Sonda Galileu viu água na lua Europa há 20 anos (mas a NASA não deu por isso)

K. Retherford / Southwest Research Institute

Vapor de água em Europa

A NASA anunciou ter mais sinais de que a lua Europa tem jatos de água. A sonda Galileu já os tinha visto em 1997, mas a NASA não tinha percebido.

Apesar de os dados serem antigos, uma nova análise da NASA acabou de dar aos cientistas mais uma razão para encarar a lua Europa como um dos principais alvos na busca de vida extraterrestre, depois de os investigadores terem encontrado sinais de plumas de água.

A NASA já tinha confirmado a existência de um oceano de água líquida debaixo da camada de gelo que compõe a superfície da lua de Júpiter, mas agora, quase dois anos depois, a agência espacial norte-americana tem mais novidades sobre esta descoberta.

Agora, há ainda mais evidências de que existem aberturas na superfície por onde a água é ejetada para o exterior. Esta teoria é muito antiga. Aliás, a sonda Galileu, que sobrevoou o satélite no final dos anos 90, já tinha passado por cima dessas plumas. Mas a NASA não deu por isso.

De acordo com o Observador, a sonda Galileu notou numa anomalia térmica. Enquanto sobrevoava a 206 quilómetros de altitude, observou um segundo campo magnético que parecia conter o principal. Mas ninguém sabia o que isso significava.

Mais tarde, a sonda Cassini sobrevoou Encélado e encontrou o mesmo fenómeno. Embora os astrónomos suspeitassem que essas anomalias eram provocadas por jatos de água, nem mesmo as imagens do Telescópio Hubble permitiram confirmar essas teorias.

Mas 20 anos depois, os investigadores centraram-se nas análises feitas pela sonda Galileu e analisaram-nas com mais atenção. “Os sinais da existência de plumas sempre esteve a um nível intrigante, mas não definitivo”, recorda o Instituto de Tecnologia de Califórnia.

“É difícil perceber a menos que se esteja à procura. Estas plumas são muito difusas – não é como se se estivesse a voar por cima de uma mangueira sem perceber”, descreve o Jet Propulsion Laboratory da NASA.

Quem tomou a iniciativa foi uma equipa da Universidade de Michigan, liderada por Xianzhe Jia, cujo estudo foi publicado na Nature. As plumas em Encélado, captadas pela Cassini, foram uma grande ajuda para a equipa, já que havia características do campo magnético de Encélado muito semelhantes às encontradas em Europa: os géiseres de água.

Contudo, ainda não há certezas absolutas. Para isso, teremos de esperar até que a NASA tenha a oportunidade de olhar melhor para Europa, nomeadamente durante a missão Europa Clipper, que poderá ser lançada em junho de 2022. A ESA tem também uma missão planeada, a Jupiter Icy Moons Explorer, que deverá ser lançada na mesma altura.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

ONU considera desproporcional ação de Israel contra palestinianos em Gaza

A Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas vai investigar de forma independente a sequência de violência registada na Faixa de Gaza, desde o último dia 14, quando foi inaugurada a Embaixada dos Estados Unidos …

Aves vs Sporting | Aves abate leão ferido e faz História no Jamor

Desportivo das Aves fez História e conquistou a sua primeira Taça de Portugal. A formação de Santo Tirso bateu o Sporting na final do Jamor por 2-1, num jogo em que esteve sempre na frente …

Cidade flutuante na Polinésia vai ter tecnologia verde e criptomoeda própria

Há quem diga que a maré alta levanta todos os barcos, no entanto com a mudança climática, há muitas pessoas a perguntarem-se se isso poderia também ser aplicado a cidades. Nas águas do Pacífico Sul …

EUA e China acordam em não começar guerra comercial

O vice-primeiro ministro do Conselho de Estado da China, Liu He, anunciou este domingo em conferência de imprensa que as autoridades dos EUA e da China acordaram em não iniciar uma guerra comercial para favorecer …

Presidente da República considera "plausível" aprovação do próximo OE

Numa conferência sobre os desafios de Portugal para a próxima década, em Cascais, organizada pelo movimento cívico Portugal XXI, Marcelo Rebelo de Sousa apontou a estabilidade e a durabilidade da atual solução de Governo - …

China desloca bombardeiros para ilhas disputadas

O jornal estatal China Daily informou na noite de sexta-feira que vários bombardeiros realizaram exercícios de descolagem e aterragem num aeródromo construído nas Ilhas Paracel, no Mar da China Meridional, que são alvo de disputa …

Acabaram as teorias: franceses revelam como Hitler morreu em 1945

O ditador nazi Adolf Hitler definitivamente morreu em 1945, em Berlim, ao tomar cianeto e ser atingido por uma bala, de acordo com investigadores franceses que tiveram acesso a fragmentos dos dentes do ditador em …

Cientistas alertam para epidemia incurável que pode alastrar na Terra em breve

Um fungo resistente aos medicamentos pode em breve vir a provocar uma epidemia devastadora para os humanos, animais e plantas. A informação é de um estudo realizado pelos cientistas do Imperial College London e da Universidade …

Objeto descoberto no sistema solar indica existência do Planeta Nove

Os astrónomos especulam há alguns anos que um nono planeta pode orbitar o nosso astro-rei a uma grande distância, na fronteira do sistema solar. Embora não tenhamos encontrado evidências diretas desse planeta ainda, mais uma …

Cão-robô que inspirou episódio de Black Mirror chega ao mercado em 2019

Algumas das tecnologias que acompanhamos na série Black Mirror podem estar muito perto de se tornar realidade. É o exemplo do cão-robô, que chega ao mercado já no próximo ano. De todas as tecnologias que surgem …