Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado.

De acordo com o mesmo documento, citado pelo USA Today, outras pessoas sofreram complicações de saúde, como perda de visão, depois de ingerirem o produto.

Ao todo, entre maio e junho, registaram-se 15 casos de envenenamento por metanol nos estados norte-americanos do Arizona e do Novo México, sendo que todos estes foram associados a pessoas que beberam desinfetante para as mãos.

Os desinfetantes, escreve o centro norte-americano, devem conter etanol ou isopropanol como ingredientes ativos, mas alguns produtos importados de outros países contêm metanol na sua composição, que “não é um ingrediente aceitável”.

Os pacientes em causa tinham idades compreendidas entre os 21 e os 65 anos e a maioria era do sexo masculino (13). Entre os pacientes que morreram, três sofreram convulsões e outros três pacientes receberam alta com perda de visão.

“Esta investigação destaca as graves complicações adversas à saúde, incluindo a morte, que podem ocorrer após a ingestão de produtos desinfetantes à base de álcool contendo metanol”, pode ler-se no documento.

As autoridades desconhecem ao certo as razões que estão a levar os norte-americanos a beber estas soluções desinfetantes, mas o CDC refere que algumas pessoas estão a consumir o produto devido ao seu teor alcoólico.

No mesmo documento, o organismo frisa que lavar e desinfetar frequentemente as mãos é uma forma eficiente de travar a covid-19, mas frisa que ingerir produtos à base de álcool não protege contra a doença e pode até levar à morte.

A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 708.236 pessoas em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP) com base em dados oficiais.

Ao todo, 18.843.580 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios, dos quais pelo menos 11.159.300 já foram considerados curados.

O número de casos diagnosticados só reflete, no entanto, uma fração do número real de infeções, já que alguns países testam apenas casos graves, outros fazem os testes para rastreio e muitos países mais pobres têm uma capacidade limitada de fazer testes.

ZAP //

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Foi isso que o alarve do Trump recomendou a quem o segue. A inteligência não dá para mais, e merecem beber essa mixórdia até incharem que nem sapos.

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …