Estados Unidos admitem possibilidade de novo surto no outono

Chris Kleponis / EPA

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos disse haver a possibilidade de o país enfrentar um novo surto depois do verão, mas lembrou que nessa altura “várias coisas vão ser diferentes”.

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID), Anthony Fauci, afirmou, esta segunda-feira, que há a possibilidade de o país vir a enfrentar um novo surto de covid-19 no outono, avança o jornal Observador.

“O facto é que antecipo que isso venha a acontecer, por causa do grau de transmissibilidade”, disse Fauci na conferência de imprensa diária sobre a pandemia, na presença do Presidente Donald Trump.

No entanto, o epidemiologista revelou estar otimista, tendo considerado que, “se regressar no outono, será um campeonato completamente diferente do que quando fomos atingidos pela primeira vez. Várias coisas vão ser diferentes”.

“A nossa capacidade para testar, identificar, isolar e rastrear as cadeias de transmissão será muito melhor do que era há um par de meses”, acrescentou ainda.

“Nessa altura, não vamos contar só com as lições que aprendemos, mas também com as coisas que vão estar disponíveis e que não tivemos até aqui”, concluiu Fauci, dando como exemplo intervenções terapêuticas contra a covid-19 e, mais tarde, uma vacina.

Recentemente, com as Presidenciais agendadas para 3 de novembro como pano de fundo, Trump disse que adiar eleições “não é lá muito bom” e afirmou mesmo ser “desnecessário”.

Do lado democrata, Joe Biden, o favorito à vitória nas eleições primárias do partido, também já se opôs a que o escrutínio venha a ser adiado. “Nós votámos a meio da Guerra Civil. Nós votámos a meio da I e da II Guerra Mundial. Por isso, a ideia de adiar o processo eleitoral está, para mim, completamente fora de questão.”

De acordo com o jornal online, o pacote económico aprovado pelo Senado, na semana passada, prevê a utilização de 363 milhões de euros para promover o voto por correspondência, caso muitas pessoas não se dirijam às urnas por medo de serem contagiadas.

Trump prolongou as recomendações nacionais de distanciamento social por mais um mês, até 30 de abril. O período inicial de 15 dias terminava esta segunda-feira.

Os Estados Unidos continuam a liderar o número de casos do novo coronavírus, com mais de 153 mil infetados e quase três mil mortos. No estado de Nova Iorque, já se registaram mil vítimas mortais desde o início do surto.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ZAP, bom dia.
    Ilustrar as declarações do Dr. Fauci com uma imagem de Trump é irónico, tendo em conta as posições deste, no respeitante a COVID19.
    Cumprimentos

RESPONDER

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …