Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

Wadel Hamzeh / EPA

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente a várias centenas de toneladas de TNT (trinitrotolueno, conhecido como dinamite).

De acordo com Science Alert, a explosão foi registada como um terramoto de magnitude 3,3 e os efeitos foram sentidos a quilómetros de distância do local de origem.

Jeffrey Lewis, especialista em armas nucleares do Instituto Middlebury de Estudos Internacionais da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), estimou o rendimento em “entre 200 e 500 toneladas, tendo em consideração os danos da explosão, a onda de choque, os sinais sísmicos e o tamanho da cratera”.

Essa quantidade de poder explosivo é duas vezes maior em termos de magnitude do que a Ordnance Air Blast GBU-43/B, a arma não nuclear mais poderosa do arsenal norte-americano, com um rendimento de explosão de cerca de 11 toneladas. Foi usada pela primeira vez num combate contra o Estado Islâmico, no Afeganistão, em abril de 2017.

A explosão em Beirute foi tão poderosa que alguns especialistas temiam que tivesse ocorrido algum tipo de detonação nuclear, um medo potenciado pela nuvem de fumo em forma de cogumelo que se elevou sobre o local após o incidente.

O governador de Beirute comparou a explosão às bombas atómicas que devastaram as cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial. “Na minha vida, não tinha visto destruição nesta escala”, afirmou.

Com um rendimento explosivo de algumas centenas de toneladas, o incidente em Beirute terá sido dezenas de vezes menos poderoso do que a bomba atómica que devastou Hiroshima. Contudo, pode ser comparável ao da bomba de gravidade nuclear B61 de menor rendimento, que tem um rendimento explosivo de cerca de 300 toneladas.

Alguns especialistas estimaram o rendimento explosivo do que aconteceu na capital libanesa em um a dois quilotons, o que tornaria a explosão potencialmente mais poderosa do que algumas das armas nucleares táticas de pequeno porte dos EUA.

“A comparação termina aí”, declarou Hans Kristensen, especialista em armas nucleares da Federação de Cientistas Americanos. “A onda de pressão seria muito mais rápida porque a libertação de energia de uma reação em cadeia nuclear descontrolada é muito mais rápida do que a libertação de energia de uma explosão química”, explicou.

https://twitter.com/_esaliba/status/1290763126296764416?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1290763126296764416%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.sciencealert.com%2Fbeirut-s-devastating-port-explosion-100-times-bigger-than-the-mother-of-all-bombs

Já Kingston Rief, especialista em desarmamento e redução de ameaças da Associação de Controle de Armas, esclareceu que embora o rendimento da explosão de Beirute possa ser comparável ao de algumas armas nucleares dos EUA, “isso não significa, de forma alguma, que a explosão teria sido como a detonação da variante B61 de menor rendimento”.

Uma “explosão nuclear teria sido muito pior, pois incluiria efeitos térmicos e de radiação mais extremos”, apontou, acrescentando que “as armas nucleares não são” consideradas “apenas mais uma arma por alguma razão”.

O nitrato de amónio suspeito de desencadear a explosão foi confiscado de um navio de carga há vários anos, de acordo com autoridades libanesas. A substância, um fertilizante comum, é um material altamente explosivo, que já esteve envolvido em várias explosões.

A destruição em Beirute deixou mais de 300 mil pessoas desalojadas, numa altura em que o país enfrenta dificuldades financeiras e políticas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …