Estados Unidos admitem possibilidade de novo surto no outono

Chris Kleponis / EPA

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos disse haver a possibilidade de o país enfrentar um novo surto depois do verão, mas lembrou que nessa altura “várias coisas vão ser diferentes”.

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID), Anthony Fauci, afirmou, esta segunda-feira, que há a possibilidade de o país vir a enfrentar um novo surto de covid-19 no outono, avança o jornal Observador.

“O facto é que antecipo que isso venha a acontecer, por causa do grau de transmissibilidade”, disse Fauci na conferência de imprensa diária sobre a pandemia, na presença do Presidente Donald Trump.

No entanto, o epidemiologista revelou estar otimista, tendo considerado que, “se regressar no outono, será um campeonato completamente diferente do que quando fomos atingidos pela primeira vez. Várias coisas vão ser diferentes”.

“A nossa capacidade para testar, identificar, isolar e rastrear as cadeias de transmissão será muito melhor do que era há um par de meses”, acrescentou ainda.

“Nessa altura, não vamos contar só com as lições que aprendemos, mas também com as coisas que vão estar disponíveis e que não tivemos até aqui”, concluiu Fauci, dando como exemplo intervenções terapêuticas contra a covid-19 e, mais tarde, uma vacina.

Recentemente, com as Presidenciais agendadas para 3 de novembro como pano de fundo, Trump disse que adiar eleições “não é lá muito bom” e afirmou mesmo ser “desnecessário”.

Do lado democrata, Joe Biden, o favorito à vitória nas eleições primárias do partido, também já se opôs a que o escrutínio venha a ser adiado. “Nós votámos a meio da Guerra Civil. Nós votámos a meio da I e da II Guerra Mundial. Por isso, a ideia de adiar o processo eleitoral está, para mim, completamente fora de questão.”

De acordo com o jornal online, o pacote económico aprovado pelo Senado, na semana passada, prevê a utilização de 363 milhões de euros para promover o voto por correspondência, caso muitas pessoas não se dirijam às urnas por medo de serem contagiadas.

Trump prolongou as recomendações nacionais de distanciamento social por mais um mês, até 30 de abril. O período inicial de 15 dias terminava esta segunda-feira.

Os Estados Unidos continuam a liderar o número de casos do novo coronavírus, com mais de 153 mil infetados e quase três mil mortos. No estado de Nova Iorque, já se registaram mil vítimas mortais desde o início do surto.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ZAP, bom dia.
    Ilustrar as declarações do Dr. Fauci com uma imagem de Trump é irónico, tendo em conta as posições deste, no respeitante a COVID19.
    Cumprimentos

RESPONDER

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …