EUA tinham país fictício da Marvel na lista de parceiros comerciais

O país fictício de Wakanda, a casa do super-herói da Marvel “Black Panther”, foi retirado do site do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), onde até quarta-feira estava listado como parceiro de comércio livre dos Estados Unidos.

Apesar de não existir, o rastreador de tarifas online do departamento listou centenas de entradas de dados que aparentemente descreviam a relação comercial que Wakanda tinha com os Estados Unidos.

As exportações de Wakanda para os EUA, de acordo com a revista Forbes, aparentemente incluíam legumes frescos, grãos de café não torrados, óleos essenciais e gado.

Francis Tseng, utilizador do Twitter, foi a primeira pessoa a reparar na existência de Wakanda na lista de parceiros comerciais. À agência Reuters, Tseng, engenheiro de software de Nova Iorque, disse que estava a pesquisar tarifas agrícolas para uma bolsa para a qual se queria candidatar”. Quando viu Wakanda na lista, ficou “muito confuso”.

De acordo com o porta-voz do USDA, Mike Illenberg, a equipa que dirigia o rastreador usava arquivos de teste para garantir que o sistema estava a funcionar, mas esqueceu-se de excluir as entradas. “As informações de Wakanda deveriam ter sido removidas após o teste e agora foram retiradas”, disse Illenberg, em declarações ao The Washington Post.

Wakanda foi apresentado ao público pela primeira vez em edições da banda desenhada do Quarteto Fantástico em 1966. Em 2018, o país fictício da África Oriental voltou a ser o centro das atenções quando o super-herói “Black Panther” conseguiu o seu próprio filme da Marvel que ganhou três Óscares.

Esta não é a primeira vez que um país fictício entra no mundo real, recorda a BBC. Em 2017, o então ministro das Relações Exteriores da Polónia, Witold Waszczykowski, disse a jornalista que tinha encontrado representantes de várias nações para discutir a tentativa da Polónia de entrar no conselho de segurança da ONU – “como Belize ou San Escobar“, sendo que este último “país” não existe.

//

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …