/

Eurovisão: jurada recebe ameaças de morte

1

Miryam Benedited, jurada no Benidorm FestMiryam Benedited acusada de ter uma relação com Chanel, que vai representar a Espanha no Festival Eurovisão 2022.

Chanel Terrero vai representar a Espanha no Festival Eurovisão da Canção 2022, depois de ter vencido um controverso Benidorm Fest.

Esta foi a primeira edição do festival interno, organizado pela estação pública Radiotelevisión Española (RTVE), e foi ganho por Chanel no sábado passado, com a música ‘Slo mo’.

As críticas surgiram porque Miryam Benedited, uma das juradas, já teve ligação profissional com a vencedora. E, por causa disso, e por ter dado pontuação máxima a Chanel, já recebeu ameaças de morte através da internet, ao longo desta semana.

A jurada, coreógrafa, terá feito parte da equipa de bailarinas na equipa de palco de Chanel. E já se cruzou com ela, uma vez, num programa de televisão. “Não parece mas o circuito profissional é muito pequeno. Por isso, é normal que te cruzes em palco com muita gente“, defendeu a jurada, em entrevista à RTVE.

Miryam Benedited admitiu que está a “alucinar” por causa das ameaças, a si e aos seus filhos: “Como é possível que um festival de música se tenha transformado nisto?”.

O sistema de pontuação no Benidorm Fest foi triplo: havia um júri composto por profissionais ligados à música (incluindo Miryam), um júri seleccionado (amostra da população espanhola, 350 pessoas) e a habitual votação do público que assistiu ao certame pela televisão.

O júri seleccionado e a votação do público não deixaram dúvidas: as galegas Tanxugueiras e a canção ‘Terra’ venceram – na votação do público reuniram uns incríveis 70,75% das preferências.

Chanel conseguiu o segundo lugar no júri demoscópico e o terceiro na votação do público (aqui com somente 3,97%).

A diferença esteve na votação do júri de profissionais, que deu 51 pontos no total a Chanel, a preferida entre os profissionais.

E esta votação era a mais importante: 50% da pontuação total era resultado das escolhas dos profissionais. Os resultados do júri seleccionado corresponderam a 25%; percentagem igual para a votação do público.

Classificação final: 96 pontos para a vencedora Chanel, 91 pontos para Rigoberta Bandini e “apenas” 90 pontos para Tanxugueiras, que entre os profissionais ficaram-se pelos 30 pontos, contra os 51 de Chanel. Nenhum dos profissionais deu nota máxima ao trio Tanxugueiras (e esta foi a distância decisiva).

“Temos de entender que cada jurado analisa coisas distintas. Não estamos todos para o mesmo, ali. Por exemplo, não me vou centrar tanto na afinação de quem está a cantar, já há pessoas para isso. O meu papel como jurado ali é analisar o global“, acrescentou a jurada.

Depois das ameaças, e do ambiente que se criou à sua volta, Miryam Benedited não sabe se voltará a estar no júri do festival em Benidorm. Mas deixou uma garantia: “Se voltasse a votar nesta edição, votaria da mesma forma“.

Chanel, que segundo a imprensa local também foi ameaçada nesta semana, vai estar em Maio a representar a Espanha (até nasceu em Cuba), em Turim, cidade italiana que vai receber o Festival Eurovisão da Canção 2022. A Espanha entra directamente na final porque pertence ao Big Five, composto por Espanha, França, Itália, Alemanha e Reino Unido.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.