Acidente de comboio da CP na Galiza faz pelo menos quatro mortos

Um comboio de passageiros português, que fazia a ligação entre a cidade espanhola de Vigo e o Porto, descarrilou esta sexta-feira, fazendo pelo menos quatro mortes.

O comboio da CP, que fazia a ligação entre Vigo e o Porto, descarrilou esta manhã com 60 passageiros a bordo, perto da estação galega de O Porriño, em Pontevedra.

De acordo com a Adif, estrutura que gere as infraestrututras ferroviárias em Espanha, há quatro vítimas mortais, entre elas o maquinista do comboio, de nacionalidade portuguesa.

Além do maquinista, morreram dois funcionários da Renfe, identificados como espanhóis, e um turista proveniente dos Estados Unidos.

Segundo o presidente da CP, Manuel Queiró, há pelo menos 50 feridos, sete dos quais em estado grave, e desconhecem-se para já os motivos que estarão na origem do acidente.

“Nada indica que tenha havido falha humana ou de material circulante”, disse o responsável, citado pelo Diário de Notícias.

Manuel Queiró referiu ainda que o comboio, que “não é português nem espanhol, mas sim luso-espanhol“, foi alvo de uma revisão em Espanha e de outra, mais recentemente, em território português.

O El País avança que o descarrilamento da primeira carruagem da composição ocorreu junto à estação, embatendo depois contra um poste de iluminação junto à linha.

O comboio, que liga a cidade espanhola ao Porto, é um serviço prestado em conjunto pela Rede Nacional Ferroviária de Espanha (Renfe) e pela CP desde 2011.

Depois da partida em Vigo, o comboio faria paragens nas estações de Valença, Viana do Castelo e Nine, antes de chegar à estação de Campanhã.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O descarrilamento ocorreu DEPOIS de o comboio ter chocado com um poste de iluminação?!?!
    Senhores jornalistas, os postes não se atravessam nas linhas!
    Creio que a frase correcta será: O comboio descarrilou e foi embater num poste de iluminação junto à linha.”

RESPONDER

Pelo bem da economia, Cristas quer levar turistas a visitar o país

Assunção Cristas, líder do CDS, considera que é necessário organizar e diversificar a oferta turística e apostar na promoção turística. A presidente do CDS-PP defendeu esta quarta-feira, em Torres Vedras, uma maior promoção turística do país …

Facebook treina sistemas a reconhecer tiroteios com vídeos policiais

Para evitar casos como o que aconteceu em março na Nova Zelândia, quando um homem matou dezenas de pessoas em duas mesquitas e transmitiu o massacre em direto no Facebook, a rede social vai treinar …

Empresas que ponham trabalhadores a prazo nos quadros terão apoio até 3 mil euros

As empresas que convertam contratos a prazo em permanentes vão ter direito a um apoio até 3.050,32 euros por trabalhador, caso cumpram alguns requisitos, segundo uma portaria do Governo que será publicada esta quinta-feira. De acordo …

Bebé Matilde volta a ser operada na sexta-feira

A bebé Matilde vai voltar a ser operada na sexta-feira, depois de os médicos terem descoberto através de uma TAC que os ventrículos da criança “estão novamente aumentados". Assim, Matilde é operada pela segunda vez em …

Camiões a gás natural emitem mais óxido de azoto do que camiões a gasóleo

Os camiões movidos a gás natural liquefeito (GNL) emitem até cinco vezes mais óxido de azoto (NOx) do que os camiões a gasóleo, indicaram testes na estrada pedidos pelo Governo holandês e esta quarta-feira divulgados. Os …

França nega pedido de asilo a Edward Snowden

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, disse que não há razões para que o país mude a decisão de 2013 de recusar asilo a Edward Snowden, acusado de espionagem por ter publicado …

Ataque de milícias na República Democrática do Congo causa 14 mortos

Um ataque de milícias contra uma aldeia na região de Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), causou a morte de 14 pessoas, tendo outras quatro ficado feridas. A região tem sido alvo …

Morreu Ben Ali, ex-presidente da Tunísia

Ben Ali, ex-presidente da Tunísia que foi deposto em 2011 pela revolução que inspirou a Primavera Árabe, morreu esta quinta-feira na Arábia Saudita, avançou o advogado da família. Tinha 83 anos. "Ben Ali acabou de morrer …

Mulher que alegadamente pertencia ao cartel de El Chapo encontrada morta no México

Claudia Ochoa Felix, a mexicana de 35 anos que alegadamente pertencia ao cartel Sinaloa, liderado pelo narcotraficante El Chapo, foi encontrada morta numa casa em Culiacán, México, no fim de semana. Conhecida como “Kim Kardashian do …

Arábia Saudita vende prédio onde Jamal Khashoggi foi assassinado

A Arábia Saudita vendeu o edifício onde foi assassinado e desmembrado o jornalista Jamal Khashoggi. O prédio do Consulado, em Istambul, foi comprado há mais de um mês por menos de um terço do seu …