Exército abre processos disciplinares a dois instrutores dos Comandos

(dr) Exército Português

-

Depois dos inquéritos para investigar a morte de dois militares no curso de Comandos, o Exército anunciou que foram instaurados processos disciplinares a dois instrutores.

Dois oficiais instrutores estão a ser alvo de processos disciplinares, no âmbito da investigação à morte de dois militares no 127º curso de Comandos.

A decisão foi anunciada pelo Exército esta quinta-feira, declarando que foram encontrados “indícios de prática de infração disciplinar”.

“Na sequência dos processos de averiguações instaurados no âmbito do 127º Curso de Comandos e tendo-se apurado nos mesmos indícios da prática de infração disciplinar, foi determinada a abertura até à presente data de dois processos disciplinares pelo Comandante das Forças Terrestres”, refere-se em comunicado.

Recorde-se que dois militares morreram durante o curso, realizado na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, e outros receberam assistência hospitalar devido a um “golpe de calor”.

A 4 de setembro faleceu Hugo Abreu, um instruendo de 20 anos, e no fim-de-semana seguinte morreu Dylan Araújo da Silva, também de 20 anos, que estava internado à espera de um transplante de rim.

Esta terça-feira, o chefe do Estado-Maior do Exército, o general Rovisco Duarte, voltou a afirmar que ia “agir em conformidade” com os resultados das investigações.

“Temos a certeza de que os portugueses vão acreditar e confiar nos Comandos. Eu estou seguro, o Exército é uma instituição credível que se rege pelos padrões institucionais. Neste caso concreto são situações anómalas, vamos corrigir o que tiver de ser corrigido e com certeza os portugueses perceberão”, declarou.

Além desde processo interno de investigação aberto pelo Exército, estes casos estão também a ser averiguados pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária Militar.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E mais uma vez a falta de precisão de uma noticia, transformam algo que poderia ser informativo em apenas texto para encher chouriços, descredibilizando o meio de comunicação social em causa. Vocês é que precisavam de um transplante mas era de cérebro. Revejam as noticias antes de as publicarem. O militar aguardava um transplante sim, mas de fígado.

  2. Tanta agressividade, esta malta a comentar notícias é do caraças. Ou é toda e qualquer pessoa referenciada na notícia que é “escumalha da pior espécie” ou outro mimo de calibre semelhante, ou são os jornalistas que são uns incompetentes de primeira, etc, etc. Anda tudo muito nervoso…

RESPONDER

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …