Ex-diretores do BPN recebem mais do Estado do que Marcelo Rebelo de Sousa

Mário Cruz / Lusa

O antigo presidente do BPN, Oliveira e Costa

Uma análise da Inspeção Geral das Finanças à Parvalorem revela que há dois antigos diretores do BPN que recebem mensalmente um salário superior ao do Presidente da República.

O relatório final da auditoria realizada pela Inspeção Geral das Finanças à Parvalorem, o veículo público que gere cerca de três mil milhões de euros de ativos tóxicos do antigo Banco Português de Negócios (BPN), foi entregue à Assembleia da República na semana passada.

A Inspeção Geral das Finanças encontrou um padrão com várias falhas. Uma dessas falhas, avança o Público, prende-se com a tabela salarial que vigora na empresa, na qual existem duas pessoas com vencimentos que rondam os 12.600 euros, salário superior aos 8.375 euros que ganha o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na empresa, há dois diretores com vencimentos em torno dos 12.600 euros. Armando Pinto, diretor de assuntos jurídicos do BPN entre 1989 e 2002 e da equipa de gestão de Oliveira Costa entre 2003 a 2008, que na Parvalorem exerce o cargo de diretor dos assuntos jurídicos, e Carlos Venda, também do grupo de Oliveira Costa.

No entanto, destacam-se ainda os 13 quadros com remunerações entre cinco mil e dez mil euros, acima do que recebe António Costa (4900 euros).

A investigação alerta ainda para falhas na “análise da carteira de crédito e dos perdões de dívida”, sublinhando o facto de a empresa ter aceite receber imóveis para anular dívidas de clientes de montantes superiores.

Ainda este sábado, o Diário de Notícias noticiou a anulação de dívidas a clientes por parte da Parvalorem, sem qualquer justificação ou documentação, no valor de 159 milhões de euros.

Em resposta ao Público, a empresa disse que só tomou conhecimento do conteúdo do relatório a 11 de julho, acrescentando que “sempre prestou todas as informações e colaboração necessárias”. A Parvalorem diz que exerceu “o contraditório” e sustenta “a regularidade” do seu desempenho.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. … com estas verdades vemos o tipo de gente que temos a governar. não custa nada esbanjar os dinheiros públicos, não é deles.

  2. Sem palavras….o banco foi à falência alegadamente por práticas duvidosas….no mínimo..foram julgados…quem pagou a factura deste alegado desfalque foi o estado e consequentemente o contribuinte e no fim, no meio disto tudo quem se safou foram aqueles que fizeram as ” asneiras”! Até parece que estou tipo “twilight zone”, numa quinta dimensão!…Isto é real, ou é uma brincadeira de muito mau gosto!??!lol…ah povo acorda…povo..

  3. Acho que é hora de esquecer o papão comunista e votar PCP, para obrigar o país à mudança. Não pode continuar assim.

  4. PRINCÍPIO COMUNISTA SOCIALISTA: COMER E ESBANJAR TUDO O QUE OS OUTROS PRODUZEM. COMUNISTA/SOCIALISTA NÃO PRODUZ RIQUEZA…DIVIDE RIQUEZA QUE NÃO PRODUZEM. COMO SE DIVIDE RIQUEZA, SEM A PRODUZIREM?!!!!!!!!!! QUARENTA E QUATRO ANOS DE TRAIÇÃO, ROUBALHEIRA, PROPAGANDA FALSA E INJUSTIÇA!!!. PARABÉNS PAÍS CONTINUAS A CAMINHAR PARA UM “LINDO FUNERAL”… ISTO SÃO FACTOS E NÃO VENHAM TANSOS COMENTAR, A NÃO SER QUE MAMEM NO PAU DESSES PARTIDOS….

  5. Muito estranho, o Presidente da República aceitar a esmola de todos os portugueses?
    Os funcionários públicos que são eleitos têm o dever e obrigação de viajar e representar o país. Podem utilizar os serviços públicos livremente e conforme as suas necessidades, mas já é abusivo esses mesmos eleitos democraticamente utilizarem os recursos de todos e ainda por cima receberem um ordenado. Em que país vivemos?

RESPONDER

Cientistas encontraram uma forma de levitar objetos usando apenas luz

Os cientistas afirmam que a sua nova tecnologia de levitação seria capaz de enviar uma nave espacial para a estrela mais próxima em apenas 20 anos. Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) dizem ter …

Estrela hiper-fugitiva foi expulsa do disco da Via Láctea

De acordo com investigadores da Universidade de Michigan, uma estrela veloz pode ter sido ejetada do disco estelar da Via Láctea por um enxame de estrelas jovens. Os cientistas dizem que a estrela não teve …

Cientistas portugueses participam na criação do maior telescópio do mundo

O SKA, Square Kilometre Array, está já em construção e será o maior telescópio do mundo. Cientistas portugueses estão a participar no seu design e alguns dos testes serão feitos em território luso. A construção do …

Bolsonaro pondera não assinar qualquer acordo na próxima cimeira do clima

O Brasil está a considerar não assinar qualquer acordo climático na próxima COP25, anunciou este sábado em Santiago o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, após uma reunião que manteve no sábado no Palácio de La Moneda …

Portugal vs Sérvia | Massacre luso com pólvora seca

Segunda jornada do Grupo B da qualificação para o Euro 2020, segundo empate de Portugal, ambos em casa. Após o nulo ante a Ucrânia na primeira jornada, os campeões da Europa não foram além de …

O "homem-milagre". Carteiro português esteve morto 21 minutos e acordou a caminho da morgue

Declarado morto pelos médicos, depois de ter tido um ataque cardíaco, e "ressuscitado" 21 minutos depois, quando já ia a caminho da morgue, o português João Araújo continua a ser conhecido como o "homem milagre" …

Um dos fármacos mais promissores para tratar o Alzheimer falha nos testes em humanos

Uma onda de choque instalou-se na comunidade de pesquisa sobre o Alzheimer na sexta-feira, depois que a empresa farmacêutica Biogen anunciou a suspensão - na fase final em humanos - dos testes com o fármaco …

Gerente de agência de viagens deixou 84 clientes em terra. Em tribunal, foi absolvida

Paula chegou a tribunal acusada de burla qualificada por ter deixado 84 clientes da agência de viagens que geria no Montijo com as férias ou viagens estragadas em agosto de 2016. Chegou a ser detida …

Italiana de 91 anos distinguida pelos seus feitos na II Guerra Mundial. Aos 17 anos, salvou 38 pessoas

Gabriella Ezra, de 91 anos, vai receber a Estrela de Itália. O Estado decidiu homenageá-la depois de a embaixada italiana em Inglaterra, onde Gabriella vive, ter recebido uma carta do filho, Mark, de 65 anos, …

Moscovo enviou dois aviões com soldados e armamento para a Venezuela

Duas aeronaves russas aterraram no aeroporto de Caracas, este sábado, trazendo 100 soldados e 35 toneladas de armamento. As tropas chegaram sob supervisão do chefe do comando principal das forças terrestres russas, Vasilly Tonkoshkurov. A chegada …