Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de “fake news” (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que funcionaria na sede da Presidência.

Joice Hasselmann prestou depoimentos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito às “fake news”, instaurada pelo Congresso brasileiro, e declarou a existência de um grupo que, segundo a deputada, ficou conhecido como “gabinete do ódio”, noticiou esta quinta-feira o Jornal de Notícias (JN).

De acordo com a própria, esse gabinete tinha como mentores o vereador Carlos Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro, filhos do atual chefe de Estado. A deputada apresentou o que diz ser um esquema de criação e difusão de notícias falsas na internet, que vigora no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, em Brasília.

“Qualquer pessoa que eventualmente discorde [da família Bolsonaro] entra como inimigo da milícia”, indicou, explicando que o grupo atua com uma estratégia definida, começando com uma lista de pessoas consideradas “traidoras” e que são escolhidas como alvo dos ataques cibernéticos.

E acrescentou: “Escolhe-se um alvo. Combina-se um ataque e há, inclusive, um calendário de quem ataca e quando. E, quando esse alvo está escolhido, entram as pessoas e os robôs. É por isso que, em questão de minutos, temos uma informação espalhada para o Brasil inteiro”.

Joice Hasselmann exibiu igualmente partes de conversas no Whatsapp atribuídas a esse gabinete, com orientações sobre os procedimentos a serem tomados, informou o JN. De acordo com a deputada, a divulgação de notícias falsas custam cerca de 500 mil reais (107 mil euros) aos cofres públicos.

Senado Federal / Flickr

A deputada Joice Hasselmann

O JN referiu que a ex-líder do Governo no Congresso disse ter recebido a informação de que o vereador Carlos Bolsonaro propôs a criação de uma “Abin paralela” no Governo, que funcionaria como um órgão clandestino, nos moldes da Agência Brasileira de Inteligência do Brasil (Abin), e que incluiria a instalação de escutas telefónicas.

“Essas informações foram-me passadas. É óbvio que vou preservar a fonte. Eu não faço parte desse grupo, demorei para conseguir essas informações, porque é muito sigiloso, mas até algumas pessoas que fazem parte entendem que todos os limites foram estourados”, referiu a deputada.

Joice Hasselmann, uma das principais aliadas do Presidente brasileiro dentro do Partido Social Liberal (PSL), foi destituída do cargo de representante do Governo no Congresso pelo chefe de Estado durante uma crise dentro do partido. Após a crise, este assinou a sua desfiliação do partido e anunciou a criação do Aliança pelo Brasil.

Depois dos conflitos com a família Bolsonaro, Joice Hasselmann foi vítima de ‘ciberbullying’ por parte de Eduardo Bolsonaro. O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados do Brasil instaurou dois processos disciplinares ao filho do chefe de Estado e deputado federal, após queixas do seu próprio partido e da oposição.

O Presidente brasileiro negou as acusações de Joice Hasselmann. “Há zero chances [da existência do grupo]. Inventaram o gabinete do ódio e alguns idiotas acreditaram. Outros idiotas vão até prestar depoimentos, como está agora um idiota a prestar depoimento agora”, respondeu.

 

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. por mais camuflada que uma estrutura esteja com uma envernizada fachada querendo aparentar boa saúde os podres acabam sempre por vencer o verniz e aparecer à luz do dia mostrando ao mundo e provando tudo o que sempre se soube que essa gente é, rasca e de formação muito baixa, são mesmo lixo do fundo da lixeira. escroques.

RESPONDER

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …