/

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

NEPA Scene / Flickr

Martin Shkreli, “O Empresário Mais Odiado do Mundo”

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como “o empresário mais odiado do mundo”, foi agora vendido pelo Governo norte-americano.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou ter vendido a cópia única do álbum “Once Upon a Time in Shaolin”, do grupo de hip-hop Wu-Tang Clan, a um comprador cuja identidade permanece confidencial.

As receitas provenientes da venda – também elas por revelar – reverteram para o valor em dívida por Martin Shkreli resultante da sua condenação em tribunal por fraude.

“Shkreli foi responsabilizado e pagou o preço por mentir e roubar investidores para enriquecer. Com a venda deste álbum, o pagamento da sua dívida fica completo“, afirmou, no mesmo comunicado, a procuradora Jacquelyn Kasulis.

O antigo gestor de fundos lançou a revolta entre os fãs deste grupo de hip-hop por ter gastado milhões de euros a comprar a única cópia deste álbum, anunciando a seguir publicamente que nem sequer pretendia ouvi-lo.

Em 2017, recorde-se, Shkreli, conhecido como “o empresário mais odiado do mundo”, foi condenado por duas acusações de fraude e uma de conspiração por orquestrar uma série de esquemas para defraudar investidores de fundos de investimento e manipular o valor e o volume de troca de uma ação farmacêutica.

O norte-americano foi condenado a sete anos de prisão, a que se seguirão três de libertação supervisionada, tendo ainda de pagar 388 mil dólares (328 mil euros) e uma multa de 75 mil dólares (63,5 mil euros).

Em declarações citadas pelo jornal The New York Times, a advogada de Shkreli, Brianne E. Murphy, disse ter falado com o seu cliente, que se mostrou satisfeito com o valor da venda e que acrescentou ainda “RIP O.D.B.”, lembrando o rapper que esteve na fundação dos Wu-Tang Clan e que morreu em 2004.

Em abril do ano passado, Shkreli escreveu um artigo em que pedia para ser libertado, de forma a poder ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.