Everton veta jornal The Sun após artigo a comparar jogador a gorila

O Everton de Liverpool, da primeira liga de Inglaterra, anunciou este sábado que os jornalistas do tablóide “The Sun” estão com acesso proibido ao estádio Goodison Park e ao centro de treino do clube, depois de uma polémica crónica no jornal que compara o volante Ross Barkley, que tem avô nigeriano, a um gorila.

No texto, publicado na edição desta sexta-feira do The Sun, o jornalista Kelvin MacKenzie compara Ross Barkley a um gorila num zoo e afirma que todas as pessoas que tem salário similar ao jogador da seleção inglesa, eram “traficantes de drogas“.

“Há alguma coisa na falta de reflexo dos seus olhos que me deixa certo de que não apenas as luzes estão desligadas, mas decididamente não há ninguém em casa. Tenho uma sensação semelhante quando vejo um gorila no Jardim Zoológico. O físico é magnífico, mas são os olhos que contam a história”, escreveu MacKenzie sobre Barkley.

Ainda este sábado, o jornal britânico suspendeu MacKenzie de toda a sua actividade, pediu desculpas publicamente pelo texto e ainda garantiu que não conhecia a origem familiar de Barkley.

MacKenzie, que era o editor da publicação quando aconteceu a tragédia de Hillsborough que em 1989 vitimou 96 pessoas, era já uma figura polémica no jornalismo desportivo e persona non grata na cidade, depois de ter afirmado que a culpa da tragédia, a pior da história do futebol inglês, era dos adeptos do Liverpool FC.

Na tragédia, que ocorreu numa semi-final da Taça de Inglaterra de 1989 entre o Liverpool e o Nottingham Forest, morreram 96 adeptos dos ‘reds’ e registaram-se 766 feridos.

O presidente da Câmara Municipal de Liverpool, Joe Anderson, reagiu furioso e foi um dos que pediu que o Everton, através do presidente do clube, Bill Kenwright, proibisse a entrada de jornalistas da publicação nas instalações dos ‘toffees’.

“Esse jornal precisa de saber que, qualquer ataque a esta cidade, seja sobre a comunidade ou sobre um indivíduo em particular, não é aceitável”, diz o textodivulgado pelo Everton, que informou no seu notificado ter notificado o ‘The Sun’ do veto.

A suspensão de MacKenzie e o veto do Everton ao The Sun acontece precisamente no dia em que a tragédia de Hillsborough faz 28 anos.

https://twitter.com/Everton/status/853250715866869760

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …