Ex-árbitro acusa Vítor Pereira de lhe telefonar para favorecer o Benfica

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira

O ex-árbitro internacional português Marco Ferreira acusa o presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, de o tentar condicionar para favorecer o Benfica.

A grave acusação é feita pelo madeirense Marco Ferreira, que deixou a arbitragem depois de ter sido despromovido à Segunda Liga na última temporada, em entrevista ao jornal espanhol AS.

“Eu e muitos companheiros recebemos chamadas do presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, na mesma semana em que estamos nomeados para arbitrar o Benfica”, conta Marco Ferreira, realçando que o dirigente lhe dizia para ter “cuidado”, para que “o jogo corresse bem”.

“Nunca me telefonou antes de um jogo do Porto”, acrescenta o ex-árbitro, que faz questão de notar que nunca foi contactado por responsáveis do Benfica.

“O Benfica nunca falou comigo ou me telefonou para os favorecer”, diz.

“Fui árbitro da Primeira Liga durante nove anos e nunca o Benfica, nem nenhum clube, me fizeram esse tipo de ofertas [financeiras] para que os beneficiasse”, acrescenta Marco Ferreira.

O ex-árbitro confessa ter ficado “perplexo” com a despromoção, depois de ter sido nomeado, pouco antes, para apitar a final da Taça de Portugal entre o Sporting e o Sporting de Braga.

“A única explicação que encontro para a despromoção é que, na passada temporada, tinha apitado três vezes o Benfica e perdeu por duas. Creio que é por isso que não me deram nenhum Clássico”, diz.

António Cotrim / Lusa

O ex-árbitro de futebol Marco Ferreira

O ex-árbitro de futebol Marco Ferreira

Vítor Pereira tem muitos inimigos e muitos opositores, entre eles gente do próprio Conselho de Arbitragem e muitos clubes da Primeira Liga. Não o querem ali. Agora, o único dos grandes que apoia Pereira é o Benfica”, acrescenta na mesma entrevista.

“Não vou dizer que o Benfica pede a Vítor Pereira que fale com os árbitros para que favoreçam o clube. O que digo é que ele o faz porque sabe que o Benfica é o único clube que o apoia. Por isso, não quer que nenhum árbitro que não agrade ao Benfica apite os seus jogos”, refere também.

“Na derrota do Benfica perante o Braga, em Outubro, na oitava jornada, o jogo correu mal. Mas para as duas equipas. Depois deste jogo, o Benfica protestou contra mim e disseram-me que não voltaria a fazer um jogo dos quentes. E, desde então, não me colocaram em nenhum outro encontro importante”, explica ainda ao jornal.

Marco Ferreira revela também ao AS que denunciou o caso junto da Federação Portuguesa de Futebol que, por seu lado, o remeteu para o Comité de Disciplina da Liga.

Segundo o ex-árbitro, não aparecem mais denúncias de outros árbitros porque estes têm “medo” de que Vítor Pereira “acabe com as suas carreiras”, como diz que fez com a sua.

“Eu era árbitro internacional e nunca na história da arbitragem em Portugal um árbitro internacional tinha sido despromovido à Segunda”, queixa-se o ex-árbitro madeirense.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A 1ª pessoa a por a boca no trombone foi do Porto na pessoa do seu treinador! Paradigmático… A arbitragem portuguesa num jornal espanhol… Fantástico! Diz-se lá fora… mas como a pior consequência material é uma “indemnizaçãosinha” alguém deve ter-se prestado ao servicinho… Não lembrava ao diabo duas pauladas vaivem de uma cajada só – benfica e victor pereira – para denegrir o benfica e para derrubar o da arbitragem!

RESPONDER

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …