EUA querem desenvolver “mini-bombas” nucleares para responder a pequenos ataques

À medida que a Coreia do Norte, Índia, China e outros países expandem os seus arsenais nucleares, o vice-presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos está a tentar que os EUA construam “dissuasores nucleares de pequeno rendimento”.

Num discurso em Washington durante um evento do Instituto Mitchell, Paul J. Selva, general da Força Aérea e vice-presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA, disse que “se tudo o que tivermos para responder a um ataque de baixo rendimento, forem armas de alto rendimento, estaremos ainda a falar de um ataque nuclear”.

“Mas se os EUA fossem alvo de um ataque nuclear limitado ou direccionado, responder com uma arma convencional provavelmente não teria valor dissuasivo, diz o general norte-americano.

Siegfried Hecker, professor da Universidade de Stanford, estima que existam cerca de 25 ogivas nucleares no arsenal da Coreia do Norte e que as forças armadas de Pyongyang podem produzir entre seis e sete bombas nucleares por ano.

A China tem o programa de mísseis balísticos mais activo e diversificado no mundo, enquanto a Rússia espera “continuar a ter a maior força de mísseis balísticos estratégicos fora dos Estados Unidos”.

A Índia, por seu turno, tem 120 a 130 armas nucleares, mas especialistas sugerem que a nação asiática tem plutónio suficiente para uma força nuclear de 150 a 200 armas.

Em dezembro do ano passado, o DSB, Conselho de Ciências da Defesa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, publicou um relatório sobre as prioridades do governo norte-americano. Entre os temas de interesse estavam as armas de baixo rendimento.

O DSB incluiu várias recomendações no seu relatório – algumas das quais levantam diversas preocupações com a segurança dos EUA, de acordo com críticos que discordam do desenvolvimento de uma ogiva nuclear de pequena dimensão.

O Conselho encoraja a administração norte-americana a “fornecer outras opções” para reduzir a proliferação nuclear, incluindo uma “alternativa nuclear mais flexível que pudesse produzir, se necessário, uma opção rápida adaptada, num caso em que as opções não-nucleares ou nucleares existentes se revelem insuficientes”.

A única possibilidade estipulada no relatório é desenvolver armas de baixo rendimento.

Dianne Feinstein, senadora da Califórnia, expressou a sua oposição ao desenvolvimento de mais opções nucleares no arsenal dos EUA, observando que “a proposta de desenvolver armas nucleares de baixo rendimento é apenas o primeiro passo para as construir“.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto só num planeta dos macacos humanos que temos no poder! mas não só! Há a população que está mal e a passar fome, e que não tem tempo nem estaleca para tentar fazer alguma coisa, pois normalmente os seus paises e governos são aquilo que sabemos, e os outros dos paises ditos ricos ou 1º mundo com governos também que não prestam, com democracias que não funcionam e que deixam acontecer aquilo que toda a gente sabe, podridão em todo o lado! Há os bons, mas são ainda muito poucos para tanto problema pela frente. Se deixassemos de pensar que o mundo é um conjunto de países que agem na maioria como animais, e admitissemos que todos estamos a viver num mesmo planeta e que todos somos irmãos, em um não pode estar bem se o outro também não estiver, poderiamos pensar que seria diferente no futuro! Tenho dúvidas!

  2. Porque não pedem ao Jerônimo de Sousa fo PCP para acalmar a Coreia do Norte ? Eles são muito amigos. Essa amizade vem do tempo do camarada Álvaro Cunhal que era unha com carne com Kim Il Sung o maior socialista da história e grande humanista anti-nuclear.
    O PCP sempre teve bons amigos naquele país democrático.

RESPONDER

Cristiano Ronaldo é o único português nomeado para os prémios "The Best"

O avançado da Juventus é o único português nomeado para os prémios "The Best", inserido na lista de 11 candidatos na categoria de melhor futebolista de 2020, divulgada hoje pela FIFA. Cristiano Ronaldo reparte a nomeação …

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …

Morreu El Pibe, Diego Armando Maradona

O antigo internacional argentino Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira aos 60 anos de idade. Foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a imprensa argentina. O estado de saúde do ex-futebolista estava debilitado e, segundo relatos do …

Empresas deixam de estar obrigadas a pôr o código QR nas faturas

A obrigatoriedade de as empresas incorporarem nas faturas o código QR e o código único de documento “traria custos adicionais para as micro pequenas e médias empresas, particularmente na adaptação de sistemas informáticos”. A obrigatoriedade de as …

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …

Retirado cartaz em Oeiras por "ofender" Isaltino Morais. Iniciativa Liberal já apresentou queixa

A Câmara Municipal de Oeiras retirou um cartaz da Iniciativa Liberal (IL) que questionava a gestão de Isaltino Morais. O partido liderado João Cotrim Figueiredo já apresentou queixa. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cinco inspetores do SEF implicados na morte de Ihor Homenyuk afastados do centro de imigrantes

Cinco inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) implicados na morte de Ihor Homenyuk pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) foram afastados do centro de instalação temporária do aeroporto onde ocorreu a homicídio a …