Facebook encerra centenas de páginas e contas falsas vinculadas à Rússia

Esta quinta-feira, o Facebook anunciou ter removido centenas de páginas, contas e grupos com origem na Rússia que julgou estarem envolvidos numa linha de comportamento “não autêntico”, coordenado no Facebook e no Instagram.

Segundo o Fast Company, Nathaniel Gleicher, o responsável pelo departamento de política de segurança cibernética do Facebook, escreveu no seu blogue que foram identificadas duas operações de desinformação de origem russa, uma ativa em vários países da Europa Oriental e outra específica para a Ucrânia.

O Facebook informou que encerrou cerca de 364 páginas e contas da primeira rede russa, operadas nos países do Mar Báltico, na Ásia Central, no Cáucaso e na Europa Central e Oriental. Estas páginas, segundo a rede social, estão ligados a funcionários da agência de notícias russa Sputnik.

As pessoas responsáveis pelas contas apresentavam-se como fontes de notícias independentes e publicavam sobre tópicos como o sentimento anti-NATO e movimentos de protesto.

Estas páginas eram seguidas, no total, por mais de 790 mil pessoas. No blogue, o responsável descreve os acontecimentos e informa que nesta primeira rede foram gastos 135 mil dólares, cerca de 118 mil euros, em anúncios no Facebook.

Além disso, o Facebook informou que, com base numa denúncia da aplicação da lei nos Estados Unidos, removeu separadamente 107 páginas do Facebook, grupos e contas e 41 contas do Instagram com origens na Rússia e operadas na Ucrânia.

“Não encontramos ligação entre essas operações, mas as táticas foram semelhantes com a criação de redes de contas para enganar outras pessoas sobre quem eram e o que estavam a fazer”, afirmou a rede social.

A Sputnik não respondeu aos pedidos de comentário feitos por e-mail pela Associated Press, mas critica o Facebook numa declaração citada pela agência estatal russa RIA Novosti.

Esta decisão é claramente política. Isto é equivalente a censura”, adianta a declaração, acrescentando que o Facebook bloqueou as contas de sete dos seus escritórios em antigas repúblicas soviéticas.

Esta é a mais recente de uma série de ações do Facebook para eliminar contas falsas nos últimos meses. A empresa acelerou os seus esforços de escrutínio depois de ser criticada por ter sido demasiado lenta a responder a tentativas de influenciar as eleições norte-americanas de 2016.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lavada em lágrimas, primeira-ministra da Dinamarca pede desculpa pelo abate de milhões de martas

Em lágrimas, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, pediu desculpas nesta quinta-feira pela gestão da crise com as martas no país, depois de uma mutação do novo coronavírus encontrada em quintas de criação ter motivado o …

Mistério continua por resolver: um mês após o início do surto de legionella, ainda não há respostas

Há cerca de um mês que o mistério da origem da legionela continua por resolver. A doença continua a fazer mortos na região norte, mas de acordo com o Jornal de Notícias, não tem sido …

Relações "complicadas". Rússia admite abandonar projetos de cooperação com a UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, que se encontrará mais tarde com o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, comentou que as relações atuais entre Moscovo e Bruxelas são "complicadas". O Governo russo está a ponderar …

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …