Ex-assessora de Ricardo Salgado vai vender imóveis do Novo Banco

Tiago Petinga / Lusa

O Novo Banco escolheu a empresa espanhola Alantra, que é gerida em Portugal pela ex-assessora de Ricardo Salgado, Rita Barosa, que também surge envolvida no “saco azul” do GES, para proceder à venda da sua carteira de imóveis que está avaliada em cerca de 700 milhões de euros.

O jornal Público dá conta deste dado, realçando que a escolha criou “ruído” no seio do Novo Banco. De tal forma, que o nome de Rita Barosa acabou por “desaparecer” da documentação relativa à Alantra.

O Novo Banco escolheu a Alantra para a venda da sua carteira de imóveis através da Hudson Advisor, um veículo do fundo Lone Star, que adquiriu o banco, no seguimento da queda do BES.

Na primeira proposta enviada pela Alantra à Hudson Advisors, aparecia o nome de Rita Barosa, frisa o Público. Contudo, depois do desconforto verificado, o nome da ex-assessora de Salgado acabou por desaparecer dos documentos, refere o jornal.

“Ficámos espantados quando as alusões a Barosa desapareceram subitamente da documentação da Alantra que passou a ser enviada de Espanha”, refere uma fonte não identificada ao diário, concluindo que “alguém deu a volta ao texto e apagaram o nome”.

Rita Barosa, por seu lado, assegura que o seu nome “nunca constou de qualquer proposta da Alantra”.

A ex-assessora de Salgado deixou o antigo BES em Agosto de 2014, no seguimento do veto do Banco de Portugal à inclusão do seu nome numa lista da família Espírito Santo para a Comissão Executiva.

Rita Barosa nunca foi acusada no âmbito das investigações ao Grupo Espírito Santo (GES), mas o seu nome aparece entre os pagamentos efectuados através do “saco azul” daquela entidade.

Antes de se tornar assessora de Salgado, Rita Barosa foi o braço-direito do ex-líder do Departamento Financeiro, de Mercados e Estudos do BES, Amílcar Morais Pires, e foi também secretária de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa no Governo de Passos Coelho.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Podemos estar á vontade, está tudo ok. A respeitável doutora foi companheira de viagem do Salgado e do Coelho; com tão excelsos mentores não há motivo para preocupações. Os 700 milhões estão bem entregues.

    • Claro que podemos estar à vontade, tudo gente honesta. Já agora sobre o companheirismo nas viagens, o nosso presidente tb já foi companheiro de viagens do Salgado.

RESPONDER

Cirurgião brasileiro também já foi suspeito da morte do namorado da mãe

O cirurgião brasileiro, conhecido como “Doutor Bumbum”, e a mãe também já foram suspeitos do assassinato do namorado da progenitora, assassinado a tiro em 1997. Denis Furtado, de 45 anos, e a mãe Maria de Fátima, …

Estar de mau humor pode torná-lo mais produtivo

Estar de mau humor pode ajudar a aumentar a sua produtividade. Uma investigação recente mostrou que, para algumas pessoas, estar de mau humor pode ajudar na concentração e a priorizar melhor as tarefas. Tudo depende do …

Bem-vindos à Idade de Meghalaya, a nova era geológica da Terra

Especialistas dizem que já estamos a viver numa nova era geológica, batizada de Idade de Meghalaya, que começou há 4.250 anos. Esta nova era, batizada de Idade de Meghalaya começou há 4.250 anos, quando aquilo que terá …

NASA vai lançar uma sonda para tocar no Sol

A NASA espera lançar nas próximas semanas uma sonda que deverá aproximar-se do Sol mais do que nenhuma outra até agora. A sonda Parker - batizada em homenagem a Eugene Parker, astrofísico que desenvolveu a teoria …

Este é o julho mais frio dos últimos 30 anos (e a culpa é de um anticiclone)

O mês de julho foi até ao dia 18 o que teve o valor médio da temperatura máxima do ar mais baixo dos últimos 30 anos. “Verifica-se que o valor médio da temperatura máxima do ar …

"Quando trazem um copo de água a Juncker todos sabemos que é gin"

Um jornalista francês, um dos veteranos especialistas em assuntos europeus, levanta dúvidas sobre a capacidade de Jean-Claude Juncker governar, falando abertamente sobre o alegado "alcoolismo" do presidente da Comissão Europeia. "Quando um oficial de justiça lhe …

Pablo Casado é o novo presidente do PP espanhol

O congresso extraordinário do Partido Popular espanhol elegeu, este sábado, em Madrid, Pablo Casado, de 37 anos, para suceder a Mariano Rajoy na presidência. Pablo Casado foi o mais votado pelos 3.082 delegados ao congresso, segundo …

Salgado e ex-administrador do BES desviaram milhões para família e amigos

Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires, ex-presidente e ex-administrador do BES, respectivamente, colocaram em marcha um esquema que tinha como objectivo desviar fundos para financiar investimentos de amigos e familiares, bem como ocultar activos tóxicos, …

Professores só podem ter férias depois de entregarem as notas

O Ministério da Educação enviou orientações às escolas para que concluam as avaliações finais dos alunos "impreterivelmente até 26 de julho", pedindo aos diretores escolares que apenas autorizem férias aos professores depois de entregarem as …

3 polícias franceses detidos em caso de colaborador que agrediu manifestante

Três polícias foram detidos, este sábado, por terem mostrado imagens de videovigilância ao colaborador do Presidente francês, filmado a agredir um manifestante durante o desfile do 1º de Maio, informou a procuradoria de Paris. Os três …