/

Everton veta jornal The Sun após artigo a comparar jogador a gorila

O Everton de Liverpool, da primeira liga de Inglaterra, anunciou este sábado que os jornalistas do tablóide “The Sun” estão com acesso proibido ao estádio Goodison Park e ao centro de treino do clube, depois de uma polémica crónica no jornal que compara o volante Ross Barkley, que tem avô nigeriano, a um gorila.

No texto, publicado na edição desta sexta-feira do The Sun, o jornalista Kelvin MacKenzie compara Ross Barkley a um gorila num zoo e afirma que todas as pessoas que tem salário similar ao jogador da seleção inglesa, eram “traficantes de drogas“.

“Há alguma coisa na falta de reflexo dos seus olhos que me deixa certo de que não apenas as luzes estão desligadas, mas decididamente não há ninguém em casa. Tenho uma sensação semelhante quando vejo um gorila no Jardim Zoológico. O físico é magnífico, mas são os olhos que contam a história”, escreveu MacKenzie sobre Barkley.

Ainda este sábado, o jornal britânico suspendeu MacKenzie de toda a sua actividade, pediu desculpas publicamente pelo texto e ainda garantiu que não conhecia a origem familiar de Barkley.

MacKenzie, que era o editor da publicação quando aconteceu a tragédia de Hillsborough que em 1989 vitimou 96 pessoas, era já uma figura polémica no jornalismo desportivo e persona non grata na cidade, depois de ter afirmado que a culpa da tragédia, a pior da história do futebol inglês, era dos adeptos do Liverpool FC.

Na tragédia, que ocorreu numa semi-final da Taça de Inglaterra de 1989 entre o Liverpool e o Nottingham Forest, morreram 96 adeptos dos ‘reds’ e registaram-se 766 feridos.

O presidente da Câmara Municipal de Liverpool, Joe Anderson, reagiu furioso e foi um dos que pediu que o Everton, através do presidente do clube, Bill Kenwright, proibisse a entrada de jornalistas da publicação nas instalações dos ‘toffees’.

“Esse jornal precisa de saber que, qualquer ataque a esta cidade, seja sobre a comunidade ou sobre um indivíduo em particular, não é aceitável”, diz o textodivulgado pelo Everton, que informou no seu notificado ter notificado o ‘The Sun’ do veto.

A suspensão de MacKenzie e o veto do Everton ao The Sun acontece precisamente no dia em que a tragédia de Hillsborough faz 28 anos.

https://twitter.com/Everton/status/853250715866869760

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.