Ex-deputado do PSD ganhou meio milhão de euros num dia em negócio com o GES

O ex-deputado do PSD, António Silva Preto, conseguiu um ganho de meio milhão de euros em apenas um dia, com a venda de um terreno que comprou a um fundo do Grupo Espírito Santo (GES) por 1,5 milhões e que vendeu, algumas horas depois, por 2 milhões.

O negócio efectuado a 2 de Setembro de 2016 é divulgado pelo jornal Expresso que refere que está em causa o Lote 3 do Marconi Parque, na Venteira, na Amadora.

Através da sua empresa, a Barrocas & Preto, o ex-deputado, que se sentou na Assembleia da República entre 2002 e 2011, adquiriu o terreno por 1,5 milhões de euros a um fundo do GES, o Investfundo. Algumas horas depois, nesse mesmo dia, António Silva Preto revendeu a propriedade à empresa de inspecções automóveis Dekra por 2 milhões de euros.

O Expresso nota que o negócio “foi feito e escriturado num só dia“, mas o ex-deputado, que é advogado de formação, assegura ao semanário que houve “um processo negocial que levou mais tempo”.

A Pharol SGPS, que está a tentar recuperar, há vários anos, dinheiro da Rio Forte, empresa do universo do GES, fez queixa do negócio ao Banco de Portugal e à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), lançando suspeitas sobre a actuação da gestora do Investfundo, a Gesfimo que é a sociedade de gestão de fundos de investimento imobiliário do GES.

O Expresso apurou que a Dekra tinha um interesse antigo no terreno e que em 2014, o Invesfundo pediu 2,4 milhões de euros por ele. Nessa altura, a Dekra recusou pagar aquele montante, considerando uma avaliação que situava o seu real valor nos 2,15 milhões de euros.

Em 2015, já depois do colapso do BES, António Silva Preto alega que houveu uma “alteração de circunstâncias” que acabou por beneficiar a sua empresa. A Dekra aceitou, então, os 2 milhões de euros pelo negócio porque não tinha “conhecimento do preço a que a Barrocas & Preto tinha comprado o mesmo”, explica o administrador da empresa, Sérgio Vitorino, ao Expresso.

“Eu apareci quando o negócio estava morto e encontrei uma oportunidade de negócio“, frisa no mesmo jornal o ex-deputado do PSD, assegurando que actuou “com toda a clareza” e que não usou “nenhum tapume”.

António Silva Preto também garante que o dinheiro o beneficia exclusivamente a si e que não houve partilha com terceiros. “O dinheiro está na minha conta. Quem quiser ir ver vê à vontade”, sublinha.

O Expresso sustenta, ainda, que este foi o maior negócio da Barrocas & Preto que fechou o exercício de 2017 com capitais próprios de 697 mil euros. Em 2016, a empresa teve 536 mil euros de lucro e em 2017, 1677 euros, segundo as contas da empresa consultadas pelo semanário.

António Preto esteve envolvido no chamado “caso da mala” que estalou em 2002, quando era deputado e presidente da distrital de Lisboa do PSD. Foi acusado de ter recebido 150 mil euros de dois empresários da construção civil, em envelopes e em malas, para pagar as quotas em atraso e despesas da campanha eleitoral que levou à sua escolha como líder da distrital.

O ex-líder social-democrata acabou por ser absolvido de todas as acusações em tribunal.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. ISTO É O QUE SE CHAMA “OLHO PARA O NEGÓCIO”,… ou então estar super hiper mega bem informado,… Os amigos são de fato das melhores coisas da vida! Quem tem amigos tem tudo!…

    • E lembram-se deste mesmo senhor quando era Presidente da Republica uns dias antes do colapso do BES, vir dizer aos Portugueses que o Banco era sólido que podiam confiar as suas poupanças a comprar acções.
      Será que tb aqui comprou e vendou logo de seguida ganhando milhares como aconteceu no BPN

  2. Tudo gente séria, “ónesta”, trabalhadeira e cumpridora dos deveres legais a que os cidadãos estão obrigados… 🙂

  3. É tudo mentira. O homem estará seguramente de consciência tranquila e disponível para colaborar com as autoridades em tudo o que seja necessário. Seguramente será uma tentativa reles de denegrir este pobre homem em público. Uma campanha orquestrada que apenas tem como finalidade destruir a sua boa reputação. Uma vergonha!

  4. Pelo que percebi foi tudo declarado às Finanças nas contas da empresa. E quanto às outras suspeitas foi absolvido. É destes homens que precisamos a negociar os fundos comunitários para Portugal, mas com a condição de que são interditos de fazer negócios próprios em Portugal.

  5. É sempre tudo do mesmo ! Estes gajos safam-se sempre ! Coitado do povinho que tem de assistir a estas coisas e fica quietinho a dar beijinhos aos politicos. Sejam gregos, portugueses, e verão as coisas mudar !

  6. Os nossos políticos são de facto geniais e com grande olho para o negócio. Só não sei como é que a “nossa” divida publica não para de aumentar ?

  7. Eu até já fui intimado com ameaça de penhoras para pagar o selo do carro de um ano, quando já tinha vendido o carro há dez anos… Mas depois estes gajos é assim… Bem informados sobre estes negócios, tudo sempre legal… Enfim, dois pesos e duas medidas. Estúpido fui eu em não me meter na política e tanto que me convidaram em tempos.

    Mas não… Ainda bem que não fui. Sinto-me bem feliz assim. Tenho depois alguma pena que uns sejam filhos de Deus e outros de uma senhora solteira. Mas a inveja também é uma coisa muito feia. Olha, se fizeram falcatrua, espero que cedo ou tarde se lixem. Se não fizeram, então bom pra eles, que a ostentação dos outros a mim nunca me causou prurido.

RESPONDER

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …