Ex-assessor de Tony Blair vota noutro partido e é expulso dos trabalhistas

Chatham House / Flickr


Alastair Campbell, ex-assessor de Tony Blair.

O antigo diretor de comunicação de Tony Blair, Alastair Campbell, votou nos Liberais-Democratas nas eleições europeias. Consequentemente, recebeu um e-mail a expulsá-lo do Partido Trabalhista.

Alastair Campbell foi diretor de comunicação de Tony Blair, antigo primeiro-ministro do Reino Unido entre 1997 e 2007. Depois de nas eleições europeias ter votado no partido Liberal-Democrata, os trabalhistas expulsaram Alastair do partido.

Triste e desapontado por ter recebido um e-mail a expulsar-me do Partido Trabalhista, particularmente num dia em que a liderança parece estar a ir na direção certa no que toca ao Brexit, graças ao voto tático dos membros do partido, incluindo deputados, vereadores e colegas que apoiam o People’s Vote”, escreveu Alastair Campbell no Twitter.

Alastair vai contra as ideias do Partido Trabalhista relativamente ao Brexit, já que apela a que haja um segundo referendo. Todavia, os trabalhistas nunca mostraram intenções de seguir esse caminho.

Em declarações à porta de sua casa, citado pelo Expresso, Alastair disse que “podemos interpretar isto de várias formas, mas o que eu sei é que não vou sair do partido só porque um email me diz que fui expulso”.

“Eu não pretendia divulgar isto nesta fase, mas recebi chamadas do Partido a dizerem-me que é agora amplamente conhecido e provavelmente a informação vazou. Fui avisado por advogados com experiência neste domínio que tenho motivos para recorrer contra a expulsão e assim o farei”, escreveu, de seguida, o britânico.

Alastair reconhece que é e sempre será trabalhista e que o seu voto nas Europeias serve para tentar persuadir os trabalhistas a fazerem a coisa certa pelo país.

O antigo assessor de Blair destacou ainda os casos de anti-semitismo, relatados pelo jornal britânico The Guardian, que o partido tem sido associado. O Comité de Igualdade e Ética abriu uma investigação para perceber se o partido discrimina pessoas com base na sua etnia.

Num quarto tweet publicado, Alistair realçou ainda que há precedentes muitos membros que votaram noutros partidos/causas “são agora altos funcionários do partido”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …