/

Eurovisão. Polaca cantou mal de propósito: “Eu já sabia quem ia ganhar”

1

Ylva Linda Persson / Facebook

Ylva e Linda Persson, compositoras

“A nossa boa canção foi para o lixo”, lamentam as compositoras. Um caso raro no festival nacional da Polónia.

O Festival Eurovisão da Canção 2022 continua a mexer, em diversos países. Não propriamente o evento, que está marcado para Maio, em Turim, mas os festivais nacionais de apuramento, que se sucedem.

O português, o Festival RTP da Canção, será em Março. Mas já conhecemos 20 das 41 músicas que irão ser apresentadas em Itália. O caso espanhol já deu que falar, por causa das ameaças de morte a uma das juradas.

No sábado passado, dia 19, realizou-se na Polónia o festival Tu bije serce Europy! Wybieramy hit na Eurowizję. Ou seja: ‘O coração da Europa bate aqui! Escolhemos um sucesso para a Eurovisão’. E nesse certame surgiu um contexto diferente e raro.

O vencedor foi Krystian Ochman, com a música River.

Mas o festival polaco chega às notícias por cá devido à reacção das compositoras Ylva e Linda Persson.

As irmãs gémeas, assíduas no contexto eurovisivo, criaram uma das canções apresentadas no sábado: Why does it hurt?. As criadoras acreditavam num bom resultado, pensavam na vitória, mas a sua música ficou no…último lugar.

A responsável por este desfecho foi a intérprete, Lidia Kopania, que misturou momentos de desafinação com momentos de desorientação no palco. E ficou a dúvida se estava emocionada, ou se não sabia a letra.

“Foi um momento triste para nós, enquanto compositoras. Esperávamos ver algo profissional mas infelizmente o que ela cantou não representou, nem de perto, a melodia ou a letra que criámos. E foi feito de forma intencional“, escreveram as compositoras na sua página do Facebook.

As irmãs Persson acrescentaram: “Queremos assegurar que, enquanto compositoras da canção, não estivemos envolvidas nesta decisão da cantora. E não queremos ficar associadas a esta decisão. Uma boa canção foi para o lixo“.

A reacção criou um impacto grande na Polónia e as compositoras publicaram novo comunicado no dia seguinte, no seu blogue.

Ylva e Linda reforçaram que ficaram “chocadas” por ver o desempenho de Lidia Kopania – que já representou a Polónia na Eurovisão em 2009 – e repetiram que não estavam à espera desta qualidade.

A dupla pensava que Lidia queria dar o seu melhor em palco mas, quando falou com a cantora depois do festival, a intérprete explicou às compositoras que tinha cantado mal de propósito “porque ela já sabia quem ia ganhar“.

Ylva e Linda Persson escreveram novamente que não concordam com a postura de Lidia Kopania: “Achamos que o mais correcto seria ela ter desistido. Prometeu-nos que iria pedir desculpas publicamente”.

Eis a actuação:

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.