Facebook apaga mensagem “anti-árabe” da página de Netanyahu

World Economic Forum / Flickr

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

O Facebook apagou uma mensagem contra os árabes da página oficial do primeiro-ministro israelita, considerando que é “uma violação da política relativa ao discurso de ódio”.

A função de respostas automáticas da página de Facebook do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, foi suspensa esta quinta-feira por violar a política da empresa relativa ao discurso de ódio.

Os media israelitas indicaram que a página oficial do governante divulgou uma mensagem contra os árabes, que foi depois apagada. Tratava-se de um apelo aos eleitores para evitarem a formação de um Governo integrando árabes, alegando: “Querem destruir-nos a todos — mulheres, crianças e homens”.

“Constatámos uma violação da nossa política relativa ao discurso de ódio“, indicou o Facebook num comunicado, precisando que a função de respostas automáticas seria desativada “durante 24 horas”.

Um porta-voz do partido de Netanyahu, o Likud (direita), disse à agência France Presse que a medida entrou em vigor na manhã desta quinta-feira e que não afetará a campanha eleitoral online.

Netanyahu, por sua vez, declarou que a mensagem nada tem a ver com ele. “Foi um dos funcionários da sede de campanha”, disse à rádio pública, adiantando que “o erro foi rapidamente reparado”. A mensagem foi muito criticada pela oposição israelita.

Os israelitas têm eleições Legislativas na próxima terça-feira, num escrutínio que se prevê muito disputado. Segundo as sondagens, Netanyahu está praticamente lado a lado com o seu rival do partido centrista Azul e Branco, o antigo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Benny Gantz.

As eleições antecipadas acontecem porque o primeiro-ministro israelita não conseguiu formar uma coligação de Governo viável na sequência das eleições de abril.

Esta terça-feira, Netanyahu prometeu anexar uma parte da Cisjordânia ocupada — o vale do Jordão e o norte do Mar Morto — se for reeleito, depois de nas eleições de abril ter prometido anexar alguns colonatos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …