Explosão atinge autocarro do Borussia Dortmund. Polícia investiga pista islamita

STR / EPA

Explosão atinge autocarro do Borussia Dortmund

Os vidros do autocarro do Dortmund estilhaçaram, ferindo duas pessoas

Três explosões atingiram, esta terça-feira, o autocarro do Borussia Dortmund no momento em que a equipa alemã estava a caminho do estádio de Signal Iduna Park. O incidente feriu o defesa central espanhol Marc Bartra e um polícia.

O jogo com o Mónaco para os quarto de final da Liga dos Campeões, que deveria ter-se realizado esta terça-feira, foi adiado. Na sua conta da rede social Twitter, o Dortmund anunciou o adiamento do encontro para as 17h45 de quarta-feira, afirmando que os ingressos para o jogo de hoje continuam válidos.

Fonte da polícia disse que foram usadas três cargas explosivas quando o autocarro estava a caminho do estádio. Mais tarde, o chefe da polícia local assumiu que as explosões que atingiram o autocarro visavam especificamente o veículo que transportava a equipa alemã de futebol.

Após a explosão, os vidros do autocarro estilhaçaram, ferindo um jogador do Dortmund e um polícia que acompanhava, de moto, o autocarro. No Twitter, o clube alemão confirmou que o jogador ferido era o defesa central de 26 anos, Marc Bartra. O jogador espanhol foi transportado para o hospital e foi operado ao pulso direito.

“O Marc está neste momento a ser operado a uma fratura no pulso direito. Ele tem um corpo estranho no braço”, disse um porta-voz da equipa, em conferência de imprensa.

Uma responsável da procuradoria, Sandra Lücke, indicou que uma investigação por “tentativa de homicídio” foi aberta e sublinhou que ainda é demasiado cedo para determinar a motivação das explosões.

A procuradora certificou também que um quarto objeto “semelhante a um explosivo” foi encontrado nas proximidades do local do ataque, mas os investigadores ainda não conseguiram determinar se é um explosivo e se está relacionado com as três explosões anteriores.

Citando fontes policiais, a agência noticiosa alemã DPA avançou, ao início da noite, que, neste ponto da investigação, não existe “qualquer elemento” que sugira que o ataque ao autocarro em que seguia a equipa alemã teve origem terrorista.

De acordo com a AFP, que recolhe as informações da DPA, a polícia não usa a palavra atentado para descrever o incidente, mas sim “ataque grave com explosivos”.

Depois das explosões, os adeptos do Mónaco que se encontravam nas bancadas do Signal Iduna Park homenagearam a equipa alemã, num gesto de “fair play” que está a ser divulgado nas redes sociais.

E, como o o jogo foi adiado para hoje, muitos adeptos do Dortmund também participaram na onda de solidariedade e ofereceram casa aos adeptos da equipa francesa, para que estes possam assistir ao encontro para os quarto de final da Liga dos Campeões.

Polícia investiga carta com alegada pista islamita

A polícia alemã está a investigar se as três explosões constituem um ataque islâmico, após ter encontrado uma carta no local, segundo a imprensa. Na carta é reivindicada a autoria do ataque, mas a polícia ainda não conseguiu confirmar a autenticidade da mesma.

Segundo a imprensa alemã, os investigadores não descartam a possibilidade de os autores do ataque terem tentado deixar uma pista falsa.

A referida carta faz alusão à missão militar alemã na Síria. Segundo estes órgãos de comunicação, começa com referência a “Alá, o clemente, o misericordioso”, e faz alusão ao atentado registado em dezembro num mercado de natal em Berlim, e denuncia que aviões caça Tornado alemães participam no homicídio de muçulmanos no califado do Estado Islâmico (EI).

Por esse motivo, continua o escrito, desportistas e personalidades da “Alemanha e de outros países da cruzada” estão na lista de alvos do grupo Estado Islâmico até que os Tornado sejam retirados e seja encerrada a base norte-americana em Ramstein (sudoeste da Alemanha).

Oficialmente, a polícia limitou-se a informar esta manhã que a investigação continua, sem dar detalhes sobre a mesma nem sobre a eventual autoria do ataque, enquanto analisa a autenticidade da carta.

No entanto, a imprensa alemã avança que existe uma outra carta, na sequência da qual as autoridades investigam a possibilidade de o ataque ter sido levado a cabo por ativistas antifascistas.

Segundo a revista alemã Focus, na segunda carta que esteve a circular na Internet, um outro grupo anti-fascista e de extrema esquerda, garante a autoria do ataque como forma de retaliação pelo comportamento “racista, nazista e populista de direita” de alguns fãs do Borussia Dortmund.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China acusada de violar sanções à Coreia do Norte. EUA oferecem recompensa de 5 milhões

A China está a ser acusação de uma “violação flagrante” da obrigação de aplicar sanções internacionais à Coreia do Norte. Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações. De …

Fabricante de aeronaves Embraer revela ter sido vítima de ataque informático

A fabricante aeronáutica brasileira Embraer informou esta terça-feira, em comunicado, que sofreu um ataque informático aos seus sistemas. A Embraer frisou, em comunicado divulgado aos acionistas, que o ataque “resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos …

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …

Portugal com mais 68 mortos e 3.384 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 68 mortos relacionados com a covid-19 e 3.384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.645 …

Tribunal de Contas usa inteligência artificial para controlar entidades

O Tribunal de Contas (TdC) começou a utilizar um sistema baseado em inteligência artificial para controlar as contas de cerca de 6.500 entidades que estão sob a sua alçada. Segundo noticiou esta quarta-feira o Correio da …

Açores decreta cerca sanitária em Rabo de Peixe

O governo regional decretou que vai implementar uma cerca sanitária em Rabo de Peixe, devido ao crescimento dos casos de covid-19. A freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, nos Açores, vai ficar …

Uma brecha na coligação israelita. Gantz ameaça apoiar moção de censura e derrubar Governo

Benjamim Netanyahu, primeiro-ministro israelita, pediu ao parceiro de coligação para votar contra a moção de censura ao Governo, apresentada esta quarta-feira no Parlamento. Mas Benny Gantz, ministro da Defesa, disse que o seu partido votará a …