Facebook vai reconhecer os utilizadores mesmo sem lhes ver a cara

O Facebook está a testar uma nova tecnologia que permite identificar o rosto de um utilizador sem que este precise de estar a olhar directamente para a câmara.

Em vez de analisar as feições, o algoritmo usa outras características que identificam o utilizador, como o corte de cabelo, a forma e a postura do corpo, bem como a sua roupa.

Yann LeCun, chefe da divisão de inteligência artificial do Facebook, concebeu este projecto de forma a possibilitar a identificação da pessoa mesmo que o seu rosto não seja perceptível, ou seja, em situações de fraca iluminação ou quando o rosto estiver escondido ou afastado.

Testes prévios recorreram a cerca de 40 mil fotos publicadas no Flickr. Segundo a NewScientist, o utilizador foi reconhecido em 83% dos casos . Tendo em conta o sucesso dos resultados, é provável que a rede social venha a integrar a tecnologia num futuro próximo.

Contudo, há aspectos menos positivos na utilização deste tipo de software, uma vez que pode causar problemas relacionados com a privacidade.

A Moments, outra aplicação do Facebook, apresentada a semana passada, tem também gerado alguma agitação no mundo digital, dado que usa tecnologia semelhante de reconhecimento facial, tendo sido proibida a sua utilização na Europa.

É comum que certas pessoas evitem aparecer nas fotografias, facto que, com o desenvolvimento desta componente tecnológica, pode originar alguns inconveniente, na medida em que, quer a pessoa queira ou não, é identificada pelo sistema.

Em contrapartida, o software poderá também vir a servir para alertar o utilizador, informando-o nas ocasiões em que a sua fotografia apareça online.

B!T

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas qual é a cena em quererem reconhecer as caras?!
    Tanta tecnologia e tanto esforço para ter um software que reconhece caras quando postamos uma foto na net?! Tudo isso só para isto?! Hmmm…Duvido… Há muito mais por detrás dessa fachada que nos querem fazer crer.

  2. Continuem a deixar que eles abusem, continuem… Depois quando acordarem é tarde. Digam-me… Em nome de que é que eles se lembraram desta merda? Vai matar a fome a alguém? Vai ajudar algum país a sair da crise? Vai curar o cancro ou a sida? Então é com que nobre fim, esta merda?.. E as pessoas nem sequer têm de concordar?… Mas que merda é esta que ninguém reage a isto?

  3. Big Brother no seu melhor… Não reajam não, que não é preciso!

    Mas que merda de interesse tem isto? Com que nobre fim é que v~em agora com esta estupidez? Isto vem resolver o quê? A fome em África? A crise de algum país?.. Vem curar o cancro ou a sida? Então por alma de quem é que esta merda de reconhecer as caras aparece? É nisto que se gasta tempo e recursos? Por alma de quem? E nós nem temos votos na matéria? Nem temos de concordar? E ninguém se opõe a esta parvoíce?…

    Tá bonito!..

    • Sim, podemos opiniar. A nossa opinião pode ser dada com a não utilização desses sites.
      Deixa-se de usar o facebook e querem apostar que a ”aplicação” não aparece? Só que o problema maior agora é desabituar as pessoas e/ou fazer com que elas o façam. Já repararam na carrada de aplicações e pessoas que vivem à conta do facebook? Temos telefones, temos skype, temos tudo… Para que serve, afinal, o facebook?

  4. O fecebook a reconhecer a minha cara? – Está f… primeiro porque me falta um olho, segundo porque me caíram os dentes, terceiro porque de um acidente fiquei com uma perna mais curta do que a outra ( e que se não riam as senhoras porque não se trata de perna que elas estão a pensar), depois porque me cresceu o cabelo, fenómeno raro mas dizem os especialistas que está reportado. O faceboook para desenhar um retrato assim só se puserem todos os satélites e demais instrumentos de vigilância norte- americanos a funcionarem , o que cheira a esturro pois a verdade é que eles ainda não conseguiram extirpar o Estado Islâmico que anda de pedra e cal a matar a torto e a direito…

RESPONDER

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …