//

Ex-diretores do BPN recebem mais do Estado do que Marcelo Rebelo de Sousa

9

Mário Cruz / Lusa

O antigo presidente do BPN, Oliveira e Costa

Uma análise da Inspeção Geral das Finanças à Parvalorem revela que há dois antigos diretores do BPN que recebem mensalmente um salário superior ao do Presidente da República.

O relatório final da auditoria realizada pela Inspeção Geral das Finanças à Parvalorem, o veículo público que gere cerca de três mil milhões de euros de ativos tóxicos do antigo Banco Português de Negócios (BPN), foi entregue à Assembleia da República na semana passada.

A Inspeção Geral das Finanças encontrou um padrão com várias falhas. Uma dessas falhas, avança o Público, prende-se com a tabela salarial que vigora na empresa, na qual existem duas pessoas com vencimentos que rondam os 12.600 euros, salário superior aos 8.375 euros que ganha o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na empresa, há dois diretores com vencimentos em torno dos 12.600 euros. Armando Pinto, diretor de assuntos jurídicos do BPN entre 1989 e 2002 e da equipa de gestão de Oliveira Costa entre 2003 a 2008, que na Parvalorem exerce o cargo de diretor dos assuntos jurídicos, e Carlos Venda, também do grupo de Oliveira Costa.

No entanto, destacam-se ainda os 13 quadros com remunerações entre cinco mil e dez mil euros, acima do que recebe António Costa (4900 euros).

A investigação alerta ainda para falhas na “análise da carteira de crédito e dos perdões de dívida”, sublinhando o facto de a empresa ter aceite receber imóveis para anular dívidas de clientes de montantes superiores.

Ainda este sábado, o Diário de Notícias noticiou a anulação de dívidas a clientes por parte da Parvalorem, sem qualquer justificação ou documentação, no valor de 159 milhões de euros.

Em resposta ao Público, a empresa disse que só tomou conhecimento do conteúdo do relatório a 11 de julho, acrescentando que “sempre prestou todas as informações e colaboração necessárias”. A Parvalorem diz que exerceu “o contraditório” e sustenta “a regularidade” do seu desempenho.

ZAP //

9 Comments

  1. … com estas verdades vemos o tipo de gente que temos a governar. não custa nada esbanjar os dinheiros públicos, não é deles.

  2. Sem palavras….o banco foi à falência alegadamente por práticas duvidosas….no mínimo..foram julgados…quem pagou a factura deste alegado desfalque foi o estado e consequentemente o contribuinte e no fim, no meio disto tudo quem se safou foram aqueles que fizeram as ” asneiras”! Até parece que estou tipo “twilight zone”, numa quinta dimensão!…Isto é real, ou é uma brincadeira de muito mau gosto!??!lol…ah povo acorda…povo..

  3. PRINCÍPIO COMUNISTA SOCIALISTA: COMER E ESBANJAR TUDO O QUE OS OUTROS PRODUZEM. COMUNISTA/SOCIALISTA NÃO PRODUZ RIQUEZA…DIVIDE RIQUEZA QUE NÃO PRODUZEM. COMO SE DIVIDE RIQUEZA, SEM A PRODUZIREM?!!!!!!!!!! QUARENTA E QUATRO ANOS DE TRAIÇÃO, ROUBALHEIRA, PROPAGANDA FALSA E INJUSTIÇA!!!. PARABÉNS PAÍS CONTINUAS A CAMINHAR PARA UM “LINDO FUNERAL”… ISTO SÃO FACTOS E NÃO VENHAM TANSOS COMENTAR, A NÃO SER QUE MAMEM NO PAU DESSES PARTIDOS….

  4. Muito estranho, o Presidente da República aceitar a esmola de todos os portugueses?
    Os funcionários públicos que são eleitos têm o dever e obrigação de viajar e representar o país. Podem utilizar os serviços públicos livremente e conforme as suas necessidades, mas já é abusivo esses mesmos eleitos democraticamente utilizarem os recursos de todos e ainda por cima receberem um ordenado. Em que país vivemos?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.