Gigante do ferro australiano ganha vantagem na corrida ao lítio em Portugal

(dr) Dakota Minerals

Prospecção de lítio em Montalegre

A empresa australiana Fortescue, a quarta maior produtora de ferro do mundo, está a tentar ganhar vantagem sobre a concorrência na corrida ao lítio em Portugal, avançando com pedidos de prospecção para 22 áreas no norte e no sul do país.

Fundada em Perth, na Austrália, em 2003, a Fortescue é um dos gigantes da mineração mundial e está decidida a colocar-se na frente com vista ao concurso público internacional que o Governo prometeu lançar ainda antes das eleições.

Nesse concurso público, estarão em causa 11 áreas identificadas com elevado potencial de pesquisa e exploração de lítio, mas além dessas a Fortescue entrará na corrida com mais 22 áreas, procurando “ter escala para ganhar vantagem”, como destaca o Público.

O jornal revela que foram publicados em Diário da República pedidos da Fortescue para a obtenção de “direitos de prospecção e pesquisa de depósitos minerais de ouro, prata, chumbo, zinco, cobre, lítio, tungsténio, estanho e outros depósitos minerais ferrosos e minerais metálicos associados” nas áreas de “Cruto” (concelhos de Braga, Barcelos e Vila Verde), “Fojo” (concelhos de Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez), “Viso” (Vieira do Minho, Montalegre, Cabeceiras de Bastos, Fafe), “Calvo” (concelhos de Almeida, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo), “Crespo” (em Idanha-a-Nova) e “Nave” (concelhos de Guarda, Almeida e Sabugal).

Estão em causa mais de 1100 km2 de área a pesquisar, mas a empresa deverá apostar na ampliação da prospecção a outras zonas. Estará, nesse sentido, a contactar autarcas no terreno e outras forças locais no sentido de obter apoios para reforçar a sua vantagem perante a concorrência.

A aposta no fortalecimento da relação com as comunidades onde pretende actuar é um dos vectores da estratégia da Fortescue.

Portugal é visto como uma possível potência mundial no âmbito da exploração do chamado “petróleo branco”, nome atribuído ao lítio cujo valor tem subido devido ao crescimento do segmento dos carros eléctricos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. mais uma vez vamos deixar fugir as nossas riquezas
    portugal devia explorar o litio e assim ficava o dinheiro todo ca.
    ao alugar, quem vai enriquecer vao ser os australianos e vao pagar uma miseria (renda) a portugal

RESPONDER

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …