Ex-árbitro acusa Vítor Pereira de lhe telefonar para favorecer o Benfica

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira

O ex-árbitro internacional português Marco Ferreira acusa o presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, de o tentar condicionar para favorecer o Benfica.

A grave acusação é feita pelo madeirense Marco Ferreira, que deixou a arbitragem depois de ter sido despromovido à Segunda Liga na última temporada, em entrevista ao jornal espanhol AS.

“Eu e muitos companheiros recebemos chamadas do presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, na mesma semana em que estamos nomeados para arbitrar o Benfica”, conta Marco Ferreira, realçando que o dirigente lhe dizia para ter “cuidado”, para que “o jogo corresse bem”.

“Nunca me telefonou antes de um jogo do Porto”, acrescenta o ex-árbitro, que faz questão de notar que nunca foi contactado por responsáveis do Benfica.

“O Benfica nunca falou comigo ou me telefonou para os favorecer”, diz.

“Fui árbitro da Primeira Liga durante nove anos e nunca o Benfica, nem nenhum clube, me fizeram esse tipo de ofertas [financeiras] para que os beneficiasse”, acrescenta Marco Ferreira.

O ex-árbitro confessa ter ficado “perplexo” com a despromoção, depois de ter sido nomeado, pouco antes, para apitar a final da Taça de Portugal entre o Sporting e o Sporting de Braga.

“A única explicação que encontro para a despromoção é que, na passada temporada, tinha apitado três vezes o Benfica e perdeu por duas. Creio que é por isso que não me deram nenhum Clássico”, diz.

António Cotrim / Lusa

O ex-árbitro de futebol Marco Ferreira

O ex-árbitro de futebol Marco Ferreira

Vítor Pereira tem muitos inimigos e muitos opositores, entre eles gente do próprio Conselho de Arbitragem e muitos clubes da Primeira Liga. Não o querem ali. Agora, o único dos grandes que apoia Pereira é o Benfica”, acrescenta na mesma entrevista.

“Não vou dizer que o Benfica pede a Vítor Pereira que fale com os árbitros para que favoreçam o clube. O que digo é que ele o faz porque sabe que o Benfica é o único clube que o apoia. Por isso, não quer que nenhum árbitro que não agrade ao Benfica apite os seus jogos”, refere também.

“Na derrota do Benfica perante o Braga, em Outubro, na oitava jornada, o jogo correu mal. Mas para as duas equipas. Depois deste jogo, o Benfica protestou contra mim e disseram-me que não voltaria a fazer um jogo dos quentes. E, desde então, não me colocaram em nenhum outro encontro importante”, explica ainda ao jornal.

Marco Ferreira revela também ao AS que denunciou o caso junto da Federação Portuguesa de Futebol que, por seu lado, o remeteu para o Comité de Disciplina da Liga.

Segundo o ex-árbitro, não aparecem mais denúncias de outros árbitros porque estes têm “medo” de que Vítor Pereira “acabe com as suas carreiras”, como diz que fez com a sua.

“Eu era árbitro internacional e nunca na história da arbitragem em Portugal um árbitro internacional tinha sido despromovido à Segunda”, queixa-se o ex-árbitro madeirense.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A 1ª pessoa a por a boca no trombone foi do Porto na pessoa do seu treinador! Paradigmático… A arbitragem portuguesa num jornal espanhol… Fantástico! Diz-se lá fora… mas como a pior consequência material é uma “indemnizaçãosinha” alguém deve ter-se prestado ao servicinho… Não lembrava ao diabo duas pauladas vaivem de uma cajada só – benfica e victor pereira – para denegrir o benfica e para derrubar o da arbitragem!

RESPONDER

PJ acredita que Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks

A Polícia Judiciária acredita que o hacker português Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks, que revelou mais 715 mil ficheiros sobre alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos. A …

Descobertos na Sibéria vestígios de um mítico povo que "vivia debaixo da terra"

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou na península de Taimyr, na Sibéria, vestígios do mítico povo Sikhirtia, avança a Russia Today. Os investigadores encontraram na pequena baía de Makárov uma caverna reforçada com uma estrutura de …

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …

Sismo na Turquia faz pelo menos 14 mortos

Pelos menos 14 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta sexta-feira o leste da Turquia, havendo também relatos de …

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …