Exército dos EUA proíbe telefones de marcas chinesas para funcionários

Os funcionários das bases militares dos EUA estão impedidos de comprar telemóveis das marcas chinesas Huawei e ZTE devido aos “riscos de segurança inaceitáveis” destes dispositivos, anunciou esta sexta-feira o Pentágono.

“Os dispositivos da Huawei e ZTE podem representar um risco inaceitável para o pessoal, informações e missões militares”, disse Dave Eastburn, porta-voz do Pentágono.

Segundo o responsável, depois de terem esta informação, “não era prudente” que as lojas administradas pelo Exército nas bases norte-americanas em todo o mundo continuassem a vender estes dispositivos.

A ordem para remover dispositivos Huawei dessas lojas foi dada no dia 25 de abril deste ano, disse Eastburn. “Devido a preocupações de segurança sobre os telemóveis da ZTE e outros produtos, as lojas (do Pentágono) também removeram os produtos da ZTE”, salientou o porta-voz, que não deu detalhes sobre quais os potenciais riscos e ameaças.

O porta-voz da Huawei, Charles Zinkowski, disse que os equipamentos da empresa respeitam aos mais altos padrões de segurança e privacidade em qualquer país onde operam, incluindo os EUA.

“Continuamos comprometidos com a abertura e transparência em tudo o que fazemos e queremos deixar claro que nenhum Governo nos pediu para comprometer a segurança ou a integridade de nossas redes ou dispositivos”, explicou, em comunicado.

A ZTE, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre este assunto.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Faz lembrar a história das TVs Samsung que se ligam à internet e captam os sons envolventes. O Big Brother veio para ficar.

RESPONDER

PGR alega papel clarificador e transparente de diretiva sobre poderes hierárquicos no MP

A Procuradora-geral da República (PGR) garantiu esta terça-feira no parlamento que a recente diretiva sobre subordinação hierárquica teve unicamente um "propósito clarificador e de transparência" sobre aquilo que já era o relacionamento entre os escalões …

"A democracia prevaleceu". Joe Biden apela à união na tomada de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos

O democrata Joe Biden tomou esta quarta-feira posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos, após ter feito o juramento de funções perante o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, nas escadas do Capitólio, em Washington. Joe …

Presidente da Suíça no topo dos salários. Marcelo no fim da lista

Uma lista elaborada com dados da IG - consultora britânica de mercados financeiros - revelou que quanto mais rico o país, em regra, mais alto é o ordenado do chefe de Estado, com o Presidente …

Novo estudo reitera eficácia da vacina da Pfizer contra variante britânica do coronavírus

Um novo estudo da empresa alemã BioNTech sugere que a vacina desenvolvida por esta e pela farmacêutica norte-americana Pfizer contra a covid-19 é também eficaz na variante do coronavírus que surgiu no Reino Unido. O estudo, …

Governo reúne-se com especialistas ainda esta quarta-feira

O Governo vai reunir-se ainda nesta quarta-feira com epidemiologistas. A informação foi inicialmente avançada pela TSF, sendo posteriormente confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas. O encontro será presidido pela ministra da Saúde, Marta Temido, …

Charles Michel propõe "pacto fundador" para tornar Europa e EUA "mais fortes"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, propôs esta quarta-feira ao novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a criação de um “pacto fundador” para tornar a Europa e a América “mais fortes”. “No primeiro dia …

Mayan faz visita "surreal" a hospital fechado em Miranda do Corvo (e adverte para destruição económica e social)

O candidato presidencial apoiado pelo Iniciativa, Liberal Tiago Mayan Gonçalves, esteve na terça-feira em campanha nas instalações do hospital fechado de Miranda do Corvo, tendo-o apontado como um cenário “surreal” num dos períodos mais difíceis …

Parlamento prepara renovação do estado de emergência até ao fim de fevereiro

O parlamento agendou para dia 11 de fevereiro um debate e votação sobre o eventual decreto presidencial para a prorrogação do estado de emergência em Portugal, por novo período de 15 dias, para fazer face …

Trump já deixou a Casa Branca. "Tenham uma boa vida, voltaremos a ver-nos”

O Presidente cessante dos Estados Unidos já deixou a Casa Branca. A poucas horas da tomada de posse do democrata Joe Biden, Donald Trump afirmou ter sido uma “grande honra” ter desempenhado este cargo. “Foi …

Investigadores admitem abstenção recorde entre os 60% e 70%

As presidenciais de domingo podem registar uma abstenção recorde, entre os 60% e os 70%, devido ao medo da pandemia de covid-19, ao desinteresse dos eleitores e por haver um candidato favorito, segundo especialistas ouvidos …