Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

Dmitri Lovetsky / Pool / AFP

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou o pânico em Copenhaga.

Na sua estreia absoluta em fase finais de Europeus, a Finlândia começou logo com um triunfo por 1-0 sobre a Dinamarca, que ficou muito debilitada após o grande susto vivido com Eriksen.

No primeiro jogo de sempre de um Campeonato da Europa em Baku, no Azerbaijão, País de Gales e Suíça fecharam a primeira jornada do Grupo A com um empate (1-1).

No Estádio Parken, na capital dinamarquesa, Pohjanpalo, aos 60 minutos, fez o golo da vitória da seleção finlandesa sobre a Dinamarca, mas o encontro será recordado pelo colapso de Christian Eriksen, perto do intervalo, junto à linha lateral, com o médio a ser reanimado pelas equipas médicas, num processo que durou mais de 10 minutos.

O encontro esteve suspenso cerca de uma hora e meia e foi reatado após os jogadores da Dinamarca terem a confirmação que o médio do Inter Milão estava estável no hospital e fazer exames.

Depois de a Finlândia marcar, a equipa dinamarquesa podia ter empatado o encontro aos 74 minutos, mas Pierre-Emile Hojbjerg acabou por permitir a defesa do guarda-redes rival, num tipo de lance que costuma normalmente ser apontado por Eriksen.

A Finlândia passou a somar três pontos e lidera do Grupo B em igualdade com a Bélgica, que convenceu na sua estreia.

Em São Petersburgo, Romelu Lukaku (10 e 88 minutos), com dedicatória especial para Eriksen, seu colega de equipa no Inter, e Thomas Meunier (34) marcaram os golos do triunfo dos ‘diabos vermelhos’.

Jan Vertonghen, defesa do Benfica, foi titular na seleção belga, mas acabou substituído aos 76 minutos.

No primeiro jogo do dia, a Suíça ainda esteve a vencer o País de Gales, com um golo de Breel Embolo, aos 49 minutos, mas os ‘dragões vermelhos’ fugiram à derrota graças a um remate certeiro de Kieffer Moore, aos 74.

Seferovic, avançado do Benfica e segundo melhor marcador da última edição da I Liga portuguesa, foi titular na equipa helvética, mas esteve bastante perdulário na altura de atirar à baliza galesa.

A Itália, que venceu na sexta-feira a Turquia por 3-0, no encontro inaugural da prova, lidera o Grupo A com três pontos, sendo seguida por Suíça e País de Gales, com um, e pela Turquia, sem pontos.

Este domingo, no terceiro dia do Europeu, Inglaterra e Croácia defrontam-se no Estádio do Wembley (14:00), em Londres, no Grupo D, numa reedição de um dos jogos das meias-finais do último Campeonato do Mundo.

Seguem-se Áustria-Macedónia do Norte (17:00, Bucareste) e Países Baixos-Ucrânia (20:00, Amesterdão), estes dois últimos a contar para o Grupo C.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bancário do Porto roubou um milhão de euros a clientes para alimentar vício do jogo

O vício em apostas online levaram o gestor de contas da Caixa Geral de Depósitos a desviar verbas para investir no jogo. O arguido é agora acusado de 34 crimes. O caso remonta a 2015 quando …

Bolsonaro diz que só tomará vacina aceite na Europa e nos EUA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que só vai tomar uma vacina contra a covid-19 que lhe permita viajar e voltou a desacreditar a CoronaVac, vacina patrocinada pelo governador de São Paulo, …

Surto com 127 infetados e um morto na Misericórdia de Proença-a-Nova

Um surto de covid-19 detetado na quarta-feira na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova provocou uma morte e regista 127 casos ativos, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara local. Segundo o presidente da …

Não é só Cuomo. Já há anos que se proclama "Me Too" pelos corredores políticos dos EUA

O caso do governador de Nova Iorque colocou novamente o problema do assédio em discussão. Mas Cuomo não está sozinho - entre juízes, ex-presidentes ou congressistas, já vários políticos dos EUA foram acusados de má …

Ryanair vai investir 253,4 milhões de euros no aeroporto de Lisboa com reforço da frota

A companhia aérea Ryanair revelou esta quinta-feira que vai investir 300 milhões de dólares (253,4 milhões de euros) no aeroporto de Lisboa, onde irá alocar mais três aeronaves a partir de novembro como parte da …

Responsabilidade por redução da população "é única e exclusivamente dos Governos dos últimos 40 anos"

A responsabilidade pela redução da população “é única e exclusivamente dos Governos portugueses dos últimos 40 anos”, considera o investigador Manuel Villaverde Cabral. “Se há uma coisa que é muito mais importante do que a política …

Prémio da assiduidade vai para IL, PEV e deputadas não inscritas. Chega e PAN "reprovam" por faltas

Dos 91 plenários decorridos na Assembleia da República nesta sessão legislativa, registaram-se 749 faltas. Dos 230 deputados, só 46 nunca faltaram. O jornal Inevitável fez um levantamento das faltas dos deputados, depois de terminada a …

PAN foi o único partido sem irregularidades nas autárquicas de 2017. Movimentos cívicos são dos que menos cumprem

Depois da notificação da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, o Ministério Público fica agora encarregue de aplicar as coimas por violação da lei do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais. As informações reveladas …

Jesus terá acusado Taarabt de ter adormecido em campo no Spartak-Benfica

O treinador benfiquista, Jorge Jesus, terá acusado Adel Taarabt de ter adormecido em campo no encontro entre o SL Benfica e o Spartak Moscovo. Com o Benfica já a vencer por 2-0 diante do Spartak Moscovo, …

Sistema de avaliação da Função Pública em stand by

As negociações em torno da revisão do sistema de avaliação de desempenho dos funcionários públicos estão paradas. A última vez que o Governo se reuniu com os sindicatos foi em maio. Nessa altura, o Governo falhou …