Exploração de lítio ameaçada por protestos a nível nacional

(dr) Dakota Minerals

Prospecção de lítio em Montalegre

A exploração de lítio está comprometida por um movimento nacional de protestos. As preocupações prendem-se com a preservação do património ambiental e natural.

Um movimento nacional de oposição à exploração do lítio vai contra as intenções de várias empresas multinacionais e até mesmo da Comissão Europeia. As características do lítio permitem o armazenamento de energia e a CE está já a financiar vários projetos para a sua exploração. O objetivo passa por reduzir a dependência energética de países como a China.

A exploração de lítio em Portugal traz reticência a cada vez mais pessoas. A nova lei de bases para pesquisa e aproveitamento dos recursos geológicos está há quase quatro anos para ser regulamentada. Além disso, são várias as preocupações ambientais com a corrida ao lítio em Portugal.

Os protestos destacam a importância de preservar o património ambiental e natural português e defender o território e as populações destas áreas. Atualmente há 11 áreas identificadas com elevado potencial de pesquisa e exploração de lítio — e são já vários os interessados.

De acordo com o Público, os projetos de Covas do Barroso, em Boticas, e da mina do Romano, em Montalegre, têm já empresas destacadas para a sua exploração. No entanto, ainda no ano passado, ambos os locais foram reconhecidos pela Unesco como Património Agrícola Mundial.

A promessa de criação de postos de trabalho parece não ser o suficiente e quem o admite é o próprio presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, que diz não vender a paisagem e o património a troco de 120 ou 140 empregos.

A empresa australiana Fortescue tinha também planos para a exploração no “Fojo”, uma área em pleno parque nacional da Peneda-Gerês. Os protestos e a contestação da população fez com que a empresa retirasse o pedido de prospeção que tinha pendente na Direção-geral de Energia e Geologia.

Noutro caso, o consórcio INature fez chegar ao mesmo organismo um apelo para que não avancem as autorizações de exploração requeridas, explicando que poderia causar efeitos nocivos a nível dos habitats naturais, dos ecossistemas, na gestão da paisagem e no equilíbrio do sistema agro-pastoril.

Em resposta, o Governo anunciou medidas para apaziguar as preocupações ambientalistas das populações. Para garantirem a prospeção de uma área, os concessionários terão de passar anualmente por avaliações ambientais. Além disso, fez ainda a promessa de partilhar os lucros com as Câmaras Municipais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …