/

Facebook encerra secção de podcasts (o Facebook tinha uma secção de podcasts?)

Empresa decidiu dar menos importância ao áudio. “Eras uma das 10 pessoas que sabiam que isto existia?”, questiona um portal especializado.

O podcast durou pouco no Facebook. Em Abril do ano passado, foi anunciado que a rede social iria ter uma secção só para ficheiros áudio. A novidade surgiu em Outubro mas durou pouco mais de meio ano.

Nesta segunda-feira, em declarações à agência Bloomberg, a Meta Platforms Inc. confirmou o que já se esperava: os podcasts vão desaparecer.

Os criadores de programas já não conseguem publicar na plataforma nesta semana. Daqui a um mês, no dia 3 de Junho, a secção inteira Audio Hub vai deixar de estar visível.

Soundbites (que era mais ou menos um TikTok mas em versão áudio), Live Audio Rooms (a fazer lembrar o Twitter Spaces)… Tudo irá desaparecer ao longo das próximas semanas.

Reprodução

Facebook Audio Hub

Agora a questão é: quem sabia que isto existia? Pegando no artigo do TechRadar, esta “foi a notícia mais chocante do dia”. Ironia, sim.

“É verdade: o Facebook tinha uma plataforma para podcast. Acreditas nisso?”, perguntam, antes de deixarem uma sugestão: “Se eras uma das 10 pessoas que sabiam que há podcasts no Facebook, é melhor ouvires enquanto podes”.

É que a prioridade de Mark Zuckerberg e restante direcção será apostar noutras componentes – metaverso no topo da lista, diz-se.

Este Audio Hub do Facebook foi uma tentativa de acompanhar o mercado crescente dos podcasts, tentando rivalizar com outras plataformas: Spotify, Apple Podcasts, Audible, YouTube, Google Podcasts…

Mas o próprio momento do anúncio já não foi o melhor. Porquê? Abril de 2021: fase em que milhões de pessoas já estavam cansadas, aborrecidas, de estar tanto tempo em casa a ouvir programas para passar o tempo, por causa da pandemia. Procurar e explorar mais uma plataforma…para quê?

Além disso, o Facebook também não conseguiu competir com o Spotify, no que diz respeito a contratos de exclusividade com figuras do mundo dos podcasts.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.