes dos outros???????????????????????

    • Sou dono de uma pequena empresa, tive exatamente o mesmo sentimento e pensamento que o Sr.
      Como diz o André Ventura, “É UMA VERGONHA”

    • É a EDP. Manda neste país e faz o que quer. Rouba, se for preciso. O importante é manter os privilégios, mostrar resultados e pagar os salários milionários dos gestores.

  2. Quero fundar uma empresa de comercialização de electricidade, com um vencimento de 200 mil euros mensais, para poder comprar um palácio, um iate oferecer umas prendas milionárias á família, e depois se falir os consumidores voltam a pagar de novo o que já pagaram.

  3. Parece que Portugal só é grande nos “futebois”! Grandes empresas, nomeadamente a EDP, faz aquilo que quer. Eu perdi a confiança nesta companhia depois de ter sido enganado com o serviço factura segura, que não passa de um seguro com cláusulas de exclusão e obrigação de fidelidade, uma vez que é renovável anualmente. O mais grave é o facto de tal como nos serviços de telecomunicações a pessoa honesta e responsável não se poder defender porque se não pagar, fica com o serviço “bloqueado”!
    Falta de “VERGONHA”, também mas acima de tudo “Injustiça” para com o cidadão contribuinte.

  4. Nojo… Digo eu
    Vergonha… Diria o André Ventura
    Roubo… Diremos todos nós portugueses excepto os chulos que gerem estas empresas… Na China eram todos enforcados… Fdp@

  5. Subscrevo todos os comentários de revolta nesta situação vergonhosa!! E mais ainda: uma suposta entidade reguladora que não é mais que uma corja de boys & girls que se regula a ela própria!

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …