Empresa decidiu dar menos importância ao áudio. “Eras uma das 10 pessoas que sabiam que isto existia?”, questiona um portal especializado.
O podcast durou pouco no Facebook. Em Abril do ano passado, foi anunciado que a rede social iria ter uma secção só para ficheiros áudio. A novidade surgiu em Outubro mas durou pouco mais de meio ano.
Nesta segunda-feira, em declarações à agência Bloomberg, a Meta Platforms Inc. confirmou o que já se esperava: os podcasts vão desaparecer.
Os criadores de programas já não conseguem publicar na plataforma nesta semana. Daqui a um mês, no dia 3 de Junho, a secção inteira Audio Hub vai deixar de estar visível.
Soundbites (que era mais ou menos um TikTok mas em versão áudio), Live Audio Rooms (a fazer lembrar o Twitter Spaces)… Tudo irá desaparecer ao longo das próximas semanas.
Agora a questão é: quem sabia que isto existia? Pegando no artigo do TechRadar, esta “foi a notícia mais chocante do dia”. Ironia, sim.
“É verdade: o Facebook tinha uma plataforma para podcast. Acreditas nisso?”, perguntam, antes de deixarem uma sugestão: “Se eras uma das 10 pessoas que sabiam que há podcasts no Facebook, é melhor ouvires enquanto podes”.
É que a prioridade de Mark Zuckerberg e restante direcção será apostar noutras componentes – metaverso no topo da lista, diz-se.
Este Audio Hub do Facebook foi uma tentativa de acompanhar o mercado crescente dos podcasts, tentando rivalizar com outras plataformas: Spotify, Apple Podcasts, Audible, YouTube, Google Podcasts…
Mas o próprio momento do anúncio já não foi o melhor. Porquê? Abril de 2021: fase em que milhões de pessoas já estavam cansadas, aborrecidas, de estar tanto tempo em casa a ouvir programas para passar o tempo, por causa da pandemia. Procurar e explorar mais uma plataforma…para quê?
Além disso, o Facebook também não conseguiu competir com o Spotify, no que diz respeito a contratos de exclusividade com figuras do mundo dos podcasts.