Facebook vai reconhecer os utilizadores mesmo sem lhes ver a cara

O Facebook está a testar uma nova tecnologia que permite identificar o rosto de um utilizador sem que este precise de estar a olhar directamente para a câmara.

Em vez de analisar as feições, o algoritmo usa outras características que identificam o utilizador, como o corte de cabelo, a forma e a postura do corpo, bem como a sua roupa.

Yann LeCun, chefe da divisão de inteligência artificial do Facebook, concebeu este projecto de forma a possibilitar a identificação da pessoa mesmo que o seu rosto não seja perceptível, ou seja, em situações de fraca iluminação ou quando o rosto estiver escondido ou afastado.

Testes prévios recorreram a cerca de 40 mil fotos publicadas no Flickr. Segundo a NewScientist, o utilizador foi reconhecido em 83% dos casos . Tendo em conta o sucesso dos resultados, é provável que a rede social venha a integrar a tecnologia num futuro próximo.

Contudo, há aspectos menos positivos na utilização deste tipo de software, uma vez que pode causar problemas relacionados com a privacidade.

A Moments, outra aplicação do Facebook, apresentada a semana passada, tem também gerado alguma agitação no mundo digital, dado que usa tecnologia semelhante de reconhecimento facial, tendo sido proibida a sua utilização na Europa.

É comum que certas pessoas evitem aparecer nas fotografias, facto que, com o desenvolvimento desta componente tecnológica, pode originar alguns inconveniente, na medida em que, quer a pessoa queira ou não, é identificada pelo sistema.

Em contrapartida, o software poderá também vir a servir para alertar o utilizador, informando-o nas ocasiões em que a sua fotografia apareça online.

B!T

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas qual é a cena em quererem reconhecer as caras?!
    Tanta tecnologia e tanto esforço para ter um software que reconhece caras quando postamos uma foto na net?! Tudo isso só para isto?! Hmmm…Duvido… Há muito mais por detrás dessa fachada que nos querem fazer crer.

  2. Continuem a deixar que eles abusem, continuem… Depois quando acordarem é tarde. Digam-me… Em nome de que é que eles se lembraram desta merda? Vai matar a fome a alguém? Vai ajudar algum país a sair da crise? Vai curar o cancro ou a sida? Então é com que nobre fim, esta merda?.. E as pessoas nem sequer têm de concordar?… Mas que merda é esta que ninguém reage a isto?

  3. Big Brother no seu melhor… Não reajam não, que não é preciso!

    Mas que merda de interesse tem isto? Com que nobre fim é que v~em agora com esta estupidez? Isto vem resolver o quê? A fome em África? A crise de algum país?.. Vem curar o cancro ou a sida? Então por alma de quem é que esta merda de reconhecer as caras aparece? É nisto que se gasta tempo e recursos? Por alma de quem? E nós nem temos votos na matéria? Nem temos de concordar? E ninguém se opõe a esta parvoíce?…

    Tá bonito!..

    • Sim, podemos opiniar. A nossa opinião pode ser dada com a não utilização desses sites.
      Deixa-se de usar o facebook e querem apostar que a ”aplicação” não aparece? Só que o problema maior agora é desabituar as pessoas e/ou fazer com que elas o façam. Já repararam na carrada de aplicações e pessoas que vivem à conta do facebook? Temos telefones, temos skype, temos tudo… Para que serve, afinal, o facebook?

  4. O fecebook a reconhecer a minha cara? – Está f… primeiro porque me falta um olho, segundo porque me caíram os dentes, terceiro porque de um acidente fiquei com uma perna mais curta do que a outra ( e que se não riam as senhoras porque não se trata de perna que elas estão a pensar), depois porque me cresceu o cabelo, fenómeno raro mas dizem os especialistas que está reportado. O faceboook para desenhar um retrato assim só se puserem todos os satélites e demais instrumentos de vigilância norte- americanos a funcionarem , o que cheira a esturro pois a verdade é que eles ainda não conseguiram extirpar o Estado Islâmico que anda de pedra e cal a matar a torto e a direito…

RESPONDER

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …

Costa anuncia "passaporte sanitário" para circulação na UE (e aposta em novos modelos económicos)

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta sexta-feira que a Comissão Europeia vai preparar um documento para facilitar a circulação entre países da União Europeia (UE). Segundo avançou o Correio da Manhã, este "passaporte sanitário", que estará …

Vírus já circulava "de forma silenciosa" em Portugal em fevereiro (e veio principalmente do Reino Unido)

O Reino Unido, com mais casos, e a Itália, com mais peso na transmissão comunitária, foram os países com maior impacto no início da pandemia de covid-19 em Portugal, revela esta sexta-feira um estudo do …

Morreu Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto, faleceu esta sexta-feira, aos 32 anos. O internacional português sofreu uma paragem cardiorrespiratória no treino de segunda-feira. Alfredo Quintana, guarda-redes da equipa de andebol do FC Porto e …

Rainha de Inglaterra encoraja população a ser vacinada. Processo é "inofensivo"

A rainha de Inglaterra, Isabel II, encorajou esta sexta-feira as pessoas a serem vacinadas contra a covid-19, garantindo que a injeção é rápida, inofensiva e vai ajudar a proteger todos os cidadãos contra a doença. Numa …

Oposição interna do BE critica direção e "perda de influência política" (e prepara moção)

O Movimento Convergência, uma fação informal do Bloco de Esquerda, está a preparar uma moção para levar a debate na XII Convenção Nacional do partido.  Em causa estão, de acordo com o jornal Público, a insatisfação …

CNE avisa independentes: nomes e símbolos semelhantes podem ser fraude

A Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais obriga que as candidaturas independentes usem símbolos e siglas diferentes, conforme se trate de uma candidatura à câmara, à assembleia municipal ou às juntas de freguesia. A …

Confinamento desce há três semanas e mobilidade está apenas 30% abaixo dos níveis pré-covid

De acordo com um relatório da consultora Produtos e Serviços de Estatística (PSE), o cumprimento do confinamento imposto pelo atual estado de emergência  está a descer, ainda que ligeiramente, há três semanas consecutivas. O índice de …

Paulo Fonseca e Luís Castro vão defrontar-se nos oitavos da Liga Europa

Os treinadores portugueses, que orientam a Roma e o Shakhtar Donetsk, respetivamente, vão defrontar-se nos oitavos de final da Liga Europa. Ditou o sorteio realizado, esta sexta-feira, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, que …