/

Portugal regista excedente orçamental de 1% até setembro

1

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O saldo orçamental atingiu 1% do Produto Interno Bruto (PIB) no conjunto dos três primeiros trimestres de 2019, divulgou o INE esta segunda-feira, melhor que a previsão de um défice de 0,1% do Governo para o conjunto do ano.

“No conjunto dos três primeiros trimestres de 2019, o saldo das Administrações Públicas (AP) foi também positivo correspondendo a 1,0% do PIB (0,4% em igual período do ano anterior)”, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) antecipava que o saldo orçamental tivesse ficado em 0,9% do PIB até setembro, em contas nacionais, que são aquelas que contam para Bruxelas.

O INE adianta que o saldo das AP foi nulo no ano terminado no terceiro trimestre e, tendo em conta apenas o terceiro trimestre, o saldo das AP fixou-se em cerca de 2.461,3 milhões de euros (o equivalente a 4,6% do PIB), o que compara com 5,4% em igual período do ano anterior.

// Lusa

1 Comment

  1. Poderia até ser de 2%.
    A Receita é simples. Aplicar a maior taxa de impostos desde o 25/abril (35,1%), e fingir que orçamenta Despesa que depois é Cativada.
    Sorte de Centeno haver 60% de burros em Portugal que votam para serem otários.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.