Investigação por violação não impede exorcista de continuar a trabalhar

Lawrence OP / Flickr

As medidas de coração impedem Humberto Gama de se aproximar da queixosa, mas permitem que continue a exercer a sua atividade.O facto de o tribunal não o ter obrigado a suspender as “consultas” causou perplexidade entre alguns dos que estão ligados ao processo.

Humberto Gama, um exorcista de 79 anos, que de acordo com a Polícia Judiciária foi “fortemente indiciado pela prática de um crime de violação” na semana passada, continua a exercer a sua atividade.

Ao Público, o indivíduo que diz ser sacerdote, apesar de a igreja garantir que o expulsou na década de 1970, confessa que não só continua com as suas “consultas”, como estas aumentaram desde o dia em que foi tornada pública a alegada agressão sexual.

O antigo padre está proibido de se aproximar da residência da mulher que apresentou queixa e ainda impedido de contactar com a alegada vítima. Além disso, tem de se apresentar duas vezes por semana às autoridades.

O diário conta que Humberto Gama foi detido e constituído arguido no dia 1 deste mês, por “aproveitando a sua atividade de exorcista e explorando a fragilidade da vítima, especialmente vulnerável, a ter constrangido à prática de atos sexuais de relevo, após a ter colocado na impossibilidade de resistir”, segundo a PJ.

No comunicado das autoridades, lê-se ainda que a mulher foi conduzida a um estabelecimento hospitalar, “onde lhe foram prestados cuidados de saúde”. O exorcista está, também, a ser investigado pela prática do crime de burla qualificada.

Contudo, muitas fontes ligadas ao processo estão perplexas, devido ao facto de entre as medidas de coação decretadas pelo juiz de turno do Tribunal de Santarém não estar a suspensão das “consultas exorcistas”. O jornal tentou saber junto do tribunal os motivos para ter sido permitido ao antigo sacerdote continuar com a sua atividade, mas não obteve qualquer resposta.

Inês Ferreira Leite, penalista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa ouvida pelo Público, coloca em cima da mesa duas hipóteses: ou os indícios de prática do crime de violação não eram suficientemente fortes, ou o magistrado pode não se ter lembrado de proibir temporariamente o ex-padre de exercer esta atividade.

A jurista refere ainda que se Humberto Gama vier a ser julgado e for condenado a uma pena suspensa dificilmente poderá ser proibido pela justiça das consultas de exorcismo.

“A aplicação de penas acessórias, como seria o caso, é bem mais restrita que a de medidas de coacção. E o exorcismo não é uma actividade regulada: seria como impedi-lo de falar com Deus”, explica.

O cenário seria diferente se os alegados abusos tivessem sido cometidos por um verdadeiro profissional, como um médico ou um professor. Nesse caso, os juízes já poderiam decretar na sentença a suspensão da actividade por determinado período de tempo.

Todavia, apesar de nesta fase de investigação a lei não permitir proibir o suspeito de fazer exorcismos, o juiz de instrução criminal tinha sempre a opçao ao seu dispor de proteger potenciais vítimas, assinala uma procuradora do Ministério Público ao jornal, ao impedi-lo de frequentar locais onde se pratica exorcismo.

“Seria muito mais eficaz do que proibi-lo de contactar a queixosa, uma vez que com essa ele já não quererá contactar”, conclui a magistrada.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Trabalhar?!
    Está boa… agora enganar palermas, perdão, crentes; é trabalhar?!
    Os padres são mesmo brincalhões…
    Gostava de ver um recibo desse “trabalho”!…

RESPONDER

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …