Everton veta jornal The Sun após artigo a comparar jogador a gorila

O Everton de Liverpool, da primeira liga de Inglaterra, anunciou este sábado que os jornalistas do tablóide “The Sun” estão com acesso proibido ao estádio Goodison Park e ao centro de treino do clube, depois de uma polémica crónica no jornal que compara o volante Ross Barkley, que tem avô nigeriano, a um gorila.

No texto, publicado na edição desta sexta-feira do The Sun, o jornalista Kelvin MacKenzie compara Ross Barkley a um gorila num zoo e afirma que todas as pessoas que tem salário similar ao jogador da seleção inglesa, eram “traficantes de drogas“.

“Há alguma coisa na falta de reflexo dos seus olhos que me deixa certo de que não apenas as luzes estão desligadas, mas decididamente não há ninguém em casa. Tenho uma sensação semelhante quando vejo um gorila no Jardim Zoológico. O físico é magnífico, mas são os olhos que contam a história”, escreveu MacKenzie sobre Barkley.

Ainda este sábado, o jornal britânico suspendeu MacKenzie de toda a sua actividade, pediu desculpas publicamente pelo texto e ainda garantiu que não conhecia a origem familiar de Barkley.

MacKenzie, que era o editor da publicação quando aconteceu a tragédia de Hillsborough que em 1989 vitimou 96 pessoas, era já uma figura polémica no jornalismo desportivo e persona non grata na cidade, depois de ter afirmado que a culpa da tragédia, a pior da história do futebol inglês, era dos adeptos do Liverpool FC.

Na tragédia, que ocorreu numa semi-final da Taça de Inglaterra de 1989 entre o Liverpool e o Nottingham Forest, morreram 96 adeptos dos ‘reds’ e registaram-se 766 feridos.

O presidente da Câmara Municipal de Liverpool, Joe Anderson, reagiu furioso e foi um dos que pediu que o Everton, através do presidente do clube, Bill Kenwright, proibisse a entrada de jornalistas da publicação nas instalações dos ‘toffees’.

“Esse jornal precisa de saber que, qualquer ataque a esta cidade, seja sobre a comunidade ou sobre um indivíduo em particular, não é aceitável”, diz o textodivulgado pelo Everton, que informou no seu notificado ter notificado o ‘The Sun’ do veto.

A suspensão de MacKenzie e o veto do Everton ao The Sun acontece precisamente no dia em que a tragédia de Hillsborough faz 28 anos.

https://twitter.com/Everton/status/853250715866869760

ZAP // EFE

RESPONDER

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Passos não metia "uma rolha na boca" a quem o criticava

"É esta a Democracia praticada por quem está este domingo no Governo, uma Democracia limitada e mais pobre", salientou o ex-primeiro-ministro. O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este domingo que quando estava no Governo …

-

SpaceX aborta lançamento de foguete Falcon 9 no último instante

A empresa aeroespacial norte-american SpaceX suspendeu este domingo, no último minuto, o lançamento de um foguete na estação espacial Kennedy, da agência espacial norte-americana NASA, devido a "um problema no sensor". O lançamento do foguete Falcon …

O alpinista suíço Ueli Steck

Alpinista suíço Ueli Steck morre em acidente no Evereste

O alpinista suíço Ueli Steck, de 40 anos, morreu hoje num acidente de alpinismo perto do Monte Evereste, no Nepal, informaram os organizadores da expedição. O alpinista Ueli Steck morreu no campo 1 do Monte Nuptse. …

O presidente dos EUA, Donald Trump

Trump vai tomar “grande decisão” sobre Acordo de Paris nas próximas duas semanas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou este sábado, ao cumprir 100 dias na Casa Branca, que vai tomar “uma grande decisão” sobre o Acordo de Paris relativo às alterações climáticas “nas próximas duas …

goalpoint-braga-sporting-liga-nos-201617-1068x522

Braga vs Sporting | Bas Dost arrasa em jogo de loucos

O Sporting levou a melhor sobre o Sp. Braga, ao vencer por 3-2 na Pedreira, num jogo com uma segunda parte de loucos e quatro golos, num total de cinco. Os “leões” dominaram na posse …

-

"Logan" vai ter uma versão a preto e branco

James Mangold, o realizador de Logan, anunciou esta sexta-feira que o filme vai ter uma versão especial a preto e branco. Recorrendo à rede social Twitter para dar a novidade, Mangold indicou o dia 16 de …

Mergulhadores das forças especiais Navy Seals nadam de regresso ao submarino USS Michigan após uma operação

Coreia promete destruir em "pedaços de metal fundido" o submarino nuclear americano

O submarino USS Michigan da Marinha dos EUA, que chegou este sábado ao porto sul-coreano de Busan, pode ter um “final triste”, se Washington tiver alguma "atitude provocatória". Num artigo para o portal norte-coreano Uriminzokkiri, "Compatriotas …

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Regras do Fundo de Resgate não permitem redução do juro proposta por PS/BE

Uma redução da taxa de juro dos empréstimos europeus concedidos no programa de resgate, conforme propõem PS e Bloco de Esquerda, não é permitida pelas regras do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), segundo fonte …

A ativista argentina Taty Almeida, militante da organização Madres de Plaza de Mayo

"Quem lhe falta?": Mães da Praça de Maio completam 40 anos de luta pela memória e pela vida

No dia 30 de abril de 1977, em plena ditadura militar na Argentina, 14 mulheres reuniram-se na Praça de Maio, em frente à sede do governo em Buenos Aires, para protestar pelos seus filhos desaparecidos, …

-

Afinal, os teóricos da conspiração podem ser apenas solitários

Se tivesse que descrever um teórico da conspiração, provavelmente pensaria numa pessoa maluca, que “não bate bem da cabeça”, certo? Errado. Segundo um estudo recentemente publicado no Journal of Experimental Social Psychology, os teóricos da …