Expresso avança com acção contra proibição de entrevistar Sócrates

José Goulão / Flickr

José Sócrates, durante as gravações da mensagem de Natal de 2008.

José Sócrates, durante as gravações da mensagem de Natal de 2008.

O Expresso avançou esta sexta-feira com uma acção judicial com o objectivo de anular a decisão do director-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) que impede o jornal de entrevistar o ex-primeiro-ministro José Sócrates, anunciou o semanário.

Em comunicado, a direcção do Expresso explica que “perante a recusa comunicada pelo DGRSP, sustentada nos pareceres do juiz de Instrução e do Ministério Público” o semanário “avançou com uma intimação para protecção de direitos, liberdades e garantias”.

Com base no ponto 3 do Código Deontológico do Jornalista, a direcção do Expresso “alega que o despacho do juiz, em que se baseou a decisão do DGRPS, só se pode opor à concessão de autorização da dita entrevista com base ‘na ponderação do prejuízo da mesma para as finalidades da prisão preventiva'”.

O ponto em causa estatui que qualquer jornalista deve lutar contra as restrições no acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar,

Segundo o Expresso, o juiz “tem de fundamentar a sua recusa com esta submissão e explicar porque impede um jornal de aceder a uma fonte de informação”.

A direcção do jornal, liderada por Ricardo Costa, recorda que a liberdade de imprensa é um direito constitucional “que implica o direito de os jornalistas terem livre acesso às fontes de informação”.

O semanário do grupo Impresa argumenta, no processo intentado, que isso “não está a ser tomado em conta nesta decisão”, razão pela qual a direcção do Expresso “pretende assegurar o exercício, em tempo útil, do seu direito de liberdade de imprensa, solicitando que lhe seja concedida autorização para aceder à fonte identificada e dela recolher a informação que entender por conveniente, podendo publicá-la”.

Na edição deste sábado, o semanário divulga as 81 perguntas que pretende fazer a José Sócrates, pelo que “ficará assim claro e evidente que a entrevista seria de inegável interesse público”, conclui o semanário.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates está preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada num caso relacionado com alegada ocultação ilícita de património e transacções financeiras no valor de vários milhões de euros.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …