Excesso de velocidade pode estar na origem do descarrilamento em Espanha

Salvador Sas / EPA

-

O descarrilamento do comboio, que provocou a morte de quatro pessoas, poderá ter ocorrido por excesso de velocidade.

O comboio de passageiros luso-espanhol, que esta sexta-feira descarrilou perto da estação galega de O Porriño, em Pontevedra, podia estar em excesso de velocidade no momento do acidente.

Segundo apurou o jornal Público, o comboio, que fazia a ligação entre Vigo e o Porto, terá passado na estação a mais de 100 km/hora quando devia ter abrandado para os 30 km/h.

O comboio Celta costuma passar nesta estação a 130 km/h mas, devido a um desvio de linha motivado por obras na via principal, devia ter abrandado de forma significativa.

De acordo com o Público, isso não terá acontecido e, por isso, o comboio descarrilou ao passar por uma agulha de mudança de linha, embatendo depois na ponte rodoviária que passa por cima da via-férrea. O Celta só parou quando embateu num poste de eletricidade junto à linha.

Apesar da imprensa estar já a avançar a causa do acidente, não está para já excluída a hipótese de uma avaria na agulha ou de uma falha na automotora.

Já foi aberta uma investigação para determinar as causas do acidente, que provocou quatro mortes, entre elas o maquinista do comboio, Arnaldo Moreira, de nacionalidade portuguesa.

Segundo o Jornal de Notícias, entre as vítimas mortais estão ainda dois trabalhadores espanhóis da Renfe (Rede Nacional Ferroviária de Espanha) e ainda um cidadão norte-americano.

O comboio, que tinha cerca de 60 passageiros a bordo, é um serviço prestado em conjunto pela Renfe e pela CP desde 2011.

Depois da partida em Vigo, o comboio faria paragens nas estações de Valença, Viana do Castelo e Nine, antes de chegar à estação de Campanhã.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E o maquinista do comboio estaria devidamente bem informado sobre as regras a cumprir? Não me parece que a ser verdade se aventurasse em tal loucura!

  2. Até pode ser verdade…, mas não deixa de ser conveniente culpar o morto.
    O visado não pode defender-se, e assim fica tudo “arrumado” e com um ar “limpinho”. É o famoso “erro humano”…

  3. Excesso de velocidade ou falta de informaçao?
    Não é bem a mesma coisa…tipo muda o culpado. Ah ah ah
    Ah …e passa a haver um responsável institucional….a(s)? Companhias

  4. Nem esperava outro desfecho. Agora o morto não se pode defender e fica com a culpa como é conveniente. Coitados dos que morreram.

RESPONDER

O cometa interestelar pode ser "assassinado" antes de chegar à Terra

Um visitante interestelar, que está a atravessar o nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", uma vez que provavelmente se desintegrará ao aproximar-se do Sol. Os cientistas estão a acompanhar cada movimento do cometa, que …

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …