Ex-refém conta que jihadistas portugueses torturavam na prisão

(cv) YouTube

Jihadistas do Estado Islâmico, entre os quais o luso-descendente Abou Uthman

Jihadistas do Estado Islâmico, entre os quais o luso-descendente Abou Uthman

Um ex-refém do Estado Islâmico conta que, entre os guardas das prisões na Síria, onde esteve, se encontravam dois jihadistas portugueses.

O dinamarquês Ahmad Walid Rashidi, que esteve preso durante 36 dias, em três prisões do Estado Islâmico, revela, em entrevista ao jornal Expresso por via de Skype, que havia “poucos guardas árabes” e que a maioria eram “alemães, franceses, britânicos e portugueses”. “E eram muito brutais, batiam nas pessoas, gritavam”, diz.

Quanto aos jihadistas portugueses, Ahmad Walid Rashidi confirma que eram, quase de certeza, dois e diz que nunca lhe bateram. “Mas bateram e torturaram outras pessoas“, refere.

Este dinamarquês nascido no Afeganistão, onde perdeu o pai, o irmão e uma perna, na guerra civil contra os jihadistas, recusa-se a confirmar se um desses portugueses era Nero Saraiva, que é apontado como uma figura influente no seio do Estado Islâmico. Mas, já o tinha confirmado antes, em declarações ao jornal Sunday Times.

Ahmad Walid Rashidi esteve detido em Manbij, no norte da Síria, e conta que as celas eram muito pequenas com 80 pessoas lá dentro e com a casa de banho no interior.

Quanto aos guardas prisionais, ele diz que fazem esse trabalho nas prisões depois de voltarem do campo de batalha, porque precisam de “relaxar”.

Segundo este dinamarquês, viver no Califado é muito “fácil” para quem é leal ao Estado Islâmico. “Eles dão comida, benzina, combustível, dinheiro”, diz. Mas quem fugir dos “limites” impostos, “morre”, relata Ahmad Walid Rashidi, falando de um “mundo a preto e branco”, onde as pessoas vivem como se cada dia fosse o seu último na terra.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …