Facebook Dating não chega a tempo do dia de S. Valentim. App está sob investigação

O Facebook Dating já está disponível nos Estados Unidos, mas há dúvidas sobre se cumpre as regras europeias de proteção de dados.

Em setembro, o Facebook anunciou que iria lançar a sua aplicação de encontros na Europa no início de 2020. A data de chegada era a 13 de fevereiro, mas uma investigação da Comissão de Proteção de Dados irlandesa (DCP) deitou por terra os planos da empresa, avança o Observador.

O Facebook decidiu adiar o lançamento na Europa da sua nova aplicação de encontros, depois de as autoridades irlandesas abrirem uma investigação sobre o tratamento dos dados dos utilizadores.

“É muito importante que façamos bem o lançamento do Facebook Dating, pelo que estamos a levar um pouco mais de tempo para ter a certeza de que o produto estará pronto para o mercado europeu”, afirmou um porta-voz, depois de a Comissão de Proteção de Dados Irlandesa (IDPC) anunciar ter revistado os escritórios do Facebook em Dublin e apreendido documentação.

A empresa de Mark Zuckerberg tem a sua sede europeia neste país, pelo que cabe ao regulador irlandês vigiar o cumprimento do Regulamento Geral europeu sobre a Proteção de Dados (RGPD), estabelecido pela União Europeia em maio de 2018.

Segundo um comunicado da entidade reguladora irlandesa, o Facebook não disponibilizou informações suficientes acerca da forma como a aplicação recolhe e trata os dados dos utilizadores. O DCP avança que a rede social apenas o informou do lançamento da aplicação na Europa cerca de 10 dias antes da data estabelecida.

Perante a falta de resposta aos seus pedidos de informação, a DPC decidiu abrir uma investigação ao Facebook, enviando vários inspetores para revistar os seus escritórios em Dublin.

“Temos vindo a trabalhar para garantir a segurança e privacidade dos utilizadores e partilhamos a nossa decisão com DPC antes de avançarmos com o lançamento na Europa”, garantiu um porta-voz da rede social, em comunicado.

Na semana passada, a DCP abriu duas investigações formais à Google e ao Tinder. Em causa está a forma como lidam com as informações privadas dos utilizadores europeus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …