Everton veta jornal The Sun após artigo a comparar jogador a gorila

O Everton de Liverpool, da primeira liga de Inglaterra, anunciou este sábado que os jornalistas do tablóide “The Sun” estão com acesso proibido ao estádio Goodison Park e ao centro de treino do clube, depois de uma polémica crónica no jornal que compara o volante Ross Barkley, que tem avô nigeriano, a um gorila.

No texto, publicado na edição desta sexta-feira do The Sun, o jornalista Kelvin MacKenzie compara Ross Barkley a um gorila num zoo e afirma que todas as pessoas que tem salário similar ao jogador da seleção inglesa, eram “traficantes de drogas“.

“Há alguma coisa na falta de reflexo dos seus olhos que me deixa certo de que não apenas as luzes estão desligadas, mas decididamente não há ninguém em casa. Tenho uma sensação semelhante quando vejo um gorila no Jardim Zoológico. O físico é magnífico, mas são os olhos que contam a história”, escreveu MacKenzie sobre Barkley.

Ainda este sábado, o jornal britânico suspendeu MacKenzie de toda a sua actividade, pediu desculpas publicamente pelo texto e ainda garantiu que não conhecia a origem familiar de Barkley.

MacKenzie, que era o editor da publicação quando aconteceu a tragédia de Hillsborough que em 1989 vitimou 96 pessoas, era já uma figura polémica no jornalismo desportivo e persona non grata na cidade, depois de ter afirmado que a culpa da tragédia, a pior da história do futebol inglês, era dos adeptos do Liverpool FC.

Na tragédia, que ocorreu numa semi-final da Taça de Inglaterra de 1989 entre o Liverpool e o Nottingham Forest, morreram 96 adeptos dos ‘reds’ e registaram-se 766 feridos.

O presidente da Câmara Municipal de Liverpool, Joe Anderson, reagiu furioso e foi um dos que pediu que o Everton, através do presidente do clube, Bill Kenwright, proibisse a entrada de jornalistas da publicação nas instalações dos ‘toffees’.

“Esse jornal precisa de saber que, qualquer ataque a esta cidade, seja sobre a comunidade ou sobre um indivíduo em particular, não é aceitável”, diz o textodivulgado pelo Everton, que informou no seu notificado ter notificado o ‘The Sun’ do veto.

A suspensão de MacKenzie e o veto do Everton ao The Sun acontece precisamente no dia em que a tragédia de Hillsborough faz 28 anos.

https://twitter.com/Everton/status/853250715866869760

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …