Explicação de Dilma para nomear Lula foi “ridícula”

joaobourbon / Flickr

Lula da Silva e Dilma Rousseff

Lula da Silva e Dilma Rousseff

O jornal “New York Times” dedicou o editorial deste sábado ao Brasil e faz duras críticas às últimas acções do governo de Dilma Rousseff.

Para o jornal nova iorquino, a presidente Dilma Rousseff criou uma “crise de confiança no seu próprio julgamento”.

O turbilhão político vivido no Brasil na última semana foi tema do editorial da edição deste sábado do prestigiado jornal The New York Times.

Num texto com o título “Crise política do Brasil aprofunda-se“, o diário faz duras críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff e pinta-lhe um futuro sombrio.

Assinado pelo corpo editorial do jornal, o artigo destaca a “luta pela sobrevivência política” da presidente, ao mesmo tempo em que os apelos pelo impeachment da presidente se tornam mais altos em plena crise económica.

“Surpreendentemente, porém, Dilma achou que tinha capital político para gastar a semana passada, quando nomeou o seu antecessor e mentor político, Lula da Silva, para a Casa Civil”, escrevem os editorialistas do NYT.

Segundo o jornal, a explicação de Dilma para a escolha foi “insensível e ridícula”.

“Dilma Rousseff caracterizou a nomeação de Lula como uma oportunidade de trazer de volta ao governo um negociador talentoso para ajudar o Brasil a lutar contra uma série de crises.”

Para o New York Times, ao tomar esta opção, a presidente Dilma Rousseff acabou por criar uma nova crise, de “confiança na sua capacidade de julgamento“.

O jornal lembra que Lula afirma ser inocente.

O ex-presidente e Dilma, continua o artigo, querem retardar ao máximo o dia do julgamento de Lula “dando-lhe a protecção dos procuradores a que membros do governo têm direito”.

Os brasileiros estão enojados dos seus líderes, com razão. O último artifício do governo levou os manifestantes às ruas pedir a renúncia de Dilma”, relata o editorial.

“Se as suas últimas manobras impulsionarem agora verdadeiramente o processo de impeachment, Dilma só poderá culpar-se a si própria.”

ZAP / DW

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marte pode ter tido dois reservatórios de água (e nenhum oceano de magma)

Meteoritos marcianos analisados por cientistas sugerem que o Planeta Vermelho pode não ter tido um oceano de magma global, ao contrário da Terra. O mesmo estudo indica que Marte recebeu água de, pelo menos, duas …

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …