Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de “fake news” (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que funcionaria na sede da Presidência.

Joice Hasselmann prestou depoimentos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito às “fake news”, instaurada pelo Congresso brasileiro, e declarou a existência de um grupo que, segundo a deputada, ficou conhecido como “gabinete do ódio”, noticiou esta quinta-feira o Jornal de Notícias (JN).

De acordo com a própria, esse gabinete tinha como mentores o vereador Carlos Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro, filhos do atual chefe de Estado. A deputada apresentou o que diz ser um esquema de criação e difusão de notícias falsas na internet, que vigora no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, em Brasília.

“Qualquer pessoa que eventualmente discorde [da família Bolsonaro] entra como inimigo da milícia”, indicou, explicando que o grupo atua com uma estratégia definida, começando com uma lista de pessoas consideradas “traidoras” e que são escolhidas como alvo dos ataques cibernéticos.

E acrescentou: “Escolhe-se um alvo. Combina-se um ataque e há, inclusive, um calendário de quem ataca e quando. E, quando esse alvo está escolhido, entram as pessoas e os robôs. É por isso que, em questão de minutos, temos uma informação espalhada para o Brasil inteiro”.

Joice Hasselmann exibiu igualmente partes de conversas no Whatsapp atribuídas a esse gabinete, com orientações sobre os procedimentos a serem tomados, informou o JN. De acordo com a deputada, a divulgação de notícias falsas custam cerca de 500 mil reais (107 mil euros) aos cofres públicos.

Senado Federal / Flickr

A deputada Joice Hasselmann

O JN referiu que a ex-líder do Governo no Congresso disse ter recebido a informação de que o vereador Carlos Bolsonaro propôs a criação de uma “Abin paralela” no Governo, que funcionaria como um órgão clandestino, nos moldes da Agência Brasileira de Inteligência do Brasil (Abin), e que incluiria a instalação de escutas telefónicas.

“Essas informações foram-me passadas. É óbvio que vou preservar a fonte. Eu não faço parte desse grupo, demorei para conseguir essas informações, porque é muito sigiloso, mas até algumas pessoas que fazem parte entendem que todos os limites foram estourados”, referiu a deputada.

Joice Hasselmann, uma das principais aliadas do Presidente brasileiro dentro do Partido Social Liberal (PSL), foi destituída do cargo de representante do Governo no Congresso pelo chefe de Estado durante uma crise dentro do partido. Após a crise, este assinou a sua desfiliação do partido e anunciou a criação do Aliança pelo Brasil.

Depois dos conflitos com a família Bolsonaro, Joice Hasselmann foi vítima de ‘ciberbullying’ por parte de Eduardo Bolsonaro. O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados do Brasil instaurou dois processos disciplinares ao filho do chefe de Estado e deputado federal, após queixas do seu próprio partido e da oposição.

O Presidente brasileiro negou as acusações de Joice Hasselmann. “Há zero chances [da existência do grupo]. Inventaram o gabinete do ódio e alguns idiotas acreditaram. Outros idiotas vão até prestar depoimentos, como está agora um idiota a prestar depoimento agora”, respondeu.

 

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. por mais camuflada que uma estrutura esteja com uma envernizada fachada querendo aparentar boa saúde os podres acabam sempre por vencer o verniz e aparecer à luz do dia mostrando ao mundo e provando tudo o que sempre se soube que essa gente é, rasca e de formação muito baixa, são mesmo lixo do fundo da lixeira. escroques.

RESPONDER

Pedro Nuno Santos diz que PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta

O ministro das Infraestruturas e da Habitação defendeu, este domingo, que o PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta, mas sim colaborar com BE e PCP porque a geringonça "não pode ser …

Joan Laporta eleito presidente do Barcelona (e já falou sobre o futuro de Messi)

Joan Laporta foi eleito presidente do FC Barcelona, este domingo, sucedendo ao contestado Josep Maria Bartomeu, ao recolher 30.184 votos (54,28% do total), nas eleições para os órgãos sociais do clube espanhol. Joan Laporta, que já presidiu …

Há cargos de supervisão há anos por preencher. João Leão assume atrasos

O Ministério das Finanças assume atrasos na procura por supervisores. Não podem vir do setor bancário e é preciso encontrar mulheres. O gabinete do ministro das Finanças, João Leão, assume atrasos na procura por administradores para …

"Temos de nos preparar". Benfica vai pôr travão no investimento

Após ter gasto mais de 100 milhões de euros em transferências, Jorge Jesus antecipa que o SL Benfica, assim como as outras equipas, vai ter de pôr um travão no investimento. O Benfica foi um dos …

Áustria retira por precaução lote da vacina AstraZeneca após morte de vacinada

As autoridades austríacas suspenderam por precaução as inoculações com um lote da vacina da AstraZeneca. O lote retirado não é usado em Portugal. A Áustria anunciou, este domingo, a retirada por precaução de um lote da …

Amorim não quer surpresas e prepara nuances na estratégia da equipa

Rúben Amorim vai promover alterações na estratégia da equipa para evitar que a equipa se torne previsível na fase final do campeonato. A segunda volta do campeonato está em andamento e o Sporting CP lidera categoricamente …

Medina sondou BE e PCP para coligação. Levou uma nega, mas o futuro depende do sucesso de Moedas

Fernando Medina quis uma coligação pré-eleitoral com Bloco de Esquerda e o PCP, mas os partidos não aceitaram. No entanto, a hipótese poderá voltar a estar em cima da mesa de Carlos Moedas começar a …

"Não é descabido”. Candidato liberal a Lisboa admitiu que nacionalização da TAP podia ser "excelente opção"

Miguel Quintas, o recém-anunciado candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Lisboa, defendeu, no ano passado, que pensar numa nacionalização da TAP “não é de todo descabido” e que “tudo indica que poderá ser uma …

Mais de 3.500 túmulos descobertos em Xian, a "casa" do mítico exército de terracota

Uma equipa de arqueólogos encontrou milhares de túmulos e objetos de valor arqueológico na cidade chinesa de Xian, a capital da província de Shaanxi e a "casa" do mítico exército de terracota, descoberto no mausoléu …

Bruno Fernandes marca e Manchester United trava líder e rival City

O médio português Bruno Fernandes, de penálti, abriu caminho à vitória por 2-0 do Manchester United no dérbi com o City, na Liga inglesa de futebol, na primeira derrota dos 'citizens' após uma longa série …