Eutanásia volta em força ao Parlamento (e desta vez deve ser aprovada)

Foi logo no primeiro dia da legislatura que o Bloco de Esquerda retomou a discussão sobre a eutanásia, apresentando um diploma para despenalizar a morte assistida. PS, PAN e Os Verdes preparam-se para fazer o mesmo.

A eutanásia não fazia parte do programa do Governo, mas o PS vai voltar a apresentar um projecto de lei para despenalização da morte assistida, como assume no Expresso a deputada Maria Antónia Almeida Santos.

“Vamos apresentar uma iniciativa legislativa, estamos a ultimá-la. Será um projecto semelhante ao anterior, com alguns melhoramentos“, explica ao semanário a deputada socialista que participou na redacção do diploma que foi chumbado na legislatura passada.

Esse projecto de lei do PS esteve perto de ser aprovado com 110 votos favoráveis.

Maria Antónia Almeida Santos explica que o novo diploma vai apresentar as “principais alterações na exposição de motivos“, reflectindo “a discussão entretanto feita”. “Não nos podemos esquecer que este tema já foi discutido, já fez um caminho”, aponta no Expresso.

Depois desse caminho, o deputado André Silva, do PAN, acredita que “estão reunidas as condições, ao nível dos parceiros de Parlamento, que não estavam na legislatura passada, para fazer aprovar a eutanásia“, conforme declarações ao Expresso.

O PAN vai também avançar com o seu próprio diploma sobre a eutanásia, tal como Os Verdes.

Com o PCP e o CDS a colocarem-se ideologicamente contra a morte assistida, o diploma do PS é o que tem mais probabilidades de ser aprovado, embora não haja certezas. Tratando-se de um tema do foro ético, haverá liberdade de voto, com cada deputado a votar segundo a sua consciência. Mas parecem reunidas as condições, com a predominância da esquerda no Parlamento, para a aprovação da eutanásia.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Parabens! Pela aprovação …agora quero ver na pratica como isso vai se desenrolar … vão ter que esperar o quê? Dois anos por uma consulta?

  2. pq realmente esse é o tema mais importante e com que os portugueses mais se preocupam?!!!

    mais um ataque à vida, desde a concepção até à velhice, nada escapa a estes partidos do esquadrão da morte.

    • Não é o “tema mais importante” , mas sim , faz parte dos grandes problemas Sociais . Respeito quem não aprova, mas aceito a liberdade de cada um, que em caso de extremo sofrimento físico e psicológico, opte por esta derradeira solução !..Há que ser no mínimo magnânimo quando se aborda tal Tema !

  3. POR FAVOR SRs. DEPUTADOS, PENSEM BEM ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO (ANTES DE VOTAR).
    Bem sei, infelizmente, de que há situações em que a pessoa que está doente quase parece estar morta e que por vezes essa pessoa está em grande sofrimento. Contudo, para o sofrimento físico já há técnicas médicas que o minimizam fortemente; quanto ao sofrimento psicológico, confesso que esse é mais difícil de superar. Vivi cerca de 35 anos numa região tantas vezes esquecida e abandonada e, mesmo aí, já há pessoas que se dedicam aos cuidados paliativos. Vejam esta notícia e depois pensem bem se realmente devemos ajudar alguém a morrer, quando está em fortíssimo sofrimento, quando até em Trás-os-Montes, já há cuidados paliativos. Talvez fosse melhor que um partido com acento na Assembleia da República apresentasse propostas para incentivar o acréscimo de pessoas e/ou organizações (as organizações também são constituídas por pessoas) a dedicarem-se a oferecer cuidados paliativos a esses doentes. Há casos em que com muita ajuda, esse tipo de doentes conseguiram ultrapassar essa fase dura da vida e prosperaram.

    • “quando até em Trás-os-Montes…”
      Ah?
      Até parece que aquilo é o fim do mundo!…
      Quem dera a boa parte da população portuguesa (e mundial!) envelhecer como os transmontanos (eu não sou de, nem moro lá)!
      E, isso tem a ver com esta notícia, porque?…

  4. As pessoas ainda não se aperceberam que os políticos em geral estão muito preocupados com os custos da saúde.
    Estes assuntos só tem um propósito: DIMINUIR AS DESPEÇA PÚBLICA COM A SAÚDE.
    Compreendo que existam casos em que se poderia considerar a eutanásia (E NINGUÉM ME VENHA ACUSAR DE NÃO SABER O QUE DIGO, pois infelizmente tenho o meu pai acamado como um “vegetal” em que o fim é mais do que conhecido, pelo que sei o que é sofrimento…), pelo que poderá haver um ou outro caso em que eutanásia possa ser considera (Não é solução, mas… não vou condenar ninguém)
    Contudo, a verdade é que a longo prazo não haverá dinheiro para cuidados paliativos ou continuados, pelo que a solução é simples:
    OU TENS DINHEIRO PARA OS TRATAMENTOS OU O ESTADO ARRANJA UMA SOLUÇÃO DIGNA E HUMANA de ACABAR COM O SOFRIMENTO: EUTANÁSIA (ou por outras palavras “MORTE ASSISTIDA”).
    Infelizmente Portugal (particularmente os políticos Portugueses) se tem tornado um pais que envergonha a humanidade…

    • O que te devia envergonhar é a tua ignorância!…
      Se mal sabes escrever, para que vens falar da eutanásia (ou sobre Portugal) se nada sabes sobre ambos?!

  5. Finalmente! Cada um com a liberdade de fazer o que achar melhor com o seu corpo e a sua existência no momento de morrer. A religião e crenças quero-as bem longe do meu leito de morte e dos que me sao queridos, e quero nessa altura tão importante mas de fraqueza derradeira, não ter que estar a desperdicar os últimos momentos a lutar contra fanáticos que vivem na ilusão que têm o direito de interferir com o rumo de quem quer que seja.

  6. Já não era sem tempo, para os que são a favor ou contra só têm de respeitar os que pensam diferente, a lei não obriga ninguém a fazer a Eutanásia, simplesmente não condena quem a faça é tão simples como isso.

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …