Gigante do ferro australiano ganha vantagem na corrida ao lítio em Portugal

(dr) Dakota Minerals

Prospecção de lítio em Montalegre

A empresa australiana Fortescue, a quarta maior produtora de ferro do mundo, está a tentar ganhar vantagem sobre a concorrência na corrida ao lítio em Portugal, avançando com pedidos de prospecção para 22 áreas no norte e no sul do país.

Fundada em Perth, na Austrália, em 2003, a Fortescue é um dos gigantes da mineração mundial e está decidida a colocar-se na frente com vista ao concurso público internacional que o Governo prometeu lançar ainda antes das eleições.

Nesse concurso público, estarão em causa 11 áreas identificadas com elevado potencial de pesquisa e exploração de lítio, mas além dessas a Fortescue entrará na corrida com mais 22 áreas, procurando “ter escala para ganhar vantagem”, como destaca o Público.

O jornal revela que foram publicados em Diário da República pedidos da Fortescue para a obtenção de “direitos de prospecção e pesquisa de depósitos minerais de ouro, prata, chumbo, zinco, cobre, lítio, tungsténio, estanho e outros depósitos minerais ferrosos e minerais metálicos associados” nas áreas de “Cruto” (concelhos de Braga, Barcelos e Vila Verde), “Fojo” (concelhos de Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez), “Viso” (Vieira do Minho, Montalegre, Cabeceiras de Bastos, Fafe), “Calvo” (concelhos de Almeida, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo), “Crespo” (em Idanha-a-Nova) e “Nave” (concelhos de Guarda, Almeida e Sabugal).

Estão em causa mais de 1100 km2 de área a pesquisar, mas a empresa deverá apostar na ampliação da prospecção a outras zonas. Estará, nesse sentido, a contactar autarcas no terreno e outras forças locais no sentido de obter apoios para reforçar a sua vantagem perante a concorrência.

A aposta no fortalecimento da relação com as comunidades onde pretende actuar é um dos vectores da estratégia da Fortescue.

Portugal é visto como uma possível potência mundial no âmbito da exploração do chamado “petróleo branco”, nome atribuído ao lítio cujo valor tem subido devido ao crescimento do segmento dos carros eléctricos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. mais uma vez vamos deixar fugir as nossas riquezas
    portugal devia explorar o litio e assim ficava o dinheiro todo ca.
    ao alugar, quem vai enriquecer vao ser os australianos e vao pagar uma miseria (renda) a portugal

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …