“Exército mutante” de mini robôs pode um dia limpar e tratar os seus dentes

1

Um “exército mutante” de mini robôs pode um dia escovar e passar o fio dentário nos seus dentes. A tecnologia está a ser desenvolvida e apresenta resultados promissores.

A Ordem dos Médicos Dentistas recomenda escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia, sendo que uma destas escovagens deve ser feita antes de dormir. Além disso, os especialistas recomendam ainda utilizar diariamente o fio dentário e/ou escovilhão.

O relatório de 2021 da Ordem dos Médicos Dentistas dá conta que apenas 11% dos entrevistados usam fio dentário todos os dias. Mais de metade (55,4%) nem sequer usa. No entanto, no futuro, estas boas práticas de higiene oral podem tornar-se mais fáceis, com uma pequena ajuda da tecnologia.

Um “exército mutante” de pequenos robôs poderá um dia escovar, lavar e passar fio dental nos seus dentes. Mais do que uma solução para os preguiçosos, esta tecnologia pode ser útil para as pessoas com problemas motores que lhes tirem a destreza necessária para o fazer.

Uma equipa de investigadores divulgou as suas descobertas de uma prova de conceito para a utilidade destes pequenos robôs.

Através de um campo magnético, os investigadores conseguiram direcionar o movimento dos robôs e programá-los para formar estruturas semelhantes a uma escova de dentes. Além disso, podem também simular o aspeto de um fio dental, deslizando entre os dentes como o original.

Em ambos os casos, explica a Futurity, uma reação catalítica leva as nanopartículas a produzir antimicrobianos que matam bactérias orais nocivas.

“Os cuidados orais de rotina são complicados e podem representar desafios para muitas pessoas, especialmente aquelas que têm dificuldade em lavar os dentes”, disse Hyun Koo, professor da Escola de Medicina Dentária da Universidade da Pensilvânia e coautor correspondente do estudo publicado recentemente na revista ACS Nano.

ACS Nano

“Formamos cerdas que podem alongar-se, varrer e até mesmo mover-se para frente e para trás num espaço, tal como o fio dental. A maneira como funciona é semelhante à forma como um braço robótico pode estender a mão e limpar uma superfície. O sistema pode ser programado para fazer a montagem de nanopartículas e o controlo de movimento automaticamente”, explicou, por sua vez, o coautor correspondente Edward Steager.

Os investigadores não só estão interessados na atividade catalítica das nanopartículas de óxido de ferro, como também no facto de estas servirem como blocos de construção de mini robôs controlados magneticamente.

“Não importa se você tem dentes direitos ou tortos, ele adapta-se a diferentes superfícies”, salientou Koo, num comunicado da Universidade da Pensilvânia. “O sistema pode ajustar-se a todos os cantos e recantos da cavidade oral”.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.