Excesso de velocidade pode estar na origem do descarrilamento em Espanha

Salvador Sas / EPA

-

O descarrilamento do comboio, que provocou a morte de quatro pessoas, poderá ter ocorrido por excesso de velocidade.

O comboio de passageiros luso-espanhol, que esta sexta-feira descarrilou perto da estação galega de O Porriño, em Pontevedra, podia estar em excesso de velocidade no momento do acidente.

Segundo apurou o jornal Público, o comboio, que fazia a ligação entre Vigo e o Porto, terá passado na estação a mais de 100 km/hora quando devia ter abrandado para os 30 km/h.

O comboio Celta costuma passar nesta estação a 130 km/h mas, devido a um desvio de linha motivado por obras na via principal, devia ter abrandado de forma significativa.

De acordo com o Público, isso não terá acontecido e, por isso, o comboio descarrilou ao passar por uma agulha de mudança de linha, embatendo depois na ponte rodoviária que passa por cima da via-férrea. O Celta só parou quando embateu num poste de eletricidade junto à linha.

Apesar da imprensa estar já a avançar a causa do acidente, não está para já excluída a hipótese de uma avaria na agulha ou de uma falha na automotora.

Já foi aberta uma investigação para determinar as causas do acidente, que provocou quatro mortes, entre elas o maquinista do comboio, Arnaldo Moreira, de nacionalidade portuguesa.

Segundo o Jornal de Notícias, entre as vítimas mortais estão ainda dois trabalhadores espanhóis da Renfe (Rede Nacional Ferroviária de Espanha) e ainda um cidadão norte-americano.

O comboio, que tinha cerca de 60 passageiros a bordo, é um serviço prestado em conjunto pela Renfe e pela CP desde 2011.

Depois da partida em Vigo, o comboio faria paragens nas estações de Valença, Viana do Castelo e Nine, antes de chegar à estação de Campanhã.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E o maquinista do comboio estaria devidamente bem informado sobre as regras a cumprir? Não me parece que a ser verdade se aventurasse em tal loucura!

  2. Até pode ser verdade…, mas não deixa de ser conveniente culpar o morto.
    O visado não pode defender-se, e assim fica tudo “arrumado” e com um ar “limpinho”. É o famoso “erro humano”…

  3. Excesso de velocidade ou falta de informaçao?
    Não é bem a mesma coisa…tipo muda o culpado. Ah ah ah
    Ah …e passa a haver um responsável institucional….a(s)? Companhias

  4. Nem esperava outro desfecho. Agora o morto não se pode defender e fica com a culpa como é conveniente. Coitados dos que morreram.

RESPONDER

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …