Exército dos EUA proíbe telefones de marcas chinesas para funcionários

Os funcionários das bases militares dos EUA estão impedidos de comprar telemóveis das marcas chinesas Huawei e ZTE devido aos “riscos de segurança inaceitáveis” destes dispositivos, anunciou esta sexta-feira o Pentágono.

“Os dispositivos da Huawei e ZTE podem representar um risco inaceitável para o pessoal, informações e missões militares”, disse Dave Eastburn, porta-voz do Pentágono.

Segundo o responsável, depois de terem esta informação, “não era prudente” que as lojas administradas pelo Exército nas bases norte-americanas em todo o mundo continuassem a vender estes dispositivos.

A ordem para remover dispositivos Huawei dessas lojas foi dada no dia 25 de abril deste ano, disse Eastburn. “Devido a preocupações de segurança sobre os telemóveis da ZTE e outros produtos, as lojas (do Pentágono) também removeram os produtos da ZTE”, salientou o porta-voz, que não deu detalhes sobre quais os potenciais riscos e ameaças.

O porta-voz da Huawei, Charles Zinkowski, disse que os equipamentos da empresa respeitam aos mais altos padrões de segurança e privacidade em qualquer país onde operam, incluindo os EUA.

“Continuamos comprometidos com a abertura e transparência em tudo o que fazemos e queremos deixar claro que nenhum Governo nos pediu para comprometer a segurança ou a integridade de nossas redes ou dispositivos”, explicou, em comunicado.

A ZTE, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre este assunto.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Faz lembrar a história das TVs Samsung que se ligam à internet e captam os sons envolventes. O Big Brother veio para ficar.

RESPONDER

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …