Facebook doa 1 milhão para ajudar a salvar instalação militar secreta da II Guerra Mundial

Presidência do Peru

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg

A rede social Facebook vai doar 1,3 milhões de dólares a Bletchley Park Trust, uma instalação militar da II Guerra Mundial que agora funciona como museu. 

Em causa está um antigo centro de espionagem localizado no Reino Unido que, durante a II Guerra Mundial, foi utilizado pelos aliados para decifrar códigos alemães.

O donativo da empresa de Mark Zuckerberg surge depois de o centro ter anunciado, em agosto passado, que a pandemia estava a causar uma queda no número de visitantes do museu, e consequentemente, das receitas, conta o portal The Verge.

A instituição disse ainda na altura que ponderava despedir 35 funcionários, cerca de um terço dos trabalhadores, por causa da falta de receitas. A ajuda do Facebook ajudará a salvar alguns destes postos de trabalho, não se sabendo ainda ao certo quantos serão.

A rede social disse que decidiu fazer a doação em reconhecimento do “legado contínuo de Bletchley Park como berço da computação moderna“.

Tal como recorda o The Verge, os matemáticos e especialistas trabalharam no centro não só decifraram o código Enigma usados pelos nazis, que vários historiadores consideram ter encurtado a guerra entre dois a quatro anos, como também fizeram várias descobertas teóricas e no campo da engenharia consideradas importantes.

As descobertas incluem a criação do Colossus, o primeiro computador digital programável do mundo, e o trabalho de Alan Turing, o matemático inglês que é visto como o pai da Ciência da Computação moderna e da Inteligência Artificial.

Em comunicado citado pelo mesmo portal, o CEO da Bletchley Park, Iain Standen, disse que a instituição estava muito grata ao Facebook pela doação.

“Com este apoio significativo, o Bletchley Park Trust estará melhor posicionado para operar no ‘novo mundo’ e continuar de portas abertas para as gerações futuras”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Solução para Novo Banco pode não passar por um OE retificativo, diz João Leão

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse que a alternativa à anulação da transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco não tem "necessariamente que passar" por um orçamento retificativo …

Plano de vacinação arranca em janeiro com três fases. 950 mil pessoas no primeiro grupo prioritário

Pessoas com mais de 50 anos com uma patologia frequente nos casos graves de covid-19, residentes e/ou internados em lares e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário para a administração da vacina de …

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …