Ciclista Fabio Jakobsen regressa aos Países Baixos. Está a “progredir favoravelmente”

Andrzej Grygiel / EPA

Durante o sprint final da primeira etapa do Tour da Polónia, Dylan Groenewege empurrou Fabio Jakobsen

O ciclista holandês vai regressar aos Países Baixos, após “progredir favoravelmente”, quase uma semana depois da queda violenta na primeira etapa da Volta à Polónia.

“O estado de Fabio Jakobsen está a progredir favoravelmente, de tal forma que será transferido na quarta-feira para o hospital de Leiden, nos Países Baixos (LUMC), onde será efetuado um tratamento às lesões”, informou a equipa belga Deceuninck-Quick Step.

Na semana passada, no sprint final da primeira etapa da Volta a Polónia, em Katowice, Jakobson, de 23 anos, estatelou-se nas barreiras de proteção, depois de ser empurrado por Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma), que já foi suspenso pela própria equipa.

O holandês sofreu lesões graves, nomeadamente na zona da cabeça e do rosto, e foi operado ao longo de cinco horas, com os responsáveis a manterem, na altura, o ciclista em coma induzido, num cenário grave, mas estável.

O incidente levou à desqualificação de Groenewegen e a vitória foi atribuída a Jakobson.

No dia seguinte, o diretor da equipa de Jakobsen, Patrick Lefevere, confirmou que iria apresentar uma queixa-crime contra o ciclista, depois de já ter apresentado uma queixa na União Ciclista Internacional (UCI).

Groenewegen lamentou o incidente com o compatriota e disse pensar “constantemente” nele, cuja saúde disse ser o mais importante.

“Odeio o que se passou ontem. Não consigo encontrar as palavras para descrever o quão sinto muito pelo Fabio e por outros que foram arrastados ou caíram. Neste momento, a saúde do Fabio é o que mais importa, penso nele constantemente“, escreveu no Twitter.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.