Ex-diretores do BPN recebem mais do Estado do que Marcelo Rebelo de Sousa

Mário Cruz / Lusa

O antigo presidente do BPN, Oliveira e Costa

Uma análise da Inspeção Geral das Finanças à Parvalorem revela que há dois antigos diretores do BPN que recebem mensalmente um salário superior ao do Presidente da República.

O relatório final da auditoria realizada pela Inspeção Geral das Finanças à Parvalorem, o veículo público que gere cerca de três mil milhões de euros de ativos tóxicos do antigo Banco Português de Negócios (BPN), foi entregue à Assembleia da República na semana passada.

A Inspeção Geral das Finanças encontrou um padrão com várias falhas. Uma dessas falhas, avança o Público, prende-se com a tabela salarial que vigora na empresa, na qual existem duas pessoas com vencimentos que rondam os 12.600 euros, salário superior aos 8.375 euros que ganha o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na empresa, há dois diretores com vencimentos em torno dos 12.600 euros. Armando Pinto, diretor de assuntos jurídicos do BPN entre 1989 e 2002 e da equipa de gestão de Oliveira Costa entre 2003 a 2008, que na Parvalorem exerce o cargo de diretor dos assuntos jurídicos, e Carlos Venda, também do grupo de Oliveira Costa.

No entanto, destacam-se ainda os 13 quadros com remunerações entre cinco mil e dez mil euros, acima do que recebe António Costa (4900 euros).

A investigação alerta ainda para falhas na “análise da carteira de crédito e dos perdões de dívida”, sublinhando o facto de a empresa ter aceite receber imóveis para anular dívidas de clientes de montantes superiores.

Ainda este sábado, o Diário de Notícias noticiou a anulação de dívidas a clientes por parte da Parvalorem, sem qualquer justificação ou documentação, no valor de 159 milhões de euros.

Em resposta ao Público, a empresa disse que só tomou conhecimento do conteúdo do relatório a 11 de julho, acrescentando que “sempre prestou todas as informações e colaboração necessárias”. A Parvalorem diz que exerceu “o contraditório” e sustenta “a regularidade” do seu desempenho.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. … com estas verdades vemos o tipo de gente que temos a governar. não custa nada esbanjar os dinheiros públicos, não é deles.

  2. Sem palavras….o banco foi à falência alegadamente por práticas duvidosas….no mínimo..foram julgados…quem pagou a factura deste alegado desfalque foi o estado e consequentemente o contribuinte e no fim, no meio disto tudo quem se safou foram aqueles que fizeram as ” asneiras”! Até parece que estou tipo “twilight zone”, numa quinta dimensão!…Isto é real, ou é uma brincadeira de muito mau gosto!??!lol…ah povo acorda…povo..

  3. Acho que é hora de esquecer o papão comunista e votar PCP, para obrigar o país à mudança. Não pode continuar assim.

  4. PRINCÍPIO COMUNISTA SOCIALISTA: COMER E ESBANJAR TUDO O QUE OS OUTROS PRODUZEM. COMUNISTA/SOCIALISTA NÃO PRODUZ RIQUEZA…DIVIDE RIQUEZA QUE NÃO PRODUZEM. COMO SE DIVIDE RIQUEZA, SEM A PRODUZIREM?!!!!!!!!!! QUARENTA E QUATRO ANOS DE TRAIÇÃO, ROUBALHEIRA, PROPAGANDA FALSA E INJUSTIÇA!!!. PARABÉNS PAÍS CONTINUAS A CAMINHAR PARA UM “LINDO FUNERAL”… ISTO SÃO FACTOS E NÃO VENHAM TANSOS COMENTAR, A NÃO SER QUE MAMEM NO PAU DESSES PARTIDOS….

  5. Muito estranho, o Presidente da República aceitar a esmola de todos os portugueses?
    Os funcionários públicos que são eleitos têm o dever e obrigação de viajar e representar o país. Podem utilizar os serviços públicos livremente e conforme as suas necessidades, mas já é abusivo esses mesmos eleitos democraticamente utilizarem os recursos de todos e ainda por cima receberem um ordenado. Em que país vivemos?

RESPONDER

Japão vai ter robôs "inteligentes" nas salas de aula para ensinar inglês

O Governo do Japão vai introduzir robôs com inteligência artificial capazes de falar inglês nas salas de aula para ajudar as crianças a melhorar as suas competências orais. De acordo com a emissora pública nipónica NHK, …

Sismo de 7,2 volta a atingir a Indonésia, o 5.º em menos de um mês

Um novo sismo de magnitude 7,2 atingiu este domingo a ilha Lombok, na Indonésia, o quinto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos. O abalo foi registado a 124 quilómetros a …

Belenenses vs FC Porto | Golo nos descontos salva dragão

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar três pontos no Estádio do Jamor, nova “casa” do Belenenses. Os “dragões estiveram a ganhar por 2-0, deixaram-se empatar, e somente em período de descontos, de …

Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão continua a revelar a vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido - entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico. Imagens aéreas mostraram pela …

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da avó" em alemão, um restaurante decidiu proibir a entrada a menores de 14 anos após as 17h. O proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" aos seus clientes. Um restaurante na estância …

Franceses "pescam" bomba alemã da II Guerra Mundial com 860 quilos

Pescadores franceses encontraram na costa da Normandia, região francesa próxima de Paris, algo realmente grande na sua rede de pesca - uma bomba da Segunda Guerra Mundial com 860 quilos de explosivos. A rede capturou uma …

Sul da Índia "afoga-se" nas piores inundações em 100 anos

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século, causadas pelas torrenciais chuvas de monção, que já provocaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil refugiados em …

200 mil bombas de Hiroshima, o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

"Bola de fogo" 40 vezes mais brilhante do que Lua cheia sobrevoou os EUA

Uma bola de fogo cruzou o céu do estado norte-americano do Alabama durante a noite desta sexta-feira. A NASA divulgou um vídeo, no qual mostra o objeto a sobrevoar a cidade, com um feixe de …

Segredo para uma vida mais longa está no consumo moderado de hidratos de carbono

Um estudo recente concluiu que o consumo moderado de hidratos de carbono é a solução para ter uma esperança média de vida maior. O consumo moderado de hidratos de carbono favorece uma vida mais saudável e …