Israel diz que vai ser enviado para a Faixa de Gaza primeiro lote de mil vacinas

O primeiro lote de mil vacinas contra a covid-19 vai ser enviado para a Faixa de Gaza, disseram, esta quarta-feira, as autoridades israelitas, que tinham bloqueado o fornecimento ao território palestiniano.

“Hoje de manhã, quarta-feira, mil vacinas Sputnik-V oferecidas pela Rússia (…) foram transferidas pela Autoridade Palestiniana para a Faixa de Gaza”, informou o Cogat, o organismo israelita responsável pelas operações civis nos territórios palestinianos.

“As vacinas estão prestes a passar pela fronteira de Erez”, que separa o território israelita do enclave palestiniano, disse o mesmo departamento.

Na segunda-feira, as autoridades palestinianas acusaram Israel de bloquear a entrada de um primeiro carregamento de vacinas que estavam a tentar enviar a partir da Cisjordânia, que tinham como destino profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Na altura, fonte do aparelho de segurança israelita, que pediu para manter o anonimato, disse que as vacinas não foram bloqueadas, mas sim que o pedido das autoridades palestinianas para libertar as doses da Sputnik V para Gaza “ainda estava a ser avaliado”.

Deputados israelitas pediram que a entrega das vacinas fosse condicionada ao regresso de dois civis ao território e dos corpos de dois soldados retidos na Faixa de Gaza, território sob o comando do grupo Hamas. Organizações não-governamentais acusaram Israel de impor um “castigo coletivo” e de não cumprir “obrigações legais e morais”.

Bloqueado por terra, mar e ar desde 2007, o enclave palestiniano tem apenas um ponto de passagem de mercadorias, controlado por Israel.

Até agora, o impacto da pandemia no enclave palestiniano provocou a morte a 538 pessoas e registaram-se 55 mil casos, dos quais cerca de 2300 permanecem ativos. As autoridades temem um novo pico de infeções. Israel, por sua vez, é o maior caso de sucesso em todo o mundo no que toca à vacinação da sua população.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …