Fabril 0-2 FC Porto | Golos de Toni Martínez e Taremi asseguram continuidade do FC Porto na Taça

Mário Cruz / Lusa

O FC Porto assegurou este sábado a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao vencer por 2-0 na visita ao Fabril, com golos dos avançados Toni Martínez e Taremi.

O espanhol estreou-se a marcar de ‘azul e branco’, aos 45+1 minutos, enquanto o iraniano sentenciou, no início da segunda parte (51), uma partida perfeita para os ‘dragões’ recuperarem o ritmo competitivo, após a interrupção da I Liga para os compromissos das seleções.

Sérgio Conceição manteve apenas Sarr, Manafá e Otávio no onze que bateu o Portimonense (3-1) no último encontro do campeonato, mas os ‘dragões’ entraram a mandar no jogo, como lhes competia, frente a um adversário do terceiro escalão, embora o domínio intenso exercido nos primeiros 20 minutos não tivesse efeito prático.

Taremi (02) cabeceou muito perto do poste, Felipe Anderson (08) viu um remate ser intercetado por um defesa do Fabril, a caminho da baliza, e Toni Martínez (16) testou a atenção de João Marreiros, naquelas que foram as melhores oportunidades da primeira parte, com exceção do lance do golo.

Após o ímpeto inicial dos ‘azuis e brancos’, o Fabril acertou as marcações no meio campo e conseguiu ter um pouco mais de bola, o que não significou que conseguisse criar qualquer lance de verdadeiro ‘aperto’ para Diogo Costa, mas sempre impediu o FC Porto de voltar a visar a baliza com perigo até ao último lance da primeira parte.

Foi quando Nakajima não desistiu de um cruzamento demasiado comprido de Romário Baró e devolveu a bola larga, para a direita do ataque, onde Otávio assistiu Toni Martínez para o seu primeiro golo ao serviço dos ‘dragões’, num remate acrobático de boa execução técnica no ‘coração’ da grande área.

Desfeito o empate ainda antes do intervalo, os ‘dragões’ anularam o possível nervosismo que se poderia instalar se o ‘nulo’ persistisse durante muito mais tempo, que em função da produção ofensiva da equipa da casa era mesmo o único perigo que espreitava a equipa de Sérgio Conceição.

Logo a abrir a segunda parte, Felipe Anderson, com tempo e espaço para tudo, em zona frontal, solicitou Taremi no interior da grande área e o iraniano, de primeira, ‘fuzilou’ João Marreiros e sentenciou o encontro.

A partida desenhava-se, cada vez mais, como um belíssimo treino competitivo para os campeões nacionais e, por isso, Sérgio Conceição aproveitou até para dar ritmo a alguns dos elementos ‘poupados’ para o desfio da ‘Champions’, com o Marselha, fazendo entrar Luis Díaz, Jesús Corona e Sérgio Oliveira, de uma assentada, aos 61 minutos.

Daí até ao final, Evanilson e Fábio Vieira, em campo há apenas dois minutos, falharam o desvio na pequena área a um cruzamento de Luis Díaz (82), que, isolado por Romário Baró, não foi egoista e acabou por desperdiçar o lance de maior perigo da segunda metade.

O Fabril, desfalcado de cinco elementos que tiveram resultado positivo nos testes à covid-19, lutou com as ‘armas’ que tinha, deixando uma imagem de equipa bem organizada, mas justamente ‘castigada’ pela falta de ousadia ofensiva.

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …