/

A canção da Ucrânia favorita na Eurovisão (e que nem se tinha qualificado)

kalush.official / Instagram

Kalush Orchestra

A pouco mais de um mês do Festival Eurovisão da Canção, Stefania lidera as apostas, com a portuguesa Maro perto do top-10.

Stefania’ é a canção que vai representar a Ucrânia na Festival Eurovisão da Canção 2022. De segundos classificados na seleção interna a representantes de um país em guerra e a ser invadido, os Kalush Orchestra e a respetiva canção são agora símbolos da resistência ucraniana.

Desde o dia 24 de fevereiro que a Ucrânia tem sofrido uma das maiores tragédias na sua história recente, com a invasão da Rússia. Num período tão conturbado como o que o país está a viver, a participação na Eurovisão 2022, além de nunca ter sido cancelada, era algo que muitos achavam bastante difícil de se concretizar. No entanto, nas notícias mais recentes, a UA:PBC, estação pública ucraniana, confirmou mesmo a presença física nesta edição do festival em Turim, com a atuação ao vivo dos Kalush Orchestra.

A jornada da canção ucraniana para a Eurovisão

Ainda antes do início da invasão russa, a UA:PBC conseguiu realizar o Vidbir, o festival de seleção interna (versão ucraniana do Festival da Canção) de forma regular, inclusivamente com Jamala, vencedora da Eurovisão 2016, como elemento do júri e atualmente refugiada na Roménia. Na edição de 2022 do certame, a canção vencedora não foi ‘Stefania’, dos Kalush Orchestra – atuais representantes ucranianos -, mas sim ‘The Shadow of our Ancestors’, de Alina Pash.

No entanto, ainda antes da invasão e devido à presença ilegal em territórios ocupados pelas tropas russas já depois de 2014 (anexação da Crimeia), a artista viu-se obrigada a desistir de representar a Ucrânia na Eurovisão 2022.

Neste cenário, a UA:PBC estendeu um convite aos segundos classificados do programa, os Kalush Orchestra, para representarem a Ucrânia com a canção ‘Stefania’. O grupo acabou por confirmar a presença nesta edição do festival a 22 de fevereiro, dois dias antes do início da invasão russa.

De artistas a soldados, de soldados a artistas

Aquelas que seriam semanas marcadas por ensaios para a apresentação do tema no palco de Turim foram abruptamente interrompidas a partir do momento em que Putin invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro. O vocalista dos Kalush Orchestra, Oleh Psiuk, destacou-se de imediato para o esforço de guerra, fazendo parte de um grupo voluntário que fornecia mantimentos e apoio a refugiados de guerra ucranianos a tentar atravessar o país para a parte mais ocidental.

Em declarações à Reuters em março, Psiuk admitiu que ainda nem tinha conseguido pensar bem na Eurovisão. Na altura da conversa, os membros da banda encontravam-se todos separados, um deles inclusivamente fazia parte das forças armadas ucranianas e lutava ativamente pela defesa do país contra a invasão russa. “Não importa em que circunstâncias, mas iremos à Eurovisão, tentarei ser útil para a Ucrânia. Mesmo que tudo [a guerra] termine num futuro próximo, não será fácil de qualquer maneira, porque precisaremos de muito tempo para reconstruir. O país está em ruínas”, admitiu o artista.

Recentemente foi confirmado pela UA:PBC a participação dos Kalsuh Orchestra de forma presencial na Eurovisão 2022 em Turim. Esta informação foi partilhada através do Instagram oficial da Suspline/UA:PBC, o canal público ucraniano.

A canção certa em momento de tragédia

Ainda na entrevista dada à Reuters, Psiuk admitiu que a canção dos Kalush Orchestra para a Eurovisão 2022 se tornou rapidamente num hino na guerra que o país enfrenta atualmente. ‘Stefania’ é uma homenagem às mães ucranianas e ao papel das mesmas na sociedade ucraniana. É uma canção que mistura o rap com o canto tradicional ucraniano e engloba assim várias sonoridades e estilos da música contemporânea feita no país. Por representar muito do que é a identidade ucraniana e da cultura do seu povo, facilmente se torna num símbolo de resistência e da união patriótica durante a invasão russa.

Consulta a letra da canção abaixo numa tradução livre:

Stefania mãe, mãe Stefania
O campo floresce e fica cinza
Canta-me uma canção de dormir, mãe
Eu quero ouvir a tua palavra nativa

Ela balançou-me e deu-me ritmo
E provavelmente não me tiras a minha força de vontade, porque ela ma deu
Ela provavelmente sabia mais do que Salomão
Eu vou sempre até ti por estradas quebradas

Ela não me vai acordar, ela não me vai acordar em fortes tempestades
Ele vai tirar duas figas da avó, como se fossem balas
Ela conhece-me muito bem e não foi enganada
Como eu estava muito cansado, ela embalou-me de imediato

Luli Luli Luli Goy

Stefania mãe, mãe Stefania
O campo floresce e fica cinza
Canta-me uma canção de dormir, mãe
Eu quero ouvir a tua palavra nativa

Eu não estou de fraldas, mas ma no ma, isto é o suficiente
Não importa como cresci, a pagar pelas coisas
Eu não tive um filho, ela continua a perder a paciência
Eu estava a caminhar, como se a escória me batesse

Vocês são todas jovens, oh mãe, no auge
Se eu não apreciar o auge da glória, estou num beco sem saída
Matem o auge deste auge, eu cantaria com o teu amor

Luli Luli Luli Goy

Stefania mãe, mãe Stefania
O campo floresce e fica cinza
Canta-me uma canção de dormir, mãe
Eu quero ouvir a tua palavra nativa

Stefania mãe, mãe Stefania
O campo floresce e fica cinza
Canta-me uma canção de dormir, mãe
Eu quero ouvir a tua palavra nativa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.