Ex-refém conta que jihadistas portugueses torturavam na prisão

(cv) YouTube

Jihadistas do Estado Islâmico, entre os quais o luso-descendente Abou Uthman

Jihadistas do Estado Islâmico, entre os quais o luso-descendente Abou Uthman

Um ex-refém do Estado Islâmico conta que, entre os guardas das prisões na Síria, onde esteve, se encontravam dois jihadistas portugueses.

O dinamarquês Ahmad Walid Rashidi, que esteve preso durante 36 dias, em três prisões do Estado Islâmico, revela, em entrevista ao jornal Expresso por via de Skype, que havia “poucos guardas árabes” e que a maioria eram “alemães, franceses, britânicos e portugueses”. “E eram muito brutais, batiam nas pessoas, gritavam”, diz.

Quanto aos jihadistas portugueses, Ahmad Walid Rashidi confirma que eram, quase de certeza, dois e diz que nunca lhe bateram. “Mas bateram e torturaram outras pessoas“, refere.

Este dinamarquês nascido no Afeganistão, onde perdeu o pai, o irmão e uma perna, na guerra civil contra os jihadistas, recusa-se a confirmar se um desses portugueses era Nero Saraiva, que é apontado como uma figura influente no seio do Estado Islâmico. Mas, já o tinha confirmado antes, em declarações ao jornal Sunday Times.

Ahmad Walid Rashidi esteve detido em Manbij, no norte da Síria, e conta que as celas eram muito pequenas com 80 pessoas lá dentro e com a casa de banho no interior.

Quanto aos guardas prisionais, ele diz que fazem esse trabalho nas prisões depois de voltarem do campo de batalha, porque precisam de “relaxar”.

Segundo este dinamarquês, viver no Califado é muito “fácil” para quem é leal ao Estado Islâmico. “Eles dão comida, benzina, combustível, dinheiro”, diz. Mas quem fugir dos “limites” impostos, “morre”, relata Ahmad Walid Rashidi, falando de um “mundo a preto e branco”, onde as pessoas vivem como se cada dia fosse o seu último na terra.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …

Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício. A Universidade de West Virginia, nos Estados …