Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

1

Andrzej Grygiel / EPA

Durante o sprint final da primeira etapa do Tour da Polónia, Dylan Groenewege empurrou Fabio Jakobsen

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia.

“Confirmo as mensagens no Twitter. Foi um gesto muito sujo de Groenewegen. Não fazemos este tipo de coisas. Já apresentámos uma queixa na UCI e vamos fazer a mesma coisa na polícia da Polónia. Não vamos deixar isto passar”, disse Patrick Lefevere.

“Olho para o sprint uma dezena de vezes. Não consigo compreender a ação de Groenewegen, um ciclista deve permanecer na sua linha”, justificou o diretor da equipa Deceuninck-Quick Step.

O responsável repetiu a indicação de que a equipa medica vai tentar, ainda hoje, acordar Jakobsen, explicando que o ciclista não tem órgãos vitais atingidos, mas que fraturou quase todos os ossos do rosto: “É verdadeiramente grave”, declarou.

Entretanto, Dylan Groenewegen, da equipa Jumbo-Visma, disse não encontrar palavras para o que sente. “Odeio o que se passou ontem. Não consigo encontrar as palavras para descrever o quão sinto muito pelo Fabio e por outros que foram arrastados ou caíram. Neste momento, a saúde do Fabio é o que mais importa, penso nele constantemente“, escreveu no Twitter.

Esta quarta-feira, no sprint final da primeira etapa do Tour da Polónia, em Katowice, Jakobson estatelou-se nas barreiras de proteção, depois de ter sido empurrado por Groenewegen.

O holandês, de 23 anos, sofreu lesões graves, nomeadamente na zona da cabeça e rosto, e foi operado ao longo de cinco horas, mantendo-se em coma induzido, em estado grave, mas estável, de acordo com os médicos.

A queda acabou por provocar uma onda de outras quedas, incluindo a do próprio Groenewegen, já depois de cruzar a meta, com vários ciclistas a acabarem por ir para o hospital, nomeadamente Marc Sarreau, com um traumatismo nas costas e roturas ligamentares múltiplas; Damien Touzé, com uma tripla fratura numa mão, e Eduard Prades, com uma fratura numa vértebra.

O incidente levou à desqualificação de Groenewegen e a vitória foi atribuída a Jakobson. A União Ciclista Internacional (UCI) condenou “firmemente este comportamento perigoso” e vai pedir que a comissão disciplinar “aplique sanções proporcionais à gravidade dos factos”.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.