Ucrânia diz que há objectos nos telhados, Rússia diz que a Ucrânia é que vai tentar atacar a centrar nuclear.
A maior central nuclear da Europa volta a ser um núcleo da guerra entre Rússia e Ucrânia.
A central nuclear em Zaporizhia, passou a ter objectos que parecem explosivos, avisam as Forças Armadas da Ucrânia.
“De acordo com informações operacionais, objectos estranhos semelhantes a dispositivos explosivos foram colocados hoje (terça-feira) no telhado externo da terceira e quarta unidades de energia da central nuclear de Zaporizhia”, avisaram as Forças Armadas da Ucrânia.
O exército ucraniano alega que a Rússia está a criar um cenário de ataque ucraniano à central nuclear.
Embora, sublinhe, a detonação desses alegados materiais explosivos não deve danificar unidades de energia do local.
“As Forças Armadas da Ucrânia não violam as normas do direito humanitário internacional, monitoram e controlam a situação e estão prontas para agir sob quaisquer condições. Nenhuma provocação do inimigo passará”, completa a mensagem, citada no TSN.
Da Rússia já chegou a indicação de que a central nuclear será alvo de ataque da Ucrânia ainda hoje, quarta-feira.
“Hoje recebemos informações que estou autorizado a revelar. No dia 5 de Julho, durante a noite, em completa escuridão, o Exército ucraniano tentará atacar a central nuclear de Zaporizhia”, disse Renat Karchaa, assessor do grupo nuclear russo Rosatom.
Renat Karchaa acrescentou que a operação será concretizada através de armas de precisão de longo alcance e drones.
O Ministério da Administração Interna da Ucrânia já tinha dito publicamente o que fazer, em caso de ataque terrorista à central nuclear.
O momento mais importante é o primeiro dia, quando a radiação é maior: a própria central seria logo encerrada; as pessoas deveriam fechar-se no quarto sem ventilação, desligar os aparelhos de ar condicionado e aquecedores e fechar todas as aberturas das casas; utilizar máscara; e, quem quiser sair da zona, vai ter direito a transporte apropriado e fornecido pelo Governo.
Guerra na Ucrânia
-
3 Dezembro, 2024 Adesão da Ucrânia à NATO nunca será imediata, diz Rangel
-
2 Dezembro, 2024 Problema para a Ucrânia: 50 mil soldados desertaram neste ano
-
30 Novembro, 2024 Rússia já iniciou “guerra secreta” com Ocidente. Mapa mostra como
O desespero russo é tanto que depois da barragem não me admiraria que destruíssem a central nuclear.
Penso que atualmente ninguém tem dúvidas sobre quem é sempre o mentiroso. É quem disse que não ia atacar a Ucrânia e depois atacou. Quem diz que não ataca alvos civis e todos os dias mata crianças e mulheres. Quem diz que a guerra era necessária por causa dos nazis ucranianos que, curiosamente, Prigozhin diz que não viu nenhum até ao momento!!! Aqueles que dizem que não têm perdas quando o próprio Prigozhin diz que têm mais de 120 mil mortos.
São esses mesmos, os nazis de Putin.
Estou de acordo consigo. Estar guerra saiu totalmente do controlo de Putin. Pensava que em 4 ou 5 dias conquistavam aquilo tudo. Nem em 30 anos conseguirão. No final irão perder e o Putin será pendurado pelo pescoço.