Vários civis morreram este domingo, em Cabul, na sequência de uma explosão junto da mesquita de Id Gah, a segunda maior da cidade, indicou um alto responsável talibã no Twitter.
Uma explosão à entrada da mesquita Eid Gah, em Cabul, causou a morte de vários civis, anunciou um porta-voz dos talibãs.
“Uma explosão atingiu esta tarde uma reunião civil, perto da entrada da mesquita de Id Gah em Cabul, matando várias pessoas”, disse o porta-voz do governo, Zabihullah Mujahid, sem dar mais detalhes.
نن ماسپښین د کابل ښار عیدګاه جامع مسجد دروازې ته نژدې سیمه کې د ملکي خلکو په یوه تجمع کې بمي چاودنه وشوه، چې له امله یې متأسفانه یو شمیر ملکي هیوادوالو ته تلفات واوښتل.
— Zabihullah (..ذبـــــیح الله م ) (@Zabehulah_M33) October 3, 2021
A bomba explodiu quando se realizava uma missa em memória da mãe do porta-voz, afirma a agência Associated Press. Segundo o Aljazeera, a área ao redor da mesquita Eid Gah foi isolada pelos talibãs, que mantêm no local um elevado perímetro de segurança
Até agora ainda não foi reivindicada a autoria do ataque.
Desde a posse dos talibãs no Afeganistão, em meados de agosto, têm aumentado os ataques do grupo terrorista Estado Islâmico, que mantém forte presença na província oriental de Nangarhar e considera os talibãs como inimigos.
ZAP // Lusa