Ex-mulher de Bezos doou mais de 4 mil milhões de dólares em quatro meses

MacKenzie Scott, antiga esposa do CEO da Amazon, Jeff Bezos, doou, nos últimos quatro meses, mais de 4 mil milhões de dólares para bancos alimentares e fundos de ajuda de emergência norte-americanos. 

A revelação foi feita pela própria MacKenzie Scott, num artigo publicado no portal Medium.

No texto, a escritora, que se separou de Jeff Bezos no ano passado, afirma que procurou com os donativos ajudar os norte-americanos que estão a sofrer com a pandemia de covid-19, que fez dos Estados Unidos o país mais afetado do mundo.

Tal como escreve a emissora britânica BBC, MacKenzie Scott é a 18.ª pessoa mais rica do mundo, tendo visto a sua fortuna crescer de 23,6 mil milhões para 60,7 mil milhões de dólares em 2020 graças à valorização da gigante tecnológica Amazon.

A empresa foi fundada por Bezos há mais de 25 anos, em 1994, um ano depois de se terem casado e MacKenzie foi uma das primeiras funcionárias.

Em 2019, quando se divorciaram, MacKenzie Scott ficou com cerca de 35,6 mil milhões de euros, sendo o seu ex-marido o homem mais rico do mundo, com um património avaliado em cerca de 185 mil milhões de dólares.

Esta pandemia tem sido demolidora na vida dos americanos que já se encontravam em dificuldades”, escreveu MacKenzie Scott, acrescentando que fez donativos para mais de 380 instituições, que foram identificadas por si e por um grupo de especialistas.

“Aproveitamos essa base de conhecimento coletivo numa colaboração que incluiu centenas de e-mails e entrevistas de telefone e milhares de páginas de análise de dados sobre as necessidades das comunidades, resultados do programa e a capacidade de cada organização sem fins lucrativos para absorver e fazer um uso eficaz dos recursos doados”, disse, explicando o processo que conduziu às doações.

E escreveu ainda: “As perdas económicas e impactos na saúde têm sido piores para as mulheres, minorias étnicas e pessoas que vivem em situações de pobreza. Em simultâneo, houve um aumento substancial da fortuna dos bilionários“.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gostava de saber o que ela fez para ganhar 35,6 mil milhões de euros, qual era a especialidade dela? em que era ela tão excelente para ganhar esta fortuna… não era ninguém, só tinha a ganhar com o divórcio. Fica o conselho, NUNCA se casem, ganhem juízo.

RESPONDER

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …