//

Facebook passará a mostrar um aviso antes da partilha de artigos sobre a covid-19

(dr) Facebook

Visando combater a propagação de informação falsa ou incompleta sobre a covid-19, a rede social Facebook passará a apresentar um aviso quando um utilizador pretender partilhar uma publicação sobre a pandemia.

De acordo com o portal The Verge, este aviso é uma espécie de notificação com a qual o utilizador se deparará antes de finalizar a partilha do conteúdo.

O pop-up que será apresentado pela rede social fornecerá ao utilizador mais informação sobre o conteúdo em causa, revelando, por exemplo, quando é que foi partilhado pela primeira vez, qual a sua fonte e fornecendo outros links sobre o assunto.

O objetivo, explicou o Facebook, “é ajudar as pessoas a entender a atualidade e a origem do conteúdo antes da partilha” e direcionar as pessoas “para o Centro de Informações da covid-19 [da rede social] para garantir que as pessoas tenham acesso a informações confiáveis sobre a covid-19 das autoridades sanitárias de todo o mundo”.

A notificação foi construída com base num outro modelo já existente no Facebook, cujo lançamento remonta a julho e tem como objetivo principal reduzir a disseminação de conteúdos antigo que costumam “renascer” nas redes sociais de uma forma que pode deturpar oas eventos atuais, escreve ainda o mesmo portal.

Esta iniciativa faz parte de uma série de medidas que o Facebook tem vindo a aplicar desde meados de março para evitar que a sua plataforma se torne num canal de propagação de teorias da conspiração e outras formas de desinformação relacionadas com a pandemia.

Inicialmente, começou por colocar informação avançada por autoridades internacionais de saúde, bem como de referências médicas, no topo do feed de notícias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.