Ex-diretores do BPN recebem mais do Estado do que Marcelo Rebelo de Sousa

Mário Cruz / Lusa

O antigo presidente do BPN, Oliveira e Costa

Uma análise da Inspeção Geral das Finanças à Parvalorem revela que há dois antigos diretores do BPN que recebem mensalmente um salário superior ao do Presidente da República.

O relatório final da auditoria realizada pela Inspeção Geral das Finanças à Parvalorem, o veículo público que gere cerca de três mil milhões de euros de ativos tóxicos do antigo Banco Português de Negócios (BPN), foi entregue à Assembleia da República na semana passada.

A Inspeção Geral das Finanças encontrou um padrão com várias falhas. Uma dessas falhas, avança o Público, prende-se com a tabela salarial que vigora na empresa, na qual existem duas pessoas com vencimentos que rondam os 12.600 euros, salário superior aos 8.375 euros que ganha o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na empresa, há dois diretores com vencimentos em torno dos 12.600 euros. Armando Pinto, diretor de assuntos jurídicos do BPN entre 1989 e 2002 e da equipa de gestão de Oliveira Costa entre 2003 a 2008, que na Parvalorem exerce o cargo de diretor dos assuntos jurídicos, e Carlos Venda, também do grupo de Oliveira Costa.

No entanto, destacam-se ainda os 13 quadros com remunerações entre cinco mil e dez mil euros, acima do que recebe António Costa (4900 euros).

A investigação alerta ainda para falhas na “análise da carteira de crédito e dos perdões de dívida”, sublinhando o facto de a empresa ter aceite receber imóveis para anular dívidas de clientes de montantes superiores.

Ainda este sábado, o Diário de Notícias noticiou a anulação de dívidas a clientes por parte da Parvalorem, sem qualquer justificação ou documentação, no valor de 159 milhões de euros.

Em resposta ao Público, a empresa disse que só tomou conhecimento do conteúdo do relatório a 11 de julho, acrescentando que “sempre prestou todas as informações e colaboração necessárias”. A Parvalorem diz que exerceu “o contraditório” e sustenta “a regularidade” do seu desempenho.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. … com estas verdades vemos o tipo de gente que temos a governar. não custa nada esbanjar os dinheiros públicos, não é deles.

  2. Sem palavras….o banco foi à falência alegadamente por práticas duvidosas….no mínimo..foram julgados…quem pagou a factura deste alegado desfalque foi o estado e consequentemente o contribuinte e no fim, no meio disto tudo quem se safou foram aqueles que fizeram as ” asneiras”! Até parece que estou tipo “twilight zone”, numa quinta dimensão!…Isto é real, ou é uma brincadeira de muito mau gosto!??!lol…ah povo acorda…povo..

  3. Acho que é hora de esquecer o papão comunista e votar PCP, para obrigar o país à mudança. Não pode continuar assim.

  4. PRINCÍPIO COMUNISTA SOCIALISTA: COMER E ESBANJAR TUDO O QUE OS OUTROS PRODUZEM. COMUNISTA/SOCIALISTA NÃO PRODUZ RIQUEZA…DIVIDE RIQUEZA QUE NÃO PRODUZEM. COMO SE DIVIDE RIQUEZA, SEM A PRODUZIREM?!!!!!!!!!! QUARENTA E QUATRO ANOS DE TRAIÇÃO, ROUBALHEIRA, PROPAGANDA FALSA E INJUSTIÇA!!!. PARABÉNS PAÍS CONTINUAS A CAMINHAR PARA UM “LINDO FUNERAL”… ISTO SÃO FACTOS E NÃO VENHAM TANSOS COMENTAR, A NÃO SER QUE MAMEM NO PAU DESSES PARTIDOS….

  5. Muito estranho, o Presidente da República aceitar a esmola de todos os portugueses?
    Os funcionários públicos que são eleitos têm o dever e obrigação de viajar e representar o país. Podem utilizar os serviços públicos livremente e conforme as suas necessidades, mas já é abusivo esses mesmos eleitos democraticamente utilizarem os recursos de todos e ainda por cima receberem um ordenado. Em que país vivemos?

RESPONDER

"Síndrome do Inverno." Investigadores na Antártida em estado de hibernação psicológica

Os investigadores da Antártida entram em estado de "hibernação psicológica" para lidar com o stress provocado pela escuridão constante e o isolamento típicos do inverno a latitudes extremas. Passar longos períodos de tempo em isolamento e …

Cientistas revelam pela primeira vez como é o polo norte do Sol

Embora existam muitas missões da Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo de analisar o nosso astro, a maioria das sondas tem focado as suas observações nas regiões equatoriais, deixando os polos relativamente inexplorados - …

Sporting vs Aves | Furacão Keizer volta a atacar

O Sporting deu seguimento ao bom momento que atravessa e goleou o Desportivo das Aves, no Estádio José Alvalade, por 4-1. Os visitantes até marcaram primeiro, mas dois golos no final da primeira parte e …

Ratos e pombos estão a substituir espécies emblemáticas

Animais como ratos e pombos estão a tomar o lugar de outros, como tigres, que apenas conseguem sobreviver em certos habitats. A agricultura e a construção está a favorecer as mesmas espécies em todos os …

Em sete anos, Comissão de Ética não advertiu um único deputado

Nos últimos sete anos, a Comissão de Ética foi chamada a pronunciar-se 52 vezes sobre incompatibilidades e impedimentos de deputados, mas nunca encontrou nenhuma. Segundo o Diário de Notícias, nas duas últimas legislaturas, a subcomissão parlamentar …

Pai castiga filha por praticar bullying e obriga-a a ir a pé para a escola

Depois de ter sido suspensa da escola por bullying, o pai de Kristen decidiu dar-lhe uma lição: castigou a filha obrigando-a a percorrer oito quilómetros até à escola. Kristen gozava com os colegas da escola. À …

Professora disse aos alunos que o Pai Natal não existia. Foi despedida

Uma professora substituta, numa cidade americana, já não vai voltar a ser chamado para dar aulas - além do Pai Natal, também "matou" o Coelhinho da Páscoa e a Fada dos Dentes. Por todo o país, …

Dinossauro desconhecido estava escondido em opalas da Austrália

Opalas encontradas por mineiros numa área deserta da Austrália acabaram por ser fragmentos de fóssil de uma espécie de dinossauro desconhecida até agora. Batizado como Weewarrasaurus pobeni, em honra do campo de opalas Wee Warra, que …

Descoberta espécie de salamandra que respira através de "árvores de Natal"

Uma equipa de biólogos norte-americanos identificou uma nova espécie de salamandra num anfíbio que, até agora, só foi encontrado em três locais nos estados norte-americanos da Flórida e do Alabama.  De acordo com a Universidade Estadual …

O maior puzzle do Mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …