Explosão atinge autocarro do Borussia Dortmund. Polícia investiga pista islamita

STR / EPA

Explosão atinge autocarro do Borussia Dortmund

Os vidros do autocarro do Dortmund estilhaçaram, ferindo duas pessoas

Três explosões atingiram, esta terça-feira, o autocarro do Borussia Dortmund no momento em que a equipa alemã estava a caminho do estádio de Signal Iduna Park. O incidente feriu o defesa central espanhol Marc Bartra e um polícia.

O jogo com o Mónaco para os quarto de final da Liga dos Campeões, que deveria ter-se realizado esta terça-feira, foi adiado. Na sua conta da rede social Twitter, o Dortmund anunciou o adiamento do encontro para as 17h45 de quarta-feira, afirmando que os ingressos para o jogo de hoje continuam válidos.

Fonte da polícia disse que foram usadas três cargas explosivas quando o autocarro estava a caminho do estádio. Mais tarde, o chefe da polícia local assumiu que as explosões que atingiram o autocarro visavam especificamente o veículo que transportava a equipa alemã de futebol.

Após a explosão, os vidros do autocarro estilhaçaram, ferindo um jogador do Dortmund e um polícia que acompanhava, de moto, o autocarro. No Twitter, o clube alemão confirmou que o jogador ferido era o defesa central de 26 anos, Marc Bartra. O jogador espanhol foi transportado para o hospital e foi operado ao pulso direito.

“O Marc está neste momento a ser operado a uma fratura no pulso direito. Ele tem um corpo estranho no braço”, disse um porta-voz da equipa, em conferência de imprensa.

Uma responsável da procuradoria, Sandra Lücke, indicou que uma investigação por “tentativa de homicídio” foi aberta e sublinhou que ainda é demasiado cedo para determinar a motivação das explosões.

A procuradora certificou também que um quarto objeto “semelhante a um explosivo” foi encontrado nas proximidades do local do ataque, mas os investigadores ainda não conseguiram determinar se é um explosivo e se está relacionado com as três explosões anteriores.

Citando fontes policiais, a agência noticiosa alemã DPA avançou, ao início da noite, que, neste ponto da investigação, não existe “qualquer elemento” que sugira que o ataque ao autocarro em que seguia a equipa alemã teve origem terrorista.

De acordo com a AFP, que recolhe as informações da DPA, a polícia não usa a palavra atentado para descrever o incidente, mas sim “ataque grave com explosivos”.

Depois das explosões, os adeptos do Mónaco que se encontravam nas bancadas do Signal Iduna Park homenagearam a equipa alemã, num gesto de “fair play” que está a ser divulgado nas redes sociais.

E, como o o jogo foi adiado para hoje, muitos adeptos do Dortmund também participaram na onda de solidariedade e ofereceram casa aos adeptos da equipa francesa, para que estes possam assistir ao encontro para os quarto de final da Liga dos Campeões.

Polícia investiga carta com alegada pista islamita

A polícia alemã está a investigar se as três explosões constituem um ataque islâmico, após ter encontrado uma carta no local, segundo a imprensa. Na carta é reivindicada a autoria do ataque, mas a polícia ainda não conseguiu confirmar a autenticidade da mesma.

Segundo a imprensa alemã, os investigadores não descartam a possibilidade de os autores do ataque terem tentado deixar uma pista falsa.

A referida carta faz alusão à missão militar alemã na Síria. Segundo estes órgãos de comunicação, começa com referência a “Alá, o clemente, o misericordioso”, e faz alusão ao atentado registado em dezembro num mercado de natal em Berlim, e denuncia que aviões caça Tornado alemães participam no homicídio de muçulmanos no califado do Estado Islâmico (EI).

Por esse motivo, continua o escrito, desportistas e personalidades da “Alemanha e de outros países da cruzada” estão na lista de alvos do grupo Estado Islâmico até que os Tornado sejam retirados e seja encerrada a base norte-americana em Ramstein (sudoeste da Alemanha).

Oficialmente, a polícia limitou-se a informar esta manhã que a investigação continua, sem dar detalhes sobre a mesma nem sobre a eventual autoria do ataque, enquanto analisa a autenticidade da carta.

No entanto, a imprensa alemã avança que existe uma outra carta, na sequência da qual as autoridades investigam a possibilidade de o ataque ter sido levado a cabo por ativistas antifascistas.

Segundo a revista alemã Focus, na segunda carta que esteve a circular na Internet, um outro grupo anti-fascista e de extrema esquerda, garante a autoria do ataque como forma de retaliação pelo comportamento “racista, nazista e populista de direita” de alguns fãs do Borussia Dortmund.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …