Explicação de Dilma para nomear Lula foi “ridícula”

joaobourbon / Flickr

Lula da Silva e Dilma Rousseff

Lula da Silva e Dilma Rousseff

O jornal “New York Times” dedicou o editorial deste sábado ao Brasil e faz duras críticas às últimas acções do governo de Dilma Rousseff.

Para o jornal nova iorquino, a presidente Dilma Rousseff criou uma “crise de confiança no seu próprio julgamento”.

O turbilhão político vivido no Brasil na última semana foi tema do editorial da edição deste sábado do prestigiado jornal The New York Times.

Num texto com o título “Crise política do Brasil aprofunda-se“, o diário faz duras críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff e pinta-lhe um futuro sombrio.

Assinado pelo corpo editorial do jornal, o artigo destaca a “luta pela sobrevivência política” da presidente, ao mesmo tempo em que os apelos pelo impeachment da presidente se tornam mais altos em plena crise económica.

“Surpreendentemente, porém, Dilma achou que tinha capital político para gastar a semana passada, quando nomeou o seu antecessor e mentor político, Lula da Silva, para a Casa Civil”, escrevem os editorialistas do NYT.

Segundo o jornal, a explicação de Dilma para a escolha foi “insensível e ridícula”.

“Dilma Rousseff caracterizou a nomeação de Lula como uma oportunidade de trazer de volta ao governo um negociador talentoso para ajudar o Brasil a lutar contra uma série de crises.”

Para o New York Times, ao tomar esta opção, a presidente Dilma Rousseff acabou por criar uma nova crise, de “confiança na sua capacidade de julgamento“.

O jornal lembra que Lula afirma ser inocente.

O ex-presidente e Dilma, continua o artigo, querem retardar ao máximo o dia do julgamento de Lula “dando-lhe a protecção dos procuradores a que membros do governo têm direito”.

Os brasileiros estão enojados dos seus líderes, com razão. O último artifício do governo levou os manifestantes às ruas pedir a renúncia de Dilma”, relata o editorial.

“Se as suas últimas manobras impulsionarem agora verdadeiramente o processo de impeachment, Dilma só poderá culpar-se a si própria.”

ZAP / DW

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …