Ciclista holandês em estado grave após ter sido empurrado por adversário

Andrzej Grygiel / EPA

Durante o sprint final da primeira etapa do Tour da Polónia, Dylan Groenewege empurrou Fabio Jakobsen

Durante o sprint final da primeira etapa do Tour da Polónia, o ciclista Dylan Groenewege empurrou o adversário Fabio Jakobsen, que se encontra agora em estado grave.

De acordo com o Jornal de Notícias, o ciclista holandês, Fabio Jakobsen, chegou ao hospital de Sosnowiec em estado grave, em coma induzido.

O diretor-adjunto do hospital, Pawel Gruenpeter, informou, entretanto, que o atleta já foi operado, ao longo de cinco horas, a lesões na cabeça e no rosto. Jakobsen mantém-se em coma induzido e, de acordo com a equipa clínica, uma tomografia mostra que, aparentemente, o tecido cerebral não terá sido danificado.

“As principais lesões situam-se ao nível do rosto. Felizmente, a visão não foi afetada. O estado de saúde é grave, mas estável”, adiantou o diretor-adjunto, acrescentando que será feito, ainda hoje, um procedimento para o acordar do coma.

Durante o sprint final da primeira etapa do Tour da Polónia, em Katowice, Jakobson foi empurrado pelo adversário Dylan Groenewegen, fazendo com que batesse nas barreiras de proteção. Acabaria por ser desclassificado e a vitória foi atribuída ao ciclista ferido.

https://twitter.com/RenaudB31/status/1291049428644704256?s=20

A União Ciclista Internacional (UCI), citada pelo mesmo jornal, condenou “firmemente o seu comportamento perigoso”, considerando que o holandês teve uma conduta “inaceitável”. Por isso, vai pedir que a comissão disciplinar “aplique sanções proporcionais à gravidade dos factos”.

Na altura do incidnte, a médica da prova, Barbara Jerschina, declarou que o estado do ciclista, de 23 anos, era “grave” e que “a sua vida está ameaçada”, uma vez que sofreu “lesões importantes”, sobretudo na cabeça, e “perdeu muito sangue”. A profissional referiu, porém, que “o coração está a funcionar bem” e que “não existem lesões na caixa torácica”.

Segundo o JN, a queda do ciclista holandês acabou por provocar outras quedas, incluindo a do próprio rival. Vários atletas, mesmo estando conscientes, acabaram por ir ao hospital para fazer exames.

De acordo com o site Tribuna Expresso, vários nomes do ciclismo já pediram que Groenewege seja responsabilizado por esta atitude antidesportiva. O diretor da equipa de Jakobsen, a Deceuninck-Quick Step, pediu até que o adversário fosse preso.

Por sua vez, a equipa de Groenewege, a Team Jumbo-Visma, também já veio pedir desculpa por este episódio. “Choques como estes não deviam acontecer. Pedimos as sinceras desculpas e vamos discutir internamente o que aconteceu.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Inveja e mau perder é um mal terrível que afeta muitos “seres humanos”, este quanto a mim, deveria ser posto fora da corrida e responder em tribunal pelo acto que praticou para que sirva de exemplo para outros “desportistas” como ele.

RESPONDER

Brasil altera decreto sobre aborto e retira obrigatoriedade de mulher ver o feto

O Brasil só permite o aborto quando a gravidez é resultado de uma violação, quando há risco de vida para a mulher e se o feto for anencéfalo. O governo brasileiro alterou, esta quinta-feira, um decreto …

CDS/Porto acaba com "especulações". Partido apoia Rui Moreira se autarca decidir recandidatar-se

A concelhia do CDS-PP do Porto vai apoiar o independente Rui Moreira à Câmara do Porto caso o autarca decida recandidatar-se nas eleições autárquicas de 2021, por entender que é "a solução que melhor serve …

Comissão de trabalhadores quer lançar abaixo-assinado em defesa de uma "TAP pública"

A Comissão de Trabalhadores da TAP considera que só a manutenção da companhia na esfera do Estado impedirá que se transforme numa subsidiária, tendo lançado na quinta-feira um manifesto em defesa da empresa, que pretende …

Défice das contas públicas agrava-se 6552 milhões de euros por causa da pandemia

O défice das contas públicas agravou-se em 6552 milhões de euros até agosto, totalizando 6147 milhões de euros, valor inferior ao registado em julho. "A execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas (AP) registou até …

Família Real perde 15 milhões devido à pandemia (mas não vai pedir dinheiro aos britânicos)

A pandemia chegou e rapidamente afetou a economia mundial. Nem a Família Real inglesa foi exceção e também sofreu perdas avultadas. Segundo a AFP, as finanças da Rainha Isabel II registam perdas de 15 milhões …

"Já criaram problemas suficientes no mundo!", diz China aos EUA durante reunião da ONU

A China indignou-se com os Estados Unidos (EUA), durante uma reunião por videoconferência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), após este último ter acusado o país de ser o responsável pela …

Suíça inclui Portugal na sua lista de destinos de alto risco

Os viajantes de Portugal para a Suíça terão, a partir de segunda-feira, de cumprir uma quarentena de 10 dias, na sequência do alargamento da lista de países considerada de alto risco pandémico anunciada por Genebra. Portugal …

Jair Bolsonaro submetido a cirurgia para retirar cálculo na bexiga

O Presidente do Brasil passou por uma cirurgia para retirar um cálculo na bexiga e encontra-se estável clinicamente, sem febre ou dor, segundo um comunicado divulgado, esta sexta-feira, pela assessoria de comunicação do Governo. A nota …

Aos 94 anos, David Attenborough cria Instagram e deixa alerta: "O mundo está em perigo"

O famoso naturalista britânico David Attenborough, de 94 anos, iniciou-se esta quinta-feira na rede social Instagram, porque acredita que "salvar o planeta é agora um desafio de comunicação". Em poucas horas já contava com mais …

Plano do Governo para o hidrogénio "vai aumentar factura do gás em 20%"

O Plano Nacional Energia e Clima (PNEC), onde o Governo reforça a aposta no hidrogénio verde, "vai aumentar a factura do gás em cerca de 20%". É o economista Abel Mateus quem o antecipa, prevendo …