Facebook vai reconhecer os utilizadores mesmo sem lhes ver a cara

O Facebook está a testar uma nova tecnologia que permite identificar o rosto de um utilizador sem que este precise de estar a olhar directamente para a câmara.

Em vez de analisar as feições, o algoritmo usa outras características que identificam o utilizador, como o corte de cabelo, a forma e a postura do corpo, bem como a sua roupa.

Yann LeCun, chefe da divisão de inteligência artificial do Facebook, concebeu este projecto de forma a possibilitar a identificação da pessoa mesmo que o seu rosto não seja perceptível, ou seja, em situações de fraca iluminação ou quando o rosto estiver escondido ou afastado.

Testes prévios recorreram a cerca de 40 mil fotos publicadas no Flickr. Segundo a NewScientist, o utilizador foi reconhecido em 83% dos casos . Tendo em conta o sucesso dos resultados, é provável que a rede social venha a integrar a tecnologia num futuro próximo.

Contudo, há aspectos menos positivos na utilização deste tipo de software, uma vez que pode causar problemas relacionados com a privacidade.

A Moments, outra aplicação do Facebook, apresentada a semana passada, tem também gerado alguma agitação no mundo digital, dado que usa tecnologia semelhante de reconhecimento facial, tendo sido proibida a sua utilização na Europa.

É comum que certas pessoas evitem aparecer nas fotografias, facto que, com o desenvolvimento desta componente tecnológica, pode originar alguns inconveniente, na medida em que, quer a pessoa queira ou não, é identificada pelo sistema.

Em contrapartida, o software poderá também vir a servir para alertar o utilizador, informando-o nas ocasiões em que a sua fotografia apareça online.

B!T

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas qual é a cena em quererem reconhecer as caras?!
    Tanta tecnologia e tanto esforço para ter um software que reconhece caras quando postamos uma foto na net?! Tudo isso só para isto?! Hmmm…Duvido… Há muito mais por detrás dessa fachada que nos querem fazer crer.

  2. Continuem a deixar que eles abusem, continuem… Depois quando acordarem é tarde. Digam-me… Em nome de que é que eles se lembraram desta merda? Vai matar a fome a alguém? Vai ajudar algum país a sair da crise? Vai curar o cancro ou a sida? Então é com que nobre fim, esta merda?.. E as pessoas nem sequer têm de concordar?… Mas que merda é esta que ninguém reage a isto?

  3. Big Brother no seu melhor… Não reajam não, que não é preciso!

    Mas que merda de interesse tem isto? Com que nobre fim é que v~em agora com esta estupidez? Isto vem resolver o quê? A fome em África? A crise de algum país?.. Vem curar o cancro ou a sida? Então por alma de quem é que esta merda de reconhecer as caras aparece? É nisto que se gasta tempo e recursos? Por alma de quem? E nós nem temos votos na matéria? Nem temos de concordar? E ninguém se opõe a esta parvoíce?…

    Tá bonito!..

    • Sim, podemos opiniar. A nossa opinião pode ser dada com a não utilização desses sites.
      Deixa-se de usar o facebook e querem apostar que a ”aplicação” não aparece? Só que o problema maior agora é desabituar as pessoas e/ou fazer com que elas o façam. Já repararam na carrada de aplicações e pessoas que vivem à conta do facebook? Temos telefones, temos skype, temos tudo… Para que serve, afinal, o facebook?

  4. O fecebook a reconhecer a minha cara? – Está f… primeiro porque me falta um olho, segundo porque me caíram os dentes, terceiro porque de um acidente fiquei com uma perna mais curta do que a outra ( e que se não riam as senhoras porque não se trata de perna que elas estão a pensar), depois porque me cresceu o cabelo, fenómeno raro mas dizem os especialistas que está reportado. O faceboook para desenhar um retrato assim só se puserem todos os satélites e demais instrumentos de vigilância norte- americanos a funcionarem , o que cheira a esturro pois a verdade é que eles ainda não conseguiram extirpar o Estado Islâmico que anda de pedra e cal a matar a torto e a direito…

RESPONDER

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …

Ameaças de morte a deputadas. Bloco vai fazer queixa ao Ministério Público

O Bloco de Esquerda vai apresentar duas queixas ao Ministério Público, uma por cada deputada ameaçada no e-mail enviado à SOS Racismo. A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez …

Siza Vieira garante que subida do salário mínimo não foi discutida à Esquerda

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, garantiu, em entrevista ao Observador, que uma eventual subida do Salário Mínimo Nacional (SMN) não foi discutida com os partidos de Esquerda. "O …

Governo pode rever (e adiar) fim dos plásticos de utilização única nos restaurantes

O Governo admite rever e suspender a entrada em vigor da proibição de uso de plásticos de utilização única em retaurantes devido à pandemia de covid-19. O Jornal de Negócios avança esta quinta-feira que a pandemia …