Ex-árbitro acusa Vítor Pereira de lhe telefonar para favorecer o Benfica

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira

O ex-árbitro internacional português Marco Ferreira acusa o presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, de o tentar condicionar para favorecer o Benfica.

A grave acusação é feita pelo madeirense Marco Ferreira, que deixou a arbitragem depois de ter sido despromovido à Segunda Liga na última temporada, em entrevista ao jornal espanhol AS.

“Eu e muitos companheiros recebemos chamadas do presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, na mesma semana em que estamos nomeados para arbitrar o Benfica”, conta Marco Ferreira, realçando que o dirigente lhe dizia para ter “cuidado”, para que “o jogo corresse bem”.

“Nunca me telefonou antes de um jogo do Porto”, acrescenta o ex-árbitro, que faz questão de notar que nunca foi contactado por responsáveis do Benfica.

“O Benfica nunca falou comigo ou me telefonou para os favorecer”, diz.

“Fui árbitro da Primeira Liga durante nove anos e nunca o Benfica, nem nenhum clube, me fizeram esse tipo de ofertas [financeiras] para que os beneficiasse”, acrescenta Marco Ferreira.

O ex-árbitro confessa ter ficado “perplexo” com a despromoção, depois de ter sido nomeado, pouco antes, para apitar a final da Taça de Portugal entre o Sporting e o Sporting de Braga.

“A única explicação que encontro para a despromoção é que, na passada temporada, tinha apitado três vezes o Benfica e perdeu por duas. Creio que é por isso que não me deram nenhum Clássico”, diz.

António Cotrim / Lusa

O ex-árbitro de futebol Marco Ferreira

O ex-árbitro de futebol Marco Ferreira

Vítor Pereira tem muitos inimigos e muitos opositores, entre eles gente do próprio Conselho de Arbitragem e muitos clubes da Primeira Liga. Não o querem ali. Agora, o único dos grandes que apoia Pereira é o Benfica”, acrescenta na mesma entrevista.

“Não vou dizer que o Benfica pede a Vítor Pereira que fale com os árbitros para que favoreçam o clube. O que digo é que ele o faz porque sabe que o Benfica é o único clube que o apoia. Por isso, não quer que nenhum árbitro que não agrade ao Benfica apite os seus jogos”, refere também.

“Na derrota do Benfica perante o Braga, em Outubro, na oitava jornada, o jogo correu mal. Mas para as duas equipas. Depois deste jogo, o Benfica protestou contra mim e disseram-me que não voltaria a fazer um jogo dos quentes. E, desde então, não me colocaram em nenhum outro encontro importante”, explica ainda ao jornal.

Marco Ferreira revela também ao AS que denunciou o caso junto da Federação Portuguesa de Futebol que, por seu lado, o remeteu para o Comité de Disciplina da Liga.

Segundo o ex-árbitro, não aparecem mais denúncias de outros árbitros porque estes têm “medo” de que Vítor Pereira “acabe com as suas carreiras”, como diz que fez com a sua.

“Eu era árbitro internacional e nunca na história da arbitragem em Portugal um árbitro internacional tinha sido despromovido à Segunda”, queixa-se o ex-árbitro madeirense.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A 1ª pessoa a por a boca no trombone foi do Porto na pessoa do seu treinador! Paradigmático… A arbitragem portuguesa num jornal espanhol… Fantástico! Diz-se lá fora… mas como a pior consequência material é uma “indemnizaçãosinha” alguém deve ter-se prestado ao servicinho… Não lembrava ao diabo duas pauladas vaivem de uma cajada só – benfica e victor pereira – para denegrir o benfica e para derrubar o da arbitragem!

RESPONDER

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …