/

Facebook doa 1 milhão para ajudar a salvar instalação militar secreta da II Guerra Mundial

Presidência do Peru

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg

A rede social Facebook vai doar 1,3 milhões de dólares a Bletchley Park Trust, uma instalação militar da II Guerra Mundial que agora funciona como museu. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em causa está um antigo centro de espionagem localizado no Reino Unido que, durante a II Guerra Mundial, foi utilizado pelos aliados para decifrar códigos alemães.

O donativo da empresa de Mark Zuckerberg surge depois de o centro ter anunciado, em agosto passado, que a pandemia estava a causar uma queda no número de visitantes do museu, e consequentemente, das receitas, conta o portal The Verge.

A instituição disse ainda na altura que ponderava despedir 35 funcionários, cerca de um terço dos trabalhadores, por causa da falta de receitas. A ajuda do Facebook ajudará a salvar alguns destes postos de trabalho, não se sabendo ainda ao certo quantos serão.

A rede social disse que decidiu fazer a doação em reconhecimento do “legado contínuo de Bletchley Park como berço da computação moderna“.

Tal como recorda o The Verge, os matemáticos e especialistas trabalharam no centro não só decifraram o código Enigma usados pelos nazis, que vários historiadores consideram ter encurtado a guerra entre dois a quatro anos, como também fizeram várias descobertas teóricas e no campo da engenharia consideradas importantes.

As descobertas incluem a criação do Colossus, o primeiro computador digital programável do mundo, e o trabalho de Alan Turing, o matemático inglês que é visto como o pai da Ciência da Computação moderna e da Inteligência Artificial.

Em comunicado citado pelo mesmo portal, o CEO da Bletchley Park, Iain Standen, disse que a instituição estava muito grata ao Facebook pela doação.

“Com este apoio significativo, o Bletchley Park Trust estará melhor posicionado para operar no ‘novo mundo’ e continuar de portas abertas para as gerações futuras”, disse.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.