Everton veta jornal The Sun após artigo a comparar jogador a gorila

O Everton de Liverpool, da primeira liga de Inglaterra, anunciou este sábado que os jornalistas do tablóide “The Sun” estão com acesso proibido ao estádio Goodison Park e ao centro de treino do clube, depois de uma polémica crónica no jornal que compara o volante Ross Barkley, que tem avô nigeriano, a um gorila.

No texto, publicado na edição desta sexta-feira do The Sun, o jornalista Kelvin MacKenzie compara Ross Barkley a um gorila num zoo e afirma que todas as pessoas que tem salário similar ao jogador da seleção inglesa, eram “traficantes de drogas“.

“Há alguma coisa na falta de reflexo dos seus olhos que me deixa certo de que não apenas as luzes estão desligadas, mas decididamente não há ninguém em casa. Tenho uma sensação semelhante quando vejo um gorila no Jardim Zoológico. O físico é magnífico, mas são os olhos que contam a história”, escreveu MacKenzie sobre Barkley.

Ainda este sábado, o jornal britânico suspendeu MacKenzie de toda a sua actividade, pediu desculpas publicamente pelo texto e ainda garantiu que não conhecia a origem familiar de Barkley.

MacKenzie, que era o editor da publicação quando aconteceu a tragédia de Hillsborough que em 1989 vitimou 96 pessoas, era já uma figura polémica no jornalismo desportivo e persona non grata na cidade, depois de ter afirmado que a culpa da tragédia, a pior da história do futebol inglês, era dos adeptos do Liverpool FC.

Na tragédia, que ocorreu numa semi-final da Taça de Inglaterra de 1989 entre o Liverpool e o Nottingham Forest, morreram 96 adeptos dos ‘reds’ e registaram-se 766 feridos.

O presidente da Câmara Municipal de Liverpool, Joe Anderson, reagiu furioso e foi um dos que pediu que o Everton, através do presidente do clube, Bill Kenwright, proibisse a entrada de jornalistas da publicação nas instalações dos ‘toffees’.

“Esse jornal precisa de saber que, qualquer ataque a esta cidade, seja sobre a comunidade ou sobre um indivíduo em particular, não é aceitável”, diz o textodivulgado pelo Everton, que informou no seu notificado ter notificado o ‘The Sun’ do veto.

A suspensão de MacKenzie e o veto do Everton ao The Sun acontece precisamente no dia em que a tragédia de Hillsborough faz 28 anos.

https://twitter.com/Everton/status/853250715866869760

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Fã de Messi desiludido desaparece e deixa carta de suicídio

Inconformado com a pesada derrota da selecção da Argentina contra a Croácia e a apagada exibição do seu ídolo, Lionel Messi, um jovem indiano, residente na cidade de Kottayam, desapareceu, deixando uma carta na qual …

Sérvia vs Suíça | Xhaka e Shaqiri dinamitam sérvios

A Suíça somou três importantes pontos no embate do Grupo E frente à Sérvia. Apesar de ter começado o encontro praticamente a perder, os helvéticos foram pacientes, impuseram o seu jogo e foram pragmáticos, dominando …

Dez funcionários agredidos no aeroporto de Lisboa em 3 meses

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) alertou, na quinta-feira, para as sucessivas agressões a trabalhadores da Groundforce nas portas de embarque do aeroporto de Lisboa, referindo "mais de uma dezena de episódios" …

Brasil vs Costa Rica | Triunfo arrancado a ferros

O Brasil deu um passo importante rumo aos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo, vencendo a Costa Rica por duas bolas a zero. Num jogo muito difícil do Grupo E ante uma Costa Rica muito fechada …

Europeus que quiserem continuar a viver no Reino Unido vão ter de pagar 74 euros

Se quiserem continuar a viver no Reino Unidos, os cidadãos europeus vão ter de pedir uma autorização de residência permanente. O Governo britânico prometeu um sistema fácil para quem quiser permanecer no país. Os cidadãos europeus …

Pode haver uma ligação entre o Alzheimer e vírus no cérebro

Cientistas sugerem a ligação entre a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência, e a presença de vírus no cérebro. O estudo identificou níveis elevados de dois tipos de herpesvírus humanos - 6A e …

Está provado: a teoria da gravidade de Einstein é válida noutras galáxias

Astrónomos provaram que a teoria da gravidade de Einstein é válida também em galáxias "vizinhas" da Via Láctea, ao realizarem pela primeira vez um teste preciso sobre a gravidade fora do Sistema Solar. Para fazer este …

"Mal-estar" no PSD. Deputados votaram à revelia de Rui Rio

A direcção do PSD considera "gravíssima" a decisão da bancada social-democrata de votar a favor do projecto do CDS-PP sobre combustíveis, notando que foi tomada "à revelia" de Rui Rio. Um dado que surge numa …

Fim das isenções para os Recibos Verdes na Segurança Social

O regime de contribuições para a Segurança Social dos chamados Recibos Verdes vai mudar em Janeiro de 2019. Uma das alterações mais significativas é o fim das isenções de pagamento para quem acumule o trabalho …

ERC "reprova veementemente" Porto Canal por divulgar e-mails do Benfica

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social decidiu "reprovar veementemente" o Porto Canal pela divulgação de e-mails do Benfica, após queixa das "águias". O operador televisivo anunciou que vai "impugnar judicialmente" a decisão. A decisão da …