//

Explosão atinge autocarro do Borussia Dortmund. Polícia investiga pista islamita

STR / EPA

Explosão atinge autocarro do Borussia Dortmund

Os vidros do autocarro do Dortmund estilhaçaram, ferindo duas pessoas

Três explosões atingiram, esta terça-feira, o autocarro do Borussia Dortmund no momento em que a equipa alemã estava a caminho do estádio de Signal Iduna Park. O incidente feriu o defesa central espanhol Marc Bartra e um polícia.

O jogo com o Mónaco para os quarto de final da Liga dos Campeões, que deveria ter-se realizado esta terça-feira, foi adiado. Na sua conta da rede social Twitter, o Dortmund anunciou o adiamento do encontro para as 17h45 de quarta-feira, afirmando que os ingressos para o jogo de hoje continuam válidos.

Fonte da polícia disse que foram usadas três cargas explosivas quando o autocarro estava a caminho do estádio. Mais tarde, o chefe da polícia local assumiu que as explosões que atingiram o autocarro visavam especificamente o veículo que transportava a equipa alemã de futebol.

Após a explosão, os vidros do autocarro estilhaçaram, ferindo um jogador do Dortmund e um polícia que acompanhava, de moto, o autocarro. No Twitter, o clube alemão confirmou que o jogador ferido era o defesa central de 26 anos, Marc Bartra. O jogador espanhol foi transportado para o hospital e foi operado ao pulso direito.

“O Marc está neste momento a ser operado a uma fratura no pulso direito. Ele tem um corpo estranho no braço”, disse um porta-voz da equipa, em conferência de imprensa.

Uma responsável da procuradoria, Sandra Lücke, indicou que uma investigação por “tentativa de homicídio” foi aberta e sublinhou que ainda é demasiado cedo para determinar a motivação das explosões.

A procuradora certificou também que um quarto objeto “semelhante a um explosivo” foi encontrado nas proximidades do local do ataque, mas os investigadores ainda não conseguiram determinar se é um explosivo e se está relacionado com as três explosões anteriores.

Citando fontes policiais, a agência noticiosa alemã DPA avançou, ao início da noite, que, neste ponto da investigação, não existe “qualquer elemento” que sugira que o ataque ao autocarro em que seguia a equipa alemã teve origem terrorista.

De acordo com a AFP, que recolhe as informações da DPA, a polícia não usa a palavra atentado para descrever o incidente, mas sim “ataque grave com explosivos”.

Depois das explosões, os adeptos do Mónaco que se encontravam nas bancadas do Signal Iduna Park homenagearam a equipa alemã, num gesto de “fair play” que está a ser divulgado nas redes sociais.

E, como o o jogo foi adiado para hoje, muitos adeptos do Dortmund também participaram na onda de solidariedade e ofereceram casa aos adeptos da equipa francesa, para que estes possam assistir ao encontro para os quarto de final da Liga dos Campeões.

Polícia investiga carta com alegada pista islamita

A polícia alemã está a investigar se as três explosões constituem um ataque islâmico, após ter encontrado uma carta no local, segundo a imprensa. Na carta é reivindicada a autoria do ataque, mas a polícia ainda não conseguiu confirmar a autenticidade da mesma.

Segundo a imprensa alemã, os investigadores não descartam a possibilidade de os autores do ataque terem tentado deixar uma pista falsa.

A referida carta faz alusão à missão militar alemã na Síria. Segundo estes órgãos de comunicação, começa com referência a “Alá, o clemente, o misericordioso”, e faz alusão ao atentado registado em dezembro num mercado de natal em Berlim, e denuncia que aviões caça Tornado alemães participam no homicídio de muçulmanos no califado do Estado Islâmico (EI).

Por esse motivo, continua o escrito, desportistas e personalidades da “Alemanha e de outros países da cruzada” estão na lista de alvos do grupo Estado Islâmico até que os Tornado sejam retirados e seja encerrada a base norte-americana em Ramstein (sudoeste da Alemanha).

Oficialmente, a polícia limitou-se a informar esta manhã que a investigação continua, sem dar detalhes sobre a mesma nem sobre a eventual autoria do ataque, enquanto analisa a autenticidade da carta.

No entanto, a imprensa alemã avança que existe uma outra carta, na sequência da qual as autoridades investigam a possibilidade de o ataque ter sido levado a cabo por ativistas antifascistas.

Segundo a revista alemã Focus, na segunda carta que esteve a circular na Internet, um outro grupo anti-fascista e de extrema esquerda, garante a autoria do ataque como forma de retaliação pelo comportamento “racista, nazista e populista de direita” de alguns fãs do Borussia Dortmund.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.