Um comboio de passageiros português, que fazia a ligação entre a cidade espanhola de Vigo e o Porto, descarrilou esta sexta-feira, fazendo pelo menos quatro mortes.
O comboio da CP, que fazia a ligação entre Vigo e o Porto, descarrilou esta manhã com 60 passageiros a bordo, perto da estação galega de O Porriño, em Pontevedra.
De acordo com a Adif, estrutura que gere as infraestrututras ferroviárias em Espanha, há quatro vítimas mortais, entre elas o maquinista do comboio, de nacionalidade portuguesa.
Além do maquinista, morreram dois funcionários da Renfe, identificados como espanhóis, e um turista proveniente dos Estados Unidos.
Segundo o presidente da CP, Manuel Queiró, há pelo menos 50 feridos, sete dos quais em estado grave, e desconhecem-se para já os motivos que estarão na origem do acidente.
“Nada indica que tenha havido falha humana ou de material circulante”, disse o responsável, citado pelo Diário de Notícias.
Manuel Queiró referiu ainda que o comboio, que “não é português nem espanhol, mas sim luso-espanhol“, foi alvo de uma revisão em Espanha e de outra, mais recentemente, em território português.
O El País avança que o descarrilamento da primeira carruagem da composição ocorreu junto à estação, embatendo depois contra um poste de iluminação junto à linha.
O comboio, que liga a cidade espanhola ao Porto, é um serviço prestado em conjunto pela Rede Nacional Ferroviária de Espanha (Renfe) e pela CP desde 2011.
Depois da partida em Vigo, o comboio faria paragens nas estações de Valença, Viana do Castelo e Nine, antes de chegar à estação de Campanhã.
ZAP
O descarrilamento ocorreu DEPOIS de o comboio ter chocado com um poste de iluminação?!?!
Senhores jornalistas, os postes não se atravessam nas linhas!
Creio que a frase correcta será: O comboio descarrilou e foi embater num poste de iluminação junto à linha.”
Caro EPC,
Tem razão. Obrigada pelo reparo. O erro foi corrigido.
Condolências ás famílias das vitimas.
Essa sucata espanhola já há muito que deveria ter ido para a siderurgia!