Estados Unidos admitem possibilidade de novo surto no outono

Chris Kleponis / EPA

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos disse haver a possibilidade de o país enfrentar um novo surto depois do verão, mas lembrou que nessa altura “várias coisas vão ser diferentes”.

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID), Anthony Fauci, afirmou, esta segunda-feira, que há a possibilidade de o país vir a enfrentar um novo surto de covid-19 no outono, avança o jornal Observador.

“O facto é que antecipo que isso venha a acontecer, por causa do grau de transmissibilidade”, disse Fauci na conferência de imprensa diária sobre a pandemia, na presença do Presidente Donald Trump.

No entanto, o epidemiologista revelou estar otimista, tendo considerado que, “se regressar no outono, será um campeonato completamente diferente do que quando fomos atingidos pela primeira vez. Várias coisas vão ser diferentes”.

“A nossa capacidade para testar, identificar, isolar e rastrear as cadeias de transmissão será muito melhor do que era há um par de meses”, acrescentou ainda.

“Nessa altura, não vamos contar só com as lições que aprendemos, mas também com as coisas que vão estar disponíveis e que não tivemos até aqui”, concluiu Fauci, dando como exemplo intervenções terapêuticas contra a covid-19 e, mais tarde, uma vacina.

Recentemente, com as Presidenciais agendadas para 3 de novembro como pano de fundo, Trump disse que adiar eleições “não é lá muito bom” e afirmou mesmo ser “desnecessário”.

Do lado democrata, Joe Biden, o favorito à vitória nas eleições primárias do partido, também já se opôs a que o escrutínio venha a ser adiado. “Nós votámos a meio da Guerra Civil. Nós votámos a meio da I e da II Guerra Mundial. Por isso, a ideia de adiar o processo eleitoral está, para mim, completamente fora de questão.”

De acordo com o jornal online, o pacote económico aprovado pelo Senado, na semana passada, prevê a utilização de 363 milhões de euros para promover o voto por correspondência, caso muitas pessoas não se dirijam às urnas por medo de serem contagiadas.

Trump prolongou as recomendações nacionais de distanciamento social por mais um mês, até 30 de abril. O período inicial de 15 dias terminava esta segunda-feira.

Os Estados Unidos continuam a liderar o número de casos do novo coronavírus, com mais de 153 mil infetados e quase três mil mortos. No estado de Nova Iorque, já se registaram mil vítimas mortais desde o início do surto.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ZAP, bom dia.
    Ilustrar as declarações do Dr. Fauci com uma imagem de Trump é irónico, tendo em conta as posições deste, no respeitante a COVID19.
    Cumprimentos

RESPONDER

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …

Uber quer comprar Free Now. Empresa norte-americana ofereceu mais de mil milhões

A Uber quer comprar a Free Now, o antigo MyTaxi, tendo oferecido mais de mil milhões de euros à BMW e Daimler para assumir o controlo da empresa. Segundo noticiou o Cinco Días, a imprensa alemã avançou …

Portugal ultrapassa barreira dos 3.000 casos diários. Quase 2.000 no Norte

Portugal regista esta quinta-feira 3.274 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 16 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico …