Eutanásia volta em força ao Parlamento (e desta vez deve ser aprovada)

Foi logo no primeiro dia da legislatura que o Bloco de Esquerda retomou a discussão sobre a eutanásia, apresentando um diploma para despenalizar a morte assistida. PS, PAN e Os Verdes preparam-se para fazer o mesmo.

A eutanásia não fazia parte do programa do Governo, mas o PS vai voltar a apresentar um projecto de lei para despenalização da morte assistida, como assume no Expresso a deputada Maria Antónia Almeida Santos.

“Vamos apresentar uma iniciativa legislativa, estamos a ultimá-la. Será um projecto semelhante ao anterior, com alguns melhoramentos“, explica ao semanário a deputada socialista que participou na redacção do diploma que foi chumbado na legislatura passada.

Esse projecto de lei do PS esteve perto de ser aprovado com 110 votos favoráveis.

Maria Antónia Almeida Santos explica que o novo diploma vai apresentar as “principais alterações na exposição de motivos“, reflectindo “a discussão entretanto feita”. “Não nos podemos esquecer que este tema já foi discutido, já fez um caminho”, aponta no Expresso.

Depois desse caminho, o deputado André Silva, do PAN, acredita que “estão reunidas as condições, ao nível dos parceiros de Parlamento, que não estavam na legislatura passada, para fazer aprovar a eutanásia“, conforme declarações ao Expresso.

O PAN vai também avançar com o seu próprio diploma sobre a eutanásia, tal como Os Verdes.

Com o PCP e o CDS a colocarem-se ideologicamente contra a morte assistida, o diploma do PS é o que tem mais probabilidades de ser aprovado, embora não haja certezas. Tratando-se de um tema do foro ético, haverá liberdade de voto, com cada deputado a votar segundo a sua consciência. Mas parecem reunidas as condições, com a predominância da esquerda no Parlamento, para a aprovação da eutanásia.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Parabens! Pela aprovação …agora quero ver na pratica como isso vai se desenrolar … vão ter que esperar o quê? Dois anos por uma consulta?

  2. pq realmente esse é o tema mais importante e com que os portugueses mais se preocupam?!!!

    mais um ataque à vida, desde a concepção até à velhice, nada escapa a estes partidos do esquadrão da morte.

    • Não é o “tema mais importante” , mas sim , faz parte dos grandes problemas Sociais . Respeito quem não aprova, mas aceito a liberdade de cada um, que em caso de extremo sofrimento físico e psicológico, opte por esta derradeira solução !..Há que ser no mínimo magnânimo quando se aborda tal Tema !

  3. POR FAVOR SRs. DEPUTADOS, PENSEM BEM ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO (ANTES DE VOTAR).
    Bem sei, infelizmente, de que há situações em que a pessoa que está doente quase parece estar morta e que por vezes essa pessoa está em grande sofrimento. Contudo, para o sofrimento físico já há técnicas médicas que o minimizam fortemente; quanto ao sofrimento psicológico, confesso que esse é mais difícil de superar. Vivi cerca de 35 anos numa região tantas vezes esquecida e abandonada e, mesmo aí, já há pessoas que se dedicam aos cuidados paliativos. Vejam esta notícia e depois pensem bem se realmente devemos ajudar alguém a morrer, quando está em fortíssimo sofrimento, quando até em Trás-os-Montes, já há cuidados paliativos. Talvez fosse melhor que um partido com acento na Assembleia da República apresentasse propostas para incentivar o acréscimo de pessoas e/ou organizações (as organizações também são constituídas por pessoas) a dedicarem-se a oferecer cuidados paliativos a esses doentes. Há casos em que com muita ajuda, esse tipo de doentes conseguiram ultrapassar essa fase dura da vida e prosperaram.

    • “quando até em Trás-os-Montes…”
      Ah?
      Até parece que aquilo é o fim do mundo!…
      Quem dera a boa parte da população portuguesa (e mundial!) envelhecer como os transmontanos (eu não sou de, nem moro lá)!
      E, isso tem a ver com esta notícia, porque?…

  4. As pessoas ainda não se aperceberam que os políticos em geral estão muito preocupados com os custos da saúde.
    Estes assuntos só tem um propósito: DIMINUIR AS DESPEÇA PÚBLICA COM A SAÚDE.
    Compreendo que existam casos em que se poderia considerar a eutanásia (E NINGUÉM ME VENHA ACUSAR DE NÃO SABER O QUE DIGO, pois infelizmente tenho o meu pai acamado como um “vegetal” em que o fim é mais do que conhecido, pelo que sei o que é sofrimento…), pelo que poderá haver um ou outro caso em que eutanásia possa ser considera (Não é solução, mas… não vou condenar ninguém)
    Contudo, a verdade é que a longo prazo não haverá dinheiro para cuidados paliativos ou continuados, pelo que a solução é simples:
    OU TENS DINHEIRO PARA OS TRATAMENTOS OU O ESTADO ARRANJA UMA SOLUÇÃO DIGNA E HUMANA de ACABAR COM O SOFRIMENTO: EUTANÁSIA (ou por outras palavras “MORTE ASSISTIDA”).
    Infelizmente Portugal (particularmente os políticos Portugueses) se tem tornado um pais que envergonha a humanidade…

    • O que te devia envergonhar é a tua ignorância!…
      Se mal sabes escrever, para que vens falar da eutanásia (ou sobre Portugal) se nada sabes sobre ambos?!

  5. Finalmente! Cada um com a liberdade de fazer o que achar melhor com o seu corpo e a sua existência no momento de morrer. A religião e crenças quero-as bem longe do meu leito de morte e dos que me sao queridos, e quero nessa altura tão importante mas de fraqueza derradeira, não ter que estar a desperdicar os últimos momentos a lutar contra fanáticos que vivem na ilusão que têm o direito de interferir com o rumo de quem quer que seja.

  6. Já não era sem tempo, para os que são a favor ou contra só têm de respeitar os que pensam diferente, a lei não obriga ninguém a fazer a Eutanásia, simplesmente não condena quem a faça é tão simples como isso.

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …