//

EUA tinham país fictício da Marvel na lista de parceiros comerciais

1

O país fictício de Wakanda, a casa do super-herói da Marvel “Black Panther”, foi retirado do site do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), onde até quarta-feira estava listado como parceiro de comércio livre dos Estados Unidos.

Apesar de não existir, o rastreador de tarifas online do departamento listou centenas de entradas de dados que aparentemente descreviam a relação comercial que Wakanda tinha com os Estados Unidos.

As exportações de Wakanda para os EUA, de acordo com a revista Forbes, aparentemente incluíam legumes frescos, grãos de café não torrados, óleos essenciais e gado.

Francis Tseng, utilizador do Twitter, foi a primeira pessoa a reparar na existência de Wakanda na lista de parceiros comerciais. À agência Reuters, Tseng, engenheiro de software de Nova Iorque, disse que estava a pesquisar tarifas agrícolas para uma bolsa para a qual se queria candidatar”. Quando viu Wakanda na lista, ficou “muito confuso”.

De acordo com o porta-voz do USDA, Mike Illenberg, a equipa que dirigia o rastreador usava arquivos de teste para garantir que o sistema estava a funcionar, mas esqueceu-se de excluir as entradas. “As informações de Wakanda deveriam ter sido removidas após o teste e agora foram retiradas”, disse Illenberg, em declarações ao The Washington Post.

Wakanda foi apresentado ao público pela primeira vez em edições da banda desenhada do Quarteto Fantástico em 1966. Em 2018, o país fictício da África Oriental voltou a ser o centro das atenções quando o super-herói “Black Panther” conseguiu o seu próprio filme da Marvel que ganhou três Óscares.

Esta não é a primeira vez que um país fictício entra no mundo real, recorda a BBC. Em 2017, o então ministro das Relações Exteriores da Polónia, Witold Waszczykowski, disse a jornalista que tinha encontrado representantes de várias nações para discutir a tentativa da Polónia de entrar no conselho de segurança da ONU – “como Belize ou San Escobar“, sendo que este último “país” não existe.

//

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.