Facebook Dating não chega a tempo do dia de S. Valentim. App está sob investigação

O Facebook Dating já está disponível nos Estados Unidos, mas há dúvidas sobre se cumpre as regras europeias de proteção de dados.

Em setembro, o Facebook anunciou que iria lançar a sua aplicação de encontros na Europa no início de 2020. A data de chegada era a 13 de fevereiro, mas uma investigação da Comissão de Proteção de Dados irlandesa (DCP) deitou por terra os planos da empresa, avança o Observador.

O Facebook decidiu adiar o lançamento na Europa da sua nova aplicação de encontros, depois de as autoridades irlandesas abrirem uma investigação sobre o tratamento dos dados dos utilizadores.

“É muito importante que façamos bem o lançamento do Facebook Dating, pelo que estamos a levar um pouco mais de tempo para ter a certeza de que o produto estará pronto para o mercado europeu”, afirmou um porta-voz, depois de a Comissão de Proteção de Dados Irlandesa (IDPC) anunciar ter revistado os escritórios do Facebook em Dublin e apreendido documentação.

A empresa de Mark Zuckerberg tem a sua sede europeia neste país, pelo que cabe ao regulador irlandês vigiar o cumprimento do Regulamento Geral europeu sobre a Proteção de Dados (RGPD), estabelecido pela União Europeia em maio de 2018.

Segundo um comunicado da entidade reguladora irlandesa, o Facebook não disponibilizou informações suficientes acerca da forma como a aplicação recolhe e trata os dados dos utilizadores. O DCP avança que a rede social apenas o informou do lançamento da aplicação na Europa cerca de 10 dias antes da data estabelecida.

Perante a falta de resposta aos seus pedidos de informação, a DPC decidiu abrir uma investigação ao Facebook, enviando vários inspetores para revistar os seus escritórios em Dublin.

“Temos vindo a trabalhar para garantir a segurança e privacidade dos utilizadores e partilhamos a nossa decisão com DPC antes de avançarmos com o lançamento na Europa”, garantiu um porta-voz da rede social, em comunicado.

Na semana passada, a DCP abriu duas investigações formais à Google e ao Tinder. Em causa está a forma como lidam com as informações privadas dos utilizadores europeus.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bruxelas aconselha países a manterem limitação a chegadas não essenciais do Brasil

A Comissão Europeia aconselhou hoje “fortemente” os Estados-membros da União Europeia (UE) a manterem as limitações às viagens não essenciais do Brasil devido à propagação de novas variantes do SARS-CoV-2, pedindo “rastreios mais rigorosos” para …

Meco. Antigo dux recorda que o grupo levou com “uma onda“ e diz que ainda tentou salvar colega

Mais de sete anos depois da tragédia do Meco, o caso chega esta terça-feira a tribunal para o julgamento do processo em que as famílias dos seis jovens que morreram durante a praxe pedem indemnizações …

EUA garantem que não estão envolvidos no ataque a central nuclear no Irão

Os Estados Unidos garantiram, esta segunda-feira, que não estiveram envolvidos no que o Irão chamou de ação de sabotagem da sua fábrica de enriquecimento de urânio, em Natanz. Teerão acusou Israel de "ataque terrorista" ao sabotar …

Joacine quer alterar critério de identificação de suspeitos baseado em "estereótipos raciais"

A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira quer eliminar do Código de Processo Penal o critério que permite à polícia proceder à identificação de qualquer pessoa suspeita de estar ilegalmente no país, por ser baseado …

Ex-dirigente das Mulheres Socialistas apontada a Azambuja. Inês Louro admite contactos com o Chega

A ex-dirigente das Mulheres Socialistas, Inês Louro, tem sido apontada como futura candidata do Chega à Câmara Municipal da Azambuja. Ao fim de 31 anos de militância, Inês Louro, dirigente das Mulheres Socialistas e presidente da …

Johnson & Johnson vai atrasar entrega das vacinas na Europa

Depois da recomendação dos EUA, a Johnson & Johnson informou que a distribuição da vacina contra a covid-19 vai ser atrasada na Europa. Segundo o Público, o grupo referiu que as autoridades europeias estão a avaliar …

Juízes querem maior punição para titulares de funções públicas que ocultem riqueza

Os juízes apresentaram aos deputados uma proposta que visa combater a ocultação de riqueza no exercício de funções de políticos, juízes e magistrados do Ministério Público (MP). A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) entregou aos …

Marta Temido diz que é prematuro falar de pausa na vacina da Janssen

Em declarações aos jornalistas, Marta Temido considerou ser ainda cedo para comentar a recomendação hoje emitida pelas autoridades de saúde dos Estados Unidos para uma pausa na administração da vacina contra a covid-19 da Janssen. …

Variante britânica não provoca doença mais grave, dizem estudos. Remdesivir é mais eficaz quando combinado com dois fármacos

Estudos científicos publicados esta segunda-feira em dois ramos da revista médica Lancet sugerem que as pessoas infetadas com a variante do SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido não contraem formas mais graves da covid-19. Ambos os estudos …

408 novos casos e 5 mortes por covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas há cinco óbitos a registar e 408 novos casos de covid-19. Há ainda mais 746 recuperados. O boletim da DGS desta terça-feira, dia 13 de abril, dá conta de 25.441 casos ativos, …