Ex-assessor de Tony Blair vota noutro partido e é expulso dos trabalhistas

Chatham House / Flickr


Alastair Campbell, ex-assessor de Tony Blair.

O antigo diretor de comunicação de Tony Blair, Alastair Campbell, votou nos Liberais-Democratas nas eleições europeias. Consequentemente, recebeu um e-mail a expulsá-lo do Partido Trabalhista.

Alastair Campbell foi diretor de comunicação de Tony Blair, antigo primeiro-ministro do Reino Unido entre 1997 e 2007. Depois de nas eleições europeias ter votado no partido Liberal-Democrata, os trabalhistas expulsaram Alastair do partido.

Triste e desapontado por ter recebido um e-mail a expulsar-me do Partido Trabalhista, particularmente num dia em que a liderança parece estar a ir na direção certa no que toca ao Brexit, graças ao voto tático dos membros do partido, incluindo deputados, vereadores e colegas que apoiam o People’s Vote”, escreveu Alastair Campbell no Twitter.

Alastair vai contra as ideias do Partido Trabalhista relativamente ao Brexit, já que apela a que haja um segundo referendo. Todavia, os trabalhistas nunca mostraram intenções de seguir esse caminho.

Em declarações à porta de sua casa, citado pelo Expresso, Alastair disse que “podemos interpretar isto de várias formas, mas o que eu sei é que não vou sair do partido só porque um email me diz que fui expulso”.

“Eu não pretendia divulgar isto nesta fase, mas recebi chamadas do Partido a dizerem-me que é agora amplamente conhecido e provavelmente a informação vazou. Fui avisado por advogados com experiência neste domínio que tenho motivos para recorrer contra a expulsão e assim o farei”, escreveu, de seguida, o britânico.

Alastair reconhece que é e sempre será trabalhista e que o seu voto nas Europeias serve para tentar persuadir os trabalhistas a fazerem a coisa certa pelo país.

O antigo assessor de Blair destacou ainda os casos de anti-semitismo, relatados pelo jornal britânico The Guardian, que o partido tem sido associado. O Comité de Igualdade e Ética abriu uma investigação para perceber se o partido discrimina pessoas com base na sua etnia.

Num quarto tweet publicado, Alistair realçou ainda que há precedentes muitos membros que votaram noutros partidos/causas “são agora altos funcionários do partido”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …